Hoje em dia existem centenas de modalidades de seguro que garantem as mais diversas coberturas para o segurado. Mas, é aquela velha história: a gente paga por esse serviço, mas espera não ter que usá-lo.
No entanto, às vezes isso é inevitável. Assim sendo, é melhor ter uma garantia do que ficar com as mãos abanando, não é mesmo? Nesse sentido, se houver necessidade de acionar um seguro, você precisa saber quanto tempo demora para a seguradora pagar o valor que é seu de direito.
E, indo mais além, é de suma importância saber como agir caso a seguradora demore excessivamente para pagar. Então, continue por aqui e veja mais detalhes sobre esse assunto.
O que Fazer Quando a Seguradora Demora para Pagar?
Como existem vários tipos de seguro, cada empresa possui suas próprias diretrizes em relação ao pagamento da indenização. Mas é importante ressaltar que há uma rígida análise antes da liberação de qualquer valor.
A seguradora exigirá uma série de documentos que devem ser apresentados em tempo hábil. A demora na entrega desses documentos contribuirá para um possível atraso no pagamento dos valores. Assim sendo, podemos resumir esse processo da seguinte forma:
- Ao ser acionada, a seguradora exigirá uma série de documentos;
- Tudo deverá ser entregue o quanto antes para agilizar o pagamento da indenização;
- Após, a seguradora analisará os papéis para dar início ao processo;
- A contagem do tempo para o pagamento começa após a entrega de todos os documentos;
- Se forem solicitados novos documentos, a contagem do tempo pode ser congelada até que a situação se resolva;
- Durante esse período, o segurado deve ficar com um número de protocolo para acompanhar o pedido.
Dessa forma, o tempo para o pagamento da indenização pode ultrapassar 30 dias. Mas é importante ressaltar que isso varia de acordo com cada tipo de seguradora e sua agilidade em apresentar os documentos exigidos.
Pagamento muito atrasado do seguro
Se o pagamento estiver demorando muito, você deve entrar em contato com a sua seguradora. Para isso, é preciso ter em mãos o número do protocolo.
Antes de partir para atitudes mais extremas, o segurado deve conversar com a empresa e tentar resolver o problema amigavelmente. Verifique também se você fez tudo de forma correta para receber os valores.
Questões como inadimplência, atraso no pagamento do seguro e falta de documentos são as principais causas de atrasos. Mas se estiver tudo correto e o problema persistir, então chegou a hora de procurar um advogado.
Nesse caso, você precisa contratar um advogado especialista em seguros e processos contra seguradoras, pois infelizmente esses casos são comuns no Brasil.
Assim, com uma assistência adequada, as chances de uma resolução são enormes. Além disso, o advogado vai saber como lidar com cada situação. O profissional poderá verificar se uma das partes não está cumprindo com o que foi combinado.
Questões burocráticas podem “emperrar” o pagamento de certas indenizações. E, diante desse cenário, apenas um profissional gabaritado será capaz de resolver o problema de forma definitiva.
Informações finais sobre o assunto
Como destacamos ao longo deste artigo, o tempo para o pagamento da indenização pode variar bastante. Lembre-se que você também tem obrigações na hora de receber o que é seu de direito. A sua principal incumbência é apenas fornecer todos os documentos solicitados pela seguradora.
Por outro lado, a empresa é obrigada a informar o segurado sobre o andamento do processo e se está faltando algum documento. E tudo isso deve ser feito em tempo ágil, para que o segurado não seja prejudicado.
Em últimos casos, a contratação de um advogado especialista pode se fazer necessária. Diante dessa situação, procure um escritório de advocacia de confiança e que tenha em sua equipe advogados gabaritados nessa área de atuação.