{"id":943,"date":"2022-05-25T18:23:18","date_gmt":"2022-05-25T21:23:18","guid":{"rendered":"https:\/\/catalogou.com.br\/?p=943"},"modified":"2022-07-12T17:33:58","modified_gmt":"2022-07-12T20:33:58","slug":"historia-da-bicicleta-no-brasil","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/catalogou.com.br\/historia-da-bicicleta-no-brasil\/","title":{"rendered":"Hist\u00f3ria da bicicleta no Brasil"},"content":{"rendered":"\n

Conhe\u00e7a alguns dos principais momentos da hist\u00f3ria desse meio de transporte no pa\u00eds<\/p>\n\n\n\n

As bicicletas fazem parte do dia a dia de milhares de brasileiros. Hoje, andar de bike<\/a> \u00e9 uma das principais op\u00e7\u00f5es para fugir do tr\u00e2nsito, sendo um meio de transporte alternativo para ir ao trabalho, \u00e0 escola ou \u00e0 faculdade. Isso sem contar que ela \u00e9 a op\u00e7\u00e3o preferida de muitos para praticar exerc\u00edcios regularmente.<\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, voc\u00ea sabe qual \u00e9 a hist\u00f3ria da bicicleta no Brasil? Que tal conhecer um pouco mais sobre alguns dos principais pontos dessa trajet\u00f3ria hist\u00f3rica no texto abaixo?<\/p>\n\n\n\n

Origem no s\u00e9culo XIX<\/h2>\n\n\n\n

\u00c9 dif\u00edcil remontar o in\u00edcio da hist\u00f3ria desse meio de transporte no Brasil. Ao longo do s\u00e9culo XX, poucos historiadores se debru\u00e7aram sobre o tema, o que limitou bastante o que se sabe sobre a chegada da bicicleta no pa\u00eds. Antes, a bibliografia sobre esse meio de transporte ficou reduzida \u00e0s cita\u00e7\u00f5es em not\u00edcias de jornais ou informativos de clubes.<\/p>\n\n\n\n

Contudo, sabe-se que as primeiras bicicletas, vindas da Europa, chegaram por aqui no final do s\u00e9culo XIX. Esse processo ocorreu, sobretudo, nas cidades de S\u00e3o Paulo e em Curitiba, que recebeu um grande n\u00famero de imigrantes europeus nesse per\u00edodo. Na capital paulista, o Club Olympio Paulista foi o primeiro clube amador de passeios e corridas de bicicleta do pa\u00eds, sendo fundado em 1892.<\/p>\n\n\n\n

A sua exist\u00eancia foi curta e, em 1894, ele foi refundado como Club Olympico Paulista. Na ocasi\u00e3o, ele foi o respons\u00e1vel por realizar a primeira corrida de bicicleta da cidade, em 21 de junho. No mesmo ano, teve in\u00edcio a importa\u00e7\u00e3o das bikes para o Brasil, sendo que em 1895 tamb\u00e9m foi fundado um clube de ciclismo em Curitiba, enquanto em S\u00e3o Paulo foi inaugurado o primeiro vel\u00f3dromo do Brasil, em 15 de setembro daquele ano.<\/p>\n\n\n\n

Apesar da prolifera\u00e7\u00e3o de clubes de ciclismo em outras capitais do pa\u00eds entre o final do s\u00e9culo XIX e in\u00edcio do s\u00e9culo XX, a bicicleta era uma realidade distante para a maior parte da popula\u00e7\u00e3o. Isso ocorria em detrimento dos altos custos de importa\u00e7\u00e3o e de n\u00e3o existirem oficinas e fabricantes de bikes no Brasil, sendo, nesse primeiro momento, utilizadas apenas pela classe mais abastada do pa\u00eds.<\/p>\n\n\n\n

Populariza\u00e7\u00e3o na d\u00e9cada de 1950<\/h2>\n\n\n\n

Ap\u00f3s a Segunda Guerra Mundial, a ind\u00fastria nacional de produ\u00e7\u00e3o de bicicletas passou a viver um novo momento no pa\u00eds, sendo que, na d\u00e9cada de 1950, ela tornou-se o \u201cve\u00edculo da classe trabalhadora\u201d. Foi nesse per\u00edodo que v\u00e1rios fabricantes passaram a ter mais destaque, como Monark, Caloi, Role, Gorick, Gallo, Regina, Tamoio, Everest, Apolo, Bluebird, Marathon, Luxor, Rivera e tantas outras.<\/p>\n\n\n\n

Todos esses fabricantes tinham o desafio de superar o interesse pelas bicicletas importadas de pa\u00edses como Fran\u00e7a, Alemanha, Su\u00e9cia e Inglaterra. Entretanto, apesar do cen\u00e1rio otimista da d\u00e9cada, a decis\u00e3o do ent\u00e3o presidente Juscelino Kubitschek de priorizar a matriz do transporte nacional para ve\u00edculos motorizados prejudicou um pouco o crescimento desse mercado.<\/p>\n\n\n\n

Mesmo com essa mudan\u00e7a, que trouxe os primeiros fabricantes de ve\u00edculos leves, caminh\u00f5es e \u00f4nibus para o Brasil, ainda havia espa\u00e7o para as bicicletas. No entanto, com o Golpe Militar de 1964, muitos neg\u00f3cios foram afetados pelas reformas monet\u00e1rias implementadas pela ditadura, resultando no fechamento de empreendimentos que tinham d\u00edvidas atreladas ao d\u00f3lar.<\/p>\n\n\n\n

Dom\u00ednio da Caloi e Monark<\/h2>\n\n\n\n

Diante desse cen\u00e1rio de dificuldades para a maior parte das fabricantes, esse per\u00edodo tamb\u00e9m marcou o in\u00edcio do crescimento das marcas Caloi e Monark no Brasil. Elas adquiriram v\u00e1rios dos fabricantes menores, resultando no fechamento das marcas, o que contribuiu para que elas passassem a exercer um monop\u00f3lio no mercado brasileiro.<\/p>\n\n\n\n

Esse dom\u00ednio perdurou at\u00e9 o final da d\u00e9cada de 1980, quando surgiu o mountain bike e o mercado brasileiro passou por um per\u00edodo de abertura, aumentando a importa\u00e7\u00e3o de bicicletas da China e de Taiwan. Isso gerou uma grande transforma\u00e7\u00e3o no mercado nacional, obrigando as marcas Caloi e Monark a se reajustarem para sobreviver.<\/p>\n\n\n\n

Uma das novas marcas que surgiram foi a Houston, do grupo Claudinho. Um fator que contribuiu para que ela garantisse uma fatia do mercado \u00e9 o fato do grupo ser propriet\u00e1rio da rede de lojas de varejo Armaz\u00e9m Para\u00edba, que tem centenas de lojas espalhadas pelas regi\u00f5es Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil, aumentando, assim, o alcance das bikes.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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