5 hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

Já parou para pensar se você tem uma higienização bucal correta? Muita gente acha que só escovar os dentes é necessário para ter uma boa saúde bucal, o que é errado, já que é uma área que exige um cuidado extremo, pois pode ser a porta de entrada para diversas complicações. 

A primeira coisa que deve ressaltar, é que a saúde bucal parte, primeiramente, do individual de cada um. 

Então, é correto afirmar que a escovação dentária é sim uma peça fundamental para manter a higiene da cavidade bucal, mas deve-se lembrar que ela não é a única, ainda mais se você possuir um Implante dentário, por exemplo.

Por isso, caso esteja com algum problema nessa região, é primordial que passe a melhorar suas rotinas de hábitos higiênicos, mas sempre mantendo a escovação de forma constante, realizando pelo menos três vezes ao dia. 

É importante também o uso do fio dental antes de escovar os dentes, e do enxaguante bucal após, para uma melhor eficácia. 

Caso use o aparelho de porcelana, é importante que limpe sempre.  

Importância de uma boa saúde bucal

Com a finalidade de deixar as pessoas mais alertas acerca da saúde bucal, é fundamental que elas entendam qual a importância da boa higienização para a sua vida.

Diferente do que muitos falam, a saúde bucal não se resume só a boca, mas sim também no modo geral, como uma melhora na qualidade de vida. 

A primeira coisa que deve-se dizer, é que quando você consegue manter uma boa higiene bucal, seus dentes sempre irão se manter lindos e apresentáveis, com um aspecto natural.

Caso queira deixar seu sorriso ainda mais bonito, existem alguns procedimentos estéticos. Procure por valor clareamento dental, e veja a melhor opção. 

Além disso, quando você apresenta um belo sorriso, isso influencia de forma direta em sua saúde mental, já que gera um aumento na autoestima, o que se torna favorável no seu dia a dia, principalmente no trabalho ou em qualquer outra atividade que fizer. 

Dessa maneira, caso não esteja satisfeito com o sorriso que apresente, independentemente de qual seja o motivo, procure por procedimentos estéticos que vão te fazer se sentir melhor, como é o caso da faceta em resina.

Outro ponto importante, é que uma boa saúde bucal evita que você contraia diversas doenças, não somente as dentárias, mas também outras que vão além da cavidade bucal, como é o caso da gastrite, por exemplo, já que as bactérias que não foram removidas podem descer por todo o trato intestinal.

Sendo assim, quando se tem uma boa higienização bucal, você consegue evitar alguns  problemas, entre eles:

  • Cáries;
  • Gengivite;
  • Periodontite;
  • Xerostomia.

Por isso, nunca deixe de realizar no mínimo três escovações diárias, com o auxílio do fio dental para retirar os restos de alimentos que ficaram retidos nos dentes, bem como o enxaguante bucal para eliminar as bactérias restantes. 

Essa atenção deve ser redobrada se fizer uso de alinhadores invisíveis

Hábitos que prejudicam a saúde bucal

Agora que ficou mais claro a importância da higienização, é relevante que você conheça alguns hábitos que devem ser descartados, pois podem prejudicar a saúde bucal.

  1. Compartilhar a escova 

Uma coisa que é muito comum é o uso compartilhado da escova entre pessoas da mesma família, o que deve ser evitado ao máximo, já que você não sabe o que acontece com a boca de quem está usando, podendo ser um lar de germes que serão prejudiciais aos seus dentes.

  1. Escovar com força

Muita gente acaba esquecendo que escovar os dentes não é algo que exige força, mas sim uma boa técnica. Quando é exercida muita força sobre os dentes, a estrutura dentária pode acabar sofrendo danos.

  1. Pressionar os dentes nas atividades físicas

Embora seja algo muitas vezes involuntário, pressionar os dentes uns contra os outros é muito prejudicial, pois pode causar danos, deixando lascas e até mesmo alguns traumas maiores.

  1. Roer as unhas

As unhas são partes do nosso corpo que são duras, então o hábito de roer elas também pode acabar causando lesões aos dentes. Evite ao máximo roer, já que pode prejudicar toda a sua arcada dentária de modo geral. 

  1. Não visitar o dentista

Um hábito que é muito comum entre as pessoas, é achar que apenas a escovação dentária caseira é o suficiente para uma boa saúde bucal, o que está muito errado, já que é o dentista quem irá passar as melhores instruções para como cuidar de sua boca.

Por isso, é muito importante manter visitas frequentes ao dentista, no mínimo a cada seis meses. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.