Leilões

Conheça os tipos de leilões, por que e como participar

Se você deseja comprar algum item no leilão, mas não sabe absolutamente nada sobre o assunto, chegou a hora de entender sobre isso. Esses tipos de serviços estão sendo muito procurados devido aos variados tipos de leilões que existem, pois cada um pode ser especializado na venda de um produto em específico.

Em países como os Estados Unidos, os leilões são extremamente comuns principalmente em famílias com um poder aquisitivo elevado, então eles leiloam objetos pessoais de valor a fim de se lucrar em cima do produto.

Para conhecer melhor sobre isso, vamos disponibilizar a seguir algumas informações sobre os leilões.

O que são leilões?

O leilão consiste basicamente em um processo de compra e venda de produtos, porém não existe necessariamente uma categoria apenas para isso. 

No leilão você pode encontrar de todos os tipos, mas o mais comum é de artes, bens, imóveis e automóveis, iremos falar mais sobre ele no decorrer deste artigo. 

É interessante pontuar que no Brasil, a prática dos leilões é legalizada, especificamente desde 1990, o decreto nº 99.741 entrou em vigor garantindo a autorização e funcionamento dos estabelecimentos, porém é necessário que você confira todas as informações de regularização antes de realizar suas compras.

Agora que você já sabe o que é um leilão, veja a seguir como ele funciona:

Como funciona um leilão?

Existem alguns passos que iremos discorrer para que você entenda como funciona um leilão, consiste assim:

  • Primeiramente, todos os produtos devem possuir uma descrição, pois nenhum produto deve ser vendido sem que o possível comprador saiba a sua origem e causa de venda. Nessas descrições podem conter informações detalhadas como lotes, formas de pagamento, avisos e recomendações.
  • Os consumidores podem demonstrar interesse pelo produto logo no início do evento, e em alguns casos existem listas de espera para isso.
  • Assim, o leiloeiro começará a pedir os lances, e as pessoas interessadas devem levantar a mão para demonstrar vontade de compra.
  • Após isso, se ninguém der um lance maior do que o seu, você compra o produto.

Veja a seguir, alguns tipos de leilões que são mais conhecidos.

Quais são os tipos de leilões?

Veja abaixo, alguns tipos de leilões que são mais comuns atualmente. Você com certeza já deve ter ouvido falar de alguns desses tipos, confira a seguir:

Automóveis

Esses são extremamente comuns de se acharem, especialmente porque existem boas ofertas de carros de marcas excelentes e em alguns casos até de luxo custando a metade do valor de tabela. Sempre confira todas as informações sobre como aquele veículo foi recuperado, pois isso pode influenciar na futura venda do carro.

Imóveis

Os leilões de imóveis são muito comuns especialmente porque existem grandes casas que foram abandonadas, ou os donos faleceram e as famílias preferem leiloá-las pois assim eles conseguirão uma parte do dinheiro. Especialmente nos Estados Unidos isso é muito comum de acontecer.

Agro

Você já deve ter visto os leilões de animais agropecuários em redes de televisão, não é mesmo?! Isso é muito comum dos criadores fazerem isso, pois os bois e animais são criados de forma única, possuindo cuidados especiais e tratamentos para que ele fique cada vez mais forte e saudável. 

É muito comum esse tipo de licitação, pois existem diversos interesses envolvidos, alguns usam os bois para produção de gado, outros para os rodeios e alguns são até mesmo colecionadores.

Artes

Existem pessoas que passam a vida toda colecionando quadros e objetos artísticos de alto valor financeiro e sentimental, por isso quando elas resolvem passá-los para a frente em forma de leilão, é para que o produto continue valorizado, afinal existem colecionadores que se interessam por isso.

Outros

Alguns outros tipos de leilões que são comuns, são os leilões de roupas, jóias, equipamentos, máquinas e outros diversos produtos que são bem específicos.

Por que participar em leilões?

A grande vantagem de se participar de leilões, sem dúvida alguma, é que você consegue os produtos com um valor bem mais acessível do que se comprasse em outros lugares.  

Conforme você for participando, você vai tendo mais noção do valor dos produtos e vai ficando mais atualizado de outros contatos de leilões que fornecem tipos de produtos diferentes para que você possa adquirir. 

Como participar de leilões?

Para participar de leilões é muito simples, você primeiramente deve conhecer as opções de leilões que vendem o produto que você está buscando. Inclusive, os leilões estão migrando cada vez mais para a internet, onde fica bem mais prático de realizar os lances, pois tudo é atualizado no momento exato.

Mas, se você preferir, os presenciais devem se informar sobre os horários do local de encontro para a realização do evento e seguir todos os requisitos de participação.

Neste artigo, você pode saber todas as informações sobre os tipos de leilões e como você pode participar.

Relacionados

Toalha quente na barba

4 Dicas para lotar a agenda de barbearias

Para as pessoas que exercem seu ofício como barbeiro, a oportunidade de lotar a agenda de barbearias pode parecer difícil, quando analisada num primeiro momento. Porém, através de alguns passos simples, é possível você tornar seus serviços concorridos entre os clientes e manter a qualidade profissional. Por isso, se você ficou curioso sobre o tema, […]