Crossfit ou academia: o que é melhor? Entenda e tire suas dúvidas!

Ao praticar crossfit ou academia, por si só, isso já é uma boa decisão. Afinal, você estará praticando um exercício físico, o que é fundamental para a saúde física e mental. No entanto, escolher entre crossfit ou academia convencional nem sempre é fácil, principalmente pelos atrativos que cada modalidade oferece.

Mas há características específicas que podem fazer você escolher certo entre crossfit ou academia. Por isso, neste artigo, veja algumas dessas características e saiba exatamente que tipo de modalidade praticar, de acordo com as suas necessidades (e também gosto pessoal). Afinal, gostar do exercício é também parte do processo da colheita de saúde no futuro.

Continue lendo e saiba mais.

Crossfit ou academia: diferenças entre ambos

As principais diferenças entre crossfit e academia estão justamente na forma como cada modalidade é praticada. Enquanto que uma é muito mais repetitiva e engessada (academia convencional), a outra tem muito mais movimentos e dinamismo.

Mas cuidado: isso não quer dizer que uma é melhor do que a outra. Afinal, são modalidades diferentes e muitas vezes o que faz alguém praticar uma ou outra é justamente o estilo de treino – e não os benefícios colhidos. Afinal, em ambas modalidades você colhe muitos benefícios para a saúde física e mental.

A seguir, entenda mais sobre cada modalidade.

Características do crossfit

Uma das principais características do crossfit é a sua alta capacidade de gerar dinamismo em um treino. Muitas vezes os treinos de crossfit são pesados, mas fazem a hora passar rapidinho e, quando você vê, o treino já acabou.

O crossfit é uma modalidade um pouco mais natural e orgânica. Tanto é que algumas atividades são praticadas sobre grama sintética para academia ou outros revestimentos confortáveis para o peso do corpo. Além de práticas ao ar livre, que garantem ar puro e uma sensação maior de liberdade.

No crossfit, o aluno vai treinar uma série de músculos e articulações. Os equipamentos muitas vezes são lúdicos e ideais para gerar uma sensação maior de dinamismo. Como por exemplo, o levantamento e tombamento de pneus. Isso não é visto em uma academia comum ou sala de musculação!

O crossfit também oferece atividades dinâmicas e diferentes com auxílio de cordas, barras, pesos soltos, bolas e outros objetos que ajudam na dinâmica do exercício. O peso do corpo ou os movimentos de força natural são muito utilizados no crossfit. Isto é, é um treino mais rústico e cross!

Características da academia

Ao escolher entre crossfit ou academia, automaticamente, você estará decidindo entre um treino mais rústico e um treino mais engessado em sala de musculação. Ambos são importantes e se complementam. Afinal, uma academia pode oferecer várias modalidades, sendo que há academias de crossfit por aí. Por isso, dividir a modalidade entre “academia” ou “crossfit” não é a melhor saída, visto que academia é apenas o lugar da prática. Uma vez que existe, também, o termo “academia” para o contexto universitário.

Assim sendo, a academia de musculação ou treino aeróbico é um tipo de ambiente ideal para quem busca algum treino específico de alguma área do corpo. Como por exemplo, ganhar força ou massa muscular para definição. Nesse caso, a academia “comum”, com aparelhos de levantamento de peso e afins, é mais indicada.

Além disso, um ambiente de academia comum também pode oferecer preparo físico para quem deseja fazer outro tipo de desenvolvimento físico – como a melhoria em algum esporte.

Para quem gosta de treinos repetitivos e sempre aumentando a carga de peso, a academia comum é a melhor decisão. É você com você mesmo, esperando na fila do aparelho para repetir um movimento e fim de papo.

A musculação te ajuda a ganhar força para alguns tipos de treino no crossfit, e o crossfit te ajuda a ganhar resistência para alguns tipos de treino em academias comuns. Ambos se complementam e precisam de um guia técnico para te auxiliar.

O que é melhor para ganhar massa muscular: crossfit ou academia?

Academia comum de musculação.

Essa é a melhor saída para quem deseja trabalhar os músculos para ganhar massa muscular, uma vez que esse tipo de exercício precisa de muita repetição e movimentos precisos. Já o crossfit é muito mais orgânico e é mais indicado para queimar calorias e ganhar performance e resistência.

Para ganhar massa muscular, você precisa de uma série de combinações precisas. Como por exemplo, a sobra de calorias no seu corpo para que essas sobras virem músculos. A combinação das sobras de calorias boas com a musculação, vai fazer o seu músculo crescer.

Por isso, para combinar os exercícios corretamente, você precisa de uma nutrição adequada. Busque profissionais de nutrição para te ajudar nesse processo de alimentação e a academia de musculação terá um retorno muito melhor do que apenas treinar sem regras nutricionais.

O que é melhor para emagrecer: crossfit ou academia?

Ambos.

Se você busca “apenas” emagrecer, é fundamental buscar ajuda técnica para entender quais são as melhores alternativas para o seu corpo e para o seu desenvolvimento. Muitas vezes o crossfit terá boas oportunidades de treino de emagrecimento. Afinal, ele gasta muita energia e é lúdico, ajudando o aluno a nem ver o tempo passar.

Mas a academia comum, com aparelhos comuns, também vai te ajudar a emagrecer. Afinal, o que você precisa é de foco e repetição em movimentos aeróbicos. Além de uma alimentação regrada que não tenha sobra de calorias. O corpo não pode acumular calorias não utilizadas.

Crossfit ou academia: afinal, qual modalidade escolher?

Ao escolher entre crossfit ou academia, automaticamente, você estará optando por dois tipos de treinos bem diferentes um do outro. Por isso, é fundamental entender o seu objetivo com o seu corpo e depois sim escolher uma modalidade.

A academia de musculação é ideal para ganhar massa muscular. A academia de aeróbico é ótima para manter saúde e emagrecer. Já a academia de crossfit é para quem gosta de treinos mais lúdicos, diferentes e orgânicos, com o peso do próprio corpo.

São decisões que devem ser tomadas com ajuda de um professor de educação física, um médico e um nutricionista!