Tipos de conjunto de mesa e cadeiras

Quando falamos em sala de jantar, a escolha de mesas e cadeiras é fundamental para deixar o ambiente completo. Por isso, confira as nossas dicas e arrase nas suas compras.

 

Quando vamos mobiliar a sala de jantar, pensamos em quadros, plantas, tapetes e espelhos, certo? Mas e os móveis? Antes de comprar o mobiliário da sala de jantar, é necessário observar o espaço disponível.

 

Para espaços grandes ou pequenos, é necessário pesquisar antes o formato da mesa, bem como os materiais que a compõem. As cadeiras não precisam necessariamente combinar com os conjuntos de mesa. Elas podem ser de outras cores, materiais e detalhes para compor a decoração da sala de jantar.

 

Muitas vezes, as cadeiras podem ser substituídas por bancos ou diferentes tipos de assentos. No entanto, elas precisam conversar com o restante da decoração da sala e, é claro, com o formato e estilo da mesa de jantar.

 

Antes de comprar a mesa, pense no tamanho da sua família e na funcionalidade da mesa. Ela vai ser usada apenas para as refeições cotidianas? Ou também vai ser utilizada para estudos e trabalho? Veja também se ela não vai impedir a passagem das pessoas pela casa.

 

Quer saber mais sobre os tipos de conjuntos e como harmonizá-los? Vamos lá!

Mesa retangular

Fica melhor quando instalada em um espaço com o mesmo formato. Bastante versátil, a mesa retangular pode ficar em locais pequenos ou grandes. Também é ideal para famílias com mais de quatro pessoas à mesa. 

 

Você pode colocá-la no meio do cômodo, para a circulação de pessoas ao redor, ou em uma das pontas, encostada na parede. Assim, quando precisar de um lugar a mais, é só desencostá-la.

Mesa redonda

Perfeita para ambientes pequenos e em formato quadrado, a mesa redonda pode acomodar até seis integrantes. Essa é uma das suas principais funcionalidades: a de aproximar as pessoas. Isso é bem interessante nesse tipo de mesa, pois, sempre que precisar, dá para encaixar outra cadeira.

 

No entanto, evite as mesas redondas muito grandes. Além de afastarem as pessoas, elas ainda tornam difícil servir durante as refeições. Como foram feitas para ambientes pequenos e médios, dê preferência às de tamanho menor.

Mesa oval

Esta mesa tem as mesmas vantagens que a retangular, e ainda conta com bordas arredondadas, o que ocupa menos espaço. Assim como a mesa redonda, é bastante funcional e sempre tem lugar para mais uma cadeira.

Mesa quadrada

Excelente escolha para famílias numerosas, deve ficar em ambientes espaçosos. Ela pode acomodar até oito pessoas, por isso, não é aconselhável para apenas duas pessoas, por exemplo.

 

A mesa quadrada também é uma ótima escolha para ambientes modernos e contemporâneos. Se o seu imóvel é médio ou pequeno, prefira mesas redondas ou retangulares, ideais para ambientes menores.

Cadeiras e estilos

Quando for misturar as cadeiras e estilos, opte por algum elo ou elemento em comum — mesma cor, por exemplo. Evite ter muita informação misturada para não se perder em sua própria inovação. Misture, no máximo, três ou quatro estilos diferentes de cadeiras. No entanto, a altura deve ser a mesma, principalmente o nível dos assentos.

 

Bom mesmo é o contraste. Pequenas diferenças em linhas, acabamentos, tonalidades e materiais já são suficientes para deixar o ambiente personalizado, diferente e descontraído. Misturar cadeiras do tipo poltronas e bancos individuais e compridos já faz uma grande diferença na decoração da sala de jantar.

 

Antes de se decidir, analise o ambiente disponível e descubra qual estilo predomina na decoração geral da sala de jantar. É com essa referência que você vai poder comprar os móveis do seu espaço. 

 

Quando for comprar, escolha primeiro a mesa de jantar, de acordo com o número de lugares e as funcionalidades em sua casa. Isso pronto, é hora de comprar as cadeiras. Na dúvida sobre a mistura de estilos, como moderno e clássico, por exemplo, consulte seu decorador.

Relacionados

Como fazer a decoração de restaurante

Como fazer a decoração de restaurante: Como fazer do seu negócio um sucesso

A decoração do restaurante é um dos pontos mais importantes para tornar seu empreendimento aconchegante. Para que um restaurante se destaque, vários fatores podem influenciar, como uma excelente fachada comercial, de modo que o restaurante seja bem comentado positivamente e atraia mais clientes. Muitas pessoas valorizam a decoração do restaurante porque procuram lugares bonitos para […]