Cada gin tem um sabor diferente e características próprias. Os rótulos mais famosos comercializam até hoje receitas de mais de cem anos
O gin é uma bebida que tem uma história curiosa. Dizem que, no meio do século XVII, um médico, que buscava um medicamento para problemas renais, misturou zimbro a um destilado de cereais. O remédio deu certo, mas por ser saboroso e alcoólico, acabou caindo no gosto também de quem não estava doente.
Contam ainda que, quando a Europa vivia a Guerra dos 30 anos, a bebida acabou se popularizando entre os soldados que lutavam, pois era ótima para esquentá-los do frio das trincheiras. Mas, foi na Inglaterra, anos depois, que o gin de qualidade passou a ser produzido comercialmente.
De sabor leve, mas, ao mesmo tempo, marcante, o gin é uma das melhores bebidas para as receitas de drinks e é dessa forma que ela é mais consumida em vários países, incluindo o Brasil. O clássico gin tônica, uma mistura de gin e água tônica, é um dos drinks mais famosos do mundo.
Hoje, diversas marcas produzem a bebida e cada uma tem a sua história e também os seus segredos. Abaixo, você vai conhecer algumas das mais tradicionais, que guardam a fórmula final de seu gin a sete-chaves.
Tanqueray
Criada em Londres, em 1830, a Tanqueray é uma das marcas de gin mais populares do mundo. Dizem que a receita original foi testada por seu criador pelo menos 300 vezes até que ele finalmente chegou a um resultado que o agradasse. A garrafa famosa, que lembra o design de uma coqueteleira, foi criada em 1948.
O gin da Tanqueray é um dos mais “neutros” do mercado e até hoje utiliza a mesma base, que promete um perfeito equilíbrio entre zimbro, semente de coentro, raiz de angélica e alcaçuz. Hoje a marca também produz bebidas saborizadas e com outros aromas, mas o carro-chefe continua sendo a receita clássica.
Gordon’s
Outra das marcas mais famosas do planeta, o gin da Gordon ‘s é produzido, no Reino Unido, desde 1769. O gin vendido hoje é o mesmo da época da criação da bebida, invenção de Alexander Gordon. Ele não utilizou açúcar, o que contribuiu para o sabor seco, pelo qual a bebida da marca é conhecida até hoje.
A receita original permanece secreta, mas o rótulo informa que a bebida é triplamente destilada e contém zimbro, sementes de coentro, raiz de angélica, alcaçuz, raiz de orris, laranja e casca de limão.
Bombay Sapphire
Triplamente destilado e criado a partir de uma receita inglesa secreta com mais de dez ingredientes botânicos exóticos, o gin da Bombay Sapphire, aquele da garrafa azul translúcida, é presença garantida em qualquer lista dos melhores do mundo. A história diz que esse gin foi inventado em 1761 pelo destilador inglês Thomas Dakin.
Essa é uma bebida bastante aromática e de sabor suave e isso tem a ver com a maneira como ela é produzida. Diferente de outras marcas, que misturam os ingredientes diretamente na bebida, os elementos que acrescentam sabor a esse gin se incorporam a ele apenas pelo vapor.
Hendrick’s
Destilado na Escócia, a criação dessa bebida é mais recente, mas ela logo se destacou no mercado por ser uma mistura improvável de 11 elementos botânicos, entre eles rosas e pepino, que resultam em um sabor único e refrescante. A garrafa que você conhece foi inspirada em desenhos da era vitoriana, muito chique!
A marca conta que a receita foi criada em 1999 e que foram mais de dois anos de testes até chegar ao resultado, comercializado até hoje. Apesar da enorme popularidade, esse gin ainda é produzido artesanalmente, em pequenas quantidades: lotes de 500 litros, por vez.