Quais as principais despesas de um carro?

Saiba quais os prováveis gastos que todo proprietário de veículo está sujeito a arcar

A aquisição de um carro é o sonho de muitas pessoas, especialmente por conta do ganho com comodidade e conforto na hora de se locomover para os lugares. Isso se aplica tanto a pequenos percursos, como ir e voltar do trabalho quanto para grandes viagens.

Quem nunca teve um carro, porém, pode cair na ideia errônea de que o custo de um automóvel se resume ao seu preço de aquisição. Na verdade, existem várias despesas fixas e variáveis quando se trata de um carro, como as taxas com a documentação veicular, combustível, revisão e até mesmo estacionamento.

Sendo assim, vamos lhe explicar quais são os principais gastos inerentes à aquisição de um carro, seja ele novo ou usado. Com essas informações fica mais fácil saber se esse é o momento certo (ou não) para fazer a compra do automóvel e se suas despesas cabem no seu bolso.

Gastos fixos x variáveis

Antes de mais nada, é preciso ressaltar que o custo de se ter um carro depende tanto de despesas fixas como de despesas variáveis. As primeiras são aquelas constantes, que não costumam mudar, como é o caso dos impostos, da taxa de licenciamento, do seguro e da parcela referente à compra do carro.

Já as despesas variáveis, como o próprio nome sugere, são aquelas que mudam de acordo com a demanda, uso ou, ainda, situações emergenciais. Estamos falando, por exemplo, dos gastos com combustível, revisão e manutenção, além das indesejáveis multas de trânsito.

Ter clareza quanto a todos esses gastos é fundamental, pois permitem que você saiba, de fato, o valor total relacionado ao automóvel. Sendo assim, fica mais fácil decidir o valor máximo da parcela, caso decida financiar o seu carro, além de evitar surpresas desagradáveis na hora de pagar as contas.

Valor da compra

Seja um modelo novo, semi-novo ou usado, todo carro terá um preço de compra. O valor será diferente caso você consiga pagar à vista ou recorrer a um empréstimo, ou financiamento. Nos últimos casos, atente-se aos juros cobrados em cima de cada parcela, para não acabar pagando o dobro do valor inicial.

IPVA

Uma das principais taxas cobradas é o IPVA, isto é, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Seu valor depende do modelo do carro e do estado onde se reside. A unanimidade fica por conta da obrigação de todos os proprietários de automóveis pagarem essa taxa anualmente.

Licenciamento

O documento que comprova se o seu carro está em condições para rodar é chamado de licenciamento, outro custo obrigatório e anual, também definido de acordo com cada estado.

Seguro

Apesar de não ser obrigatório, o seguro é uma despesa que faz toda a diferença para o dono de um carro em situações emergenciais, como acidentes de trânsito, quebra de peças e até mesmo roubo do automóvel. 

Combustível

Não tem como um carro funcionar sem estar devidamente abastecido. Uma dica, nesse sentido, é avaliar se o modelo desejado é flex (pode ser movido a gasolina e a álcool), e a média de consumo por quilômetro rodado. 

Manutenção

A rotina de cuidados de um carro deve incluir a manutenção periódica, recomendada a cada 10 mil quilômetros rodados. Ela inclui a verificação de itens como pneu, pastilha, freio, filtro de ar, embreagem e o balanceamento do veículo.

Multas

Bom ou mau motorista, todos estão sujeitos a levarem uma multa (ou várias) algum dia. Por isso mesmo, devemos considerá-las entre os gastos variáveis – lembrando que os valores variam conforme a gravidade da infração.

Estacionamento

Nem todo mundo tem garagem para poder guardar seu carro. Por isso, há pessoas que pagam mensalmente o estacionamento para usufruir dessa segurança. Por vezes, o uso desse serviço é necessário em lugares específicos, como comércio e shoppings centers, cobrados por hora.

A limpeza do veículo também pode ser considerada um custo variável e, por vezes, necessário. Além de todos esses aspectos, é preciso considerar ainda a depreciação do carro, ou seja, o valor que se perde gradativamente em razão do tempo e do uso.