5 perguntas a serem feitas ao escolher serviço de hospedagem na web

5 perguntas a serem feitas ao escolher serviço de hospedagem na web

Assim como qualquer outro serviço que você precisa, escolher um provedor de hospedagem na web pode ser difícil quando você tem muitas opções.

Uma simples pesquisa no Google por “boa hospedagem na web” ou “hospedagem barata na web” encontrará dezenas de ótimas ofertas.

Para filtrar essas ofertas e escolher um serviço de hospedagem de sites adequado para você, você precisa ter um conjunto de perguntas para fazer ao seu provedor de serviços.

Essas perguntas e respostas ajudarão você a escolher o pacote de hospedagem ideal para o seu site.

1. Qual uptime o pacote de hospedagem oferece?

Como eu disse no artigo Como escolher o melhor serviço de hospedagem na web , o uptime é essencial para um serviço de hospedagem na web.

Uptime significa o uptime total do servidor onde seu site está hospedado, em relação a um determinado período de tempo.

Se o tempo de atividade garantido estiver abaixo de 99%, vá para outro fornecedor, pois é um valor inaceitável pelos padrões atuais.

2. Quais serviços você oferece para a segurança de seus sites?

A segurança é um fator importante para você. Se o seu provedor de hospedagem na web não tiver ferramentas eficazes de proteção e backup, você poderá perder dados e até mesmo todo o seu site.

Pergunte ao seu provedor como ele protege você contra hackers, malware e ataques DDOS.

Se ele fornece um serviço de backup, ele pergunta com que frequência os dados no servidor são armazenados em backup e por quanto tempo esses backups são mantidos.

Você precisa saber exatamente com que rapidez pode recuperar seus dados em caso de incidente ou erro, para não perder tempo e custos adicionais que podem surgir quando você perde o conteúdo de um site e estragar o SEO.

3. Os servidores e serviços de hospedagem oferecidos estão de acordo com os padrões mais recentes da área?

É importante escolher um serviço de hospedagem que utilize servidores de alto desempenho e utilize sempre as versões mais recentes de softwares e sistemas operacionais para os pacotes oferecidos.

Verifique se eles oferecem serviços de hospedagem IPv6 e se incluíram DNS Anycast para proteção do site e uma velocidade de upload muito melhor. Na Hosterion você tem o DNS anycast incluído em todos os pacotes de hospedagem na web.

Pergunte se o serviço de hospedagem permite o uso das versões mais recentes do PHP, mas também das mais antigas, caso seu site não suporte PHP 7, por exemplo. Sites que usam WordPress rodam PHP, sites que usam Prestashop rodam PHP e muitos outros scripts também.

A versão mais recente do PHP reduz o consumo de memória oferecido e seu site carregará mais rápido para os visitantes. Além disso, é muito mais seguro e estável do que as versões anteriores.

4. Quão rápido é o suporte e se o suporte está permanentemente disponível?

Não vou tentar listar os problemas que podem ocorrer num serviço de alojamento, mas garanto-vos que são bastante variados e muitos requerem uma intervenção rápida e uma abordagem muito profissional.

Pergunte ao seu provedor de hospedagem na web se eles têm suporte contínuo para problemas técnicos e se o suporte está disponível em todas as formas – telefone, chat ao vivo e e-mail.

Se a resposta não o convencer completamente, você pode conferir na página do provedor no Facebook o que as pessoas que usaram os serviços de hospedagem na web pensam sobre o suporte. Ou você pode saber mais sobre o suporte pesquisando no Google.

5. O SSL é gratuito para todos os pacotes de hospedagem na web?

O que é realmente SSL?

Os certificados de segurança SSL são protocolos criptográficos que têm a função de proteger a troca de informações na Internet. O certificado SSL criptografa os dados enviados ao servidor e, assim, garante que as informações enviadas a um site não sejam roubadas ou alteradas.

Obrigatório em lojas online, o certificado SSL também é recomendado para outros tipos de sites, de blogs e fóruns. O próprio navegador Chrome exibe avisos para sites que não possuem SSL instalado.

Você pode reconhecer facilmente sites com SSL porque eles têm um cadeado fechado exibido na barra do navegador e usam “https” em vez de “http”.

Pergunte à sua empresa de hospedagem se eles oferecem certificados SSL gratuitos para o pacote que você deseja comprar.

Isso economiza o custo extra de comprar um certificado SSL que é pago anualmente por assinatura.

Relacionados

comprar curtidas Instagram

É legal comprar curtidas Instagram? Funciona?

O Instagram é uma das redes sociais que mais está crescendo e se desenvolvendo atualmente. A qual é utilizada por todos os tipos de pessoas, até mesmo por pessoas jurídicas para promoverem seus negócios. Comprar curtidas Instagram é uma prática muito comum e muito utilizada por essas pessoas, mas é uma prática legal? Essa é […]