Maturidade digital: saiba o que é e como aplicar na sua empresa
O que vem a sua mente ao ouvir a palavra digital? Ou, o que você pensa ao escutar a palavra maturidade digital no ambiente organizacional? Provavelmente, imagina ser uma empresa que faz uso das ferramentas tecnológicas para administrar. Mas, afinal, será que maturidade digital nas empresas é somente a utilização de tecnologias?
Para que as organizações alcancem a maturidade digital, elas precisam passar pelas transformações digitais primeiro, ou seja, essas transformações são responsáveis por definir quais estratégias de investimentos serão aplicadas nas inovações tecnológicas, assim como no orçamento para treinamento e capacitação do profissional das áreas envolvidas.
Em síntese, a transformação impulsiona a maturidade digital que por sua vez contribui para a evolução do marketing digital e o foco no cliente. Acompanhe a leitura e descubra como aumentar a maturidade da sua empresa.
O que é maturidade digital?
Maturidade digital é um conjunto de ações que além de implantar os recursos tecnológicos de maneira eficiente, ágil e automatizada, obtém respostas baseadas em dados que auxiliam na leitura do comportamento do mercado, contribuindo com as tomadas de decisões da empresa. Ela também abrange a estrutura, a cultura corporativa, a capacitação do profissional, a comunicação entre setores, para que dessa forma soluções inovadoras sejam encontradas.
Uma pesquisa realizada pelo Boston Consulting Group com participação do google revelou que as empresas que desenvolvem maturidade digital conseguem reduzir os seus custos em até 30% e alavancar seus ganhos em até 20%, mas, para isso, é preciso alcançar os 4 estágios de maturidade no marketing digital idealizados pelo google, sendo:
- empresas nascentes: nível básico, não desenvolvem estratégias digitais próprias e utilizam dados mantidos por outras;
- empresas emergentes: são as que armazenam e tratam os dados, mas não conseguem juntar as informações obtidas por meio dos resultados deles.
- empresas conectadas: são capazes de analisar métricas mais específicas devido aos resultados recolhidos de diferentes canais.
- empresas multimomento: independente do canal de interação, são as que personalizam as experiências do usuário, de acordo com o perfil do cliente.
No entanto, essa pesquisa mostrou que no Brasil, o 4º estágio atinge, na realidade, somente 2% das companhias. Já 55% corresponde a categoria emergente.
Maturidade digital: Quais são os níveis?
Os níveis de maturidade são facilitadores que ajudam a mensurar o patamar que a empresa se encontra e desse modo detectar o nível de evolução. Contudo, eles também colaboram para o alcance da próxima fase. Assim, eles se dividem em 5 níveis.
Primeiro estágio
O foco da empresa nesse estágio é somente implementar algum sistema que facilite a automatização de determinado serviço, a fim de aumentar a velocidade das tarefas realizadas. Ela não deseja mudar a estrutura da organização, o lado negativo dessa ação é que a concorrência se torna mais forte.
Segundo estágio
Nesse nível, a empresa observa a concorrência. A organização já entende que é importante implantar as ferramentas digitais para a automação dos processos internos, mas ela ainda não mudou a cultura organizacional.
Terceiro estágio
Aqui, a inovação passa a fazer parte da cultura da empresa. Ela compreende que a tecnologia é fundamental para traçar as metas e estratégias que vão assegurar os resultados. Nessa fase, inicia-se a transformação digital, investindo nas áreas e profissionais capacitados para isso.
Quarto estágio
No quarto estágio, a tecnologia comanda todas as outras áreas, há um monitoramento minucioso, as tomadas de decisões são pautadas nos recursos digitais, trazendo a inovação para o DNA da empresa.
Quinto estágio
Nesse último nível, a gestão da inovação já faz parte da estrutura da empresa, visto que há um cuidado para se manter em contínua mudança e se adaptar ao mercado. Desenvolvendo diferentes projetos, criando diversas oportunidades.
Como a empresa pode atingir a maturidade digital?
Com mercado cada vez mais acirrado, se adaptar à realidade, com certeza, é a melhor alternativa para conquistar mais autonomia da sua marca, tornando-se uma referência para os clientes.
- infraestrutura flexível e segura;
- domínio de dados;
- redes de talentos dispostas e com experiência digital;
- engajamento do ecossistema;
- fluxos de trabalho inteligentes;
- experiência unificada do cliente;
- adaptabilidade ao modelo de negócios.
Colocar em prática as transformações digitais acima vai garantir que a companhia tenha a maturidade tão almejada por toda e qualquer empresa.