Como escolher o melhor ar-condicionado para sua casa?

5 dicas para escolher a melhor opção, do estudo da parte elétrica até a manutenção

 

O ar-condicionado é item praticamente indispensável na vida de muita gente. Afinal, quem não quer ter mais conforto dentro de casa e nunca mais passar calor à toa?

 

Para escolher o melhor aparelho para sua necessidade, é preciso atenção com as configurações, instalações e outros detalhes. Assim, você consegue comprar, sem medo, o modelo ideal para seu caso, seja ele um ar-condicionado split, o tipo janela ou o portátil (e com muitas outras configurações possíveis). 

 

Confira algumas dicas para escolher da maneira correta e não se preocupar mais com o calor!

5 dicas na hora de escolher o ar-condicionado perfeito para sua casa

Escolher o ar-condicionado da sua casa não precisa ser algo complicado, só exige atenção com alguns pontos importantes. Acompanhe 5 dicas para não errar na compra e ter mais conforto no seu dia a dia!

1 – Entenda a rede elétrica do local da instalação

Escolhido o local em que irá colocar o ar-condicionado, é preciso entender a rede elétrica do ambiente para saber se ela suportará o acionamento do aparelho ou se será necessário fazer alguma mudança. Assim, é preciso ver a voltagem que passa por ali, onde estão as tomadas e o que precisará ser feito para a instalação segura do aparelho.

 

É indicado chamar um eletricista ou alguém que entenda de instalações, mas, sabendo as informações principais, como voltagem, já ajudará na escolha correta do aparelho. Lembre-se de que, na hora de instalar, é sempre importante contratar alguém especializado. 

 

Caso more em apartamento, outros detalhes também são importantes: há saída para ar condicionado pré-definida? Caso não, o prédio autoriza a instalação? Já há suporte (no caso do ar condicionado janela) ou não? Avalie essas informações antes da compra. 

2 – Escolha o modelo de acordo com seu gosto ou necessidade

Sabendo onde será instalado e os detalhes do processo, é hora de escolher o modelo do ar-condicionado. Os mais comuns são:

  • Ar-condicionado Split

É aquela versão mais fina, com a máquina separada do aparelho e que fica do lado de fora. É muito comum atualmente e também um dos modelos mais econômicos. No caso de apartamentos, é possível instalá-lo pela saída pré-definida do prédio (se tiver) ou na varanda, onde ficará a máquina.

 

Há variações como opção quente e frio (para esquentar ambientes no inverno) ou inverter (que mantém controla a temperatura e esquenta sem gastar muita energia). 

  • Ar-condicionado janela

É o tradicional, aquele quadrado que é colocado em uma “janela” na parede. Muitos apartamentos têm saída para esse tipo de ar-condicionado, sendo a melhor opção nesses casos. Os aparelhos mais novos desse modelo também são econômicos e apresentam opções como controle confortável de temperatura. 

  • Ar-condicionado portátil 

O ideal para quem mora em prédios sem saída para ar-condicionado ou que não permitem a instalação na parede. Esse modelo é colocado na fresta da janela e resfria o ar que entra. São disponibilizados em várias potências e conseguem gelar ambientes inteiros, sendo tão eficazes quanto os outros modelos.

3 -Veja quantos BTUs são necessários para o ambiente

Outra informação importante na hora da escolha é calcular quantos BTUs são necessários para o ambiente. Essa é a medida que indica a potência do aparelho. Quanto maior o local, mais potente precisa ser o ar-condicionado. Confira as indicações abaixo:

 

Metragem do ambiente Sol da manhã Sol à tarde ou dia todo
até 10m² Até 7.500 BTUs/h Até 7.500 BTUs/h  
15 m² 10.000 BTUs/h 10.000 BTUs/h
20 m² 12.000 BTUs/h 12.000 BTUs/h
25 m² 12.000 BTUs/h 15.000 BTUs/h
30 m² 15.000 BTUs/h 18.000 BTUs/h
40 m² 18.000 BTUs/h 21.000 BTUs/h
50 m² 21.000 BTUs/h 30.000 BTUs/h

 

4- Preste atenção nos detalhes: ruído e manutenção

Escolhidas as configurações principais, chegou a hora de pensar nos detalhes. É normal o ar-condicionado ter um ruído, mas algumas marcas e modelos são mais barulhentos que outros. Vale a pena pesquisar caso essa questão seja importante para você.

Outro ponto a ser observado é a necessidade de manutenção. Em geral, é preciso realizar a limpeza do aparelho anualmente, para manter a eficácia e evitar problemas futuros. Alguns podem ter um custo de manutenção mais caro que outros, por conta do design ou das peças utilizadas.

 

5 – Veja os serviços da marca ou loja

Por último, outra dica que pode ajudar na escolha do melhor ar-condicionado para sua casa é verificar a qualidade da marca escolhida. Muitas empresas produzem esses aparelhos atualmente, então é interessante pesquisar a reputação de cada uma delas. Nem sempre o ar-condicionado de uma marca conhecida tem a mesma eficiência do de outra marca que é especializada nisso, por exemplo. 

Algumas lojas especializadas ou varejistas de móveis oferecem também serviços de instalação e manutenção. Na hora da compra, é importante ver essas informações para economizar e conseguir um serviço de qualidade.

 

Relacionados

como instalar o whatsapp no notebook

Como instalar o WhatsApp no notebook?

De fato, o WhatsApp é um dos melhores aplicativos quando se trata de mensagens instantâneas, porque você não só pode usá-lo em um dispositivo móvel Android ou iOS, mas também tem versões diferentes, como WhatsApp Web, para navegadores e WhatsApp Desktop, um aplicativo nativo para computadores ou laptops. Mas como instalar o WhatsApp no notebook? […]