Como aumentar as vendas de uma barbearia

Como aumentar as vendas de uma barbearia

O nicho de beleza como um todo expandiu, e o que antes não era tão comum – ver homens preocupados com sua aparência e se cuidando com mais frequência, se tornou rotineiro. 

As barbearias, sem dúvidas, se tornaram um dos ambientes mais procurados pelos homens para cuidar de seus cabelos, barba e pele.

E a cada dia, surgem novas oportunidades de negócios para barbearias, mas muitos se perguntam: como aumentar as vendas de uma barbearia?

Aemais, o mercado de estética e beleza masculina continua a crescer e além de ter materiais apropriados e um ambiente para atendimento de seus clientes, você precisa se reinventar ao que o mercado pede para fidelizar os clientes. 

Se você deseja abrir uma barbearia ou se você já tem uma barbearia, mas não sabe como elevar as vendas de seu negócio, nós podemos te ajudar, basta conferir as dicas a seguir.

 

Monte um planejamento

Um dos grandes erros cometidos por empreendedores é não se planejar estrategicamente, focando no crescimento. 

Então, o primeiro passo de como aumentar as vendas de uma barbearia é montar um planejamento, definindo seus propósitos quanto a sua barbearia, e mesmo que você esteja em processo de abertura ou com o negócio já funcionando, precisa montar o planejamento para ter uma visão do que precisa realizar.

Desse modo, quando mencionamos planejamento você precisa determinar suas ações de administração para repor estoque, manter o gerenciamento em dias, não deixar faltar produtos quando estiver em atendimento e não comprar em excesso produtos pouco utilizados.

Além disso, existem três pilares para uma administração eficaz, onde você poderá voltar seu planejamento: onde seu negócio está hoje; onde seu negócio pretende chegar e o que é preciso para chegar onde você almeja.

 

Verifique seus valores financeiros

Não adianta você colocar um valor, sem analisar todos os custos envolvidos em seu negócio e qual está sendo seu lucro atualmente, porque pode ocorrer de seus valores não cobrirem os custos de manutenção e funcionamento de seu negócio.

Essa análise pode resultar na melhoria de processos e muitas vezes, até em uma melhor máquina de cartão de crédito para processamento dos pagamentos. 

Então, para saber como aumentar as vendas de uma barbearia, antes você precisa analisar se o preço cobrado está cobrindo os gastos fixos e variáveis do seu negócio e se você está obtendo lucro. 

Assim, você poderá saber como aumentar as vendas de uma barbearia, uma vez que não estará preocupado com valores que sequer cobrem os custos do seu negócio.

Mas também, é importante mencionar que você precisa oferecer serviços de qualidade, cobrir suas despesas e, ao mesmo tempo, ter um preço competitivo, de acordo com o valor cobrado por seus concorrentes. 

Para analisar seus custos e lucros, você pode utilizar uma planilha e incluir tudo que tem ganhado e tudo que tem gastado, depois realize a subtração e analise seus lucros e gastos.

 

Agregue valor aos seus serviços

Em qualquer mercado ou nicho atual, você encontra concorrentes e prestadores de serviços iguais a você. Logo, os clientes não precisam atuar com serviços mal feitos, profissionais sem educação ou mal-humorados. Não adianta você diminuir seu valor, prestar um serviço de qualidade se não agregar valor aos seus serviços.

Nesse sentido, você precisa entregar para o cliente algo que ele não esperava receber, por exemplo, monte um ambiente confortável e agradável, para que ele se sinta à vontade e queira retornar. 

Se você trabalha com horário marcado seu cliente pode chegar antes do previsto, invista em um local onde ele possa sentar e ficar confortável, onde possa comer alguns biscoitos, tomar um café, quem sabe uma cerveja, local onde possa assistir à tv.

Sendo assim, tudo que você entrega além do previsto é uma forma de agregar valor ao seu negócio, mas não só isso, é uma forma de fidelizar seus clientes, de fazer com que retornem e uma forma de como aumentar as vendas de uma barbearia.

 

Tenha uma presença forte no Instagram

A tecnologia como um todo chegou para ficar, quem não se reinventa e passa a ter uma presença forte em redes sociais como Instagram, fica para trás.

Uma forma de aumentar as vendas de uma barbearia é ter engajamento no Instagram, ou seja, ações de outras pessoas como comentar, curtir e compartilhar seus posts, responder a stories, enviar mensagens.

Se as pessoas passam a esboçar reações quanto a seus serviços é porque aquilo tem valor e sentido para ela, logo, sabendo que seu conteúdo é relevante e seus serviços são de qualidade, você só não terá aquele indivíduo como cliente fixo, como também passará a ganhar outros. 

E mediante a presença de pessoas em sua barbearia, você poderá fidelizá-los.

Para aumentar o engajamento, você terá que postar fotos, vídeos com frequência, estar presente nos stories, mas não poste qualquer conteúdo, poste conteúdo de qualidade e que agrega valor. 

Você pode interagir tirando dúvidas de seus clientes por meio da caixinha de perguntas, podem colocar enquetes para conhecer seus seguidores, o que seus clientes mais gostam, pode dar dicas. 

Você também pode usar links que direcionam os usuários a seu WhatsApp para falar com você e marcar um horário, link de outros posts seus, pode colocar hashtags para aumentar o engajamento e ser entregue a um número maior de usuários.

 

Venda produtos 

Uma forma de aumentar as vendas de uma barbearia, além da prestação de seus serviços é vender produtos.

Sabemos que atualmente, os homens cada vez mais estão preocupados com sua aparência, logo os cuidados têm aumentado. 

Sendo assim, além de cortar o cabelo, fazer a barba, cuidar da pele a cada quinze dias, seus clientes têm se cuidado diariamente ou semanalmente, utilizando outros produtos, por exemplo.

Se você fidelizar seus clientes e ganhar sua confiança, ao indicar produtos, eles confiarão em você. 

Então, invista em produtos de qualidade que você possa vender para eles como produtos para cabelos: shampoos, condicionadores, gel para cabelo, pomada. Produtos para a barba, como produtos que diminuem a irritação, loções pós-barba, produtos para cuidar da pele e deixar mais macia, com menos espinhas, por exemplo.

E indo além de produtos de cabelo, barba e pele, os homens tão bem compram loções para o corpo, perfumes e desodorantes.

Relacionados

Toalha quente na barba

4 Dicas para lotar a agenda de barbearias

Para as pessoas que exercem seu ofício como barbeiro, a oportunidade de lotar a agenda de barbearias pode parecer difícil, quando analisada num primeiro momento. Porém, através de alguns passos simples, é possível você tornar seus serviços concorridos entre os clientes e manter a qualidade profissional. Por isso, se você ficou curioso sobre o tema, […]