Conheça os 3 pilares de um bom treinamento de vendas

Muitos especialistas indicam que treinamentos são a chave para o sucesso de uma organização. Não investir em capacitação pode estagnar empresas, impedindo que elas cresçam e se consolidem no mercado.

Contudo, poucas organizações realmente investem em treinamentos periodicamente – o que é um grande erro. Algumas áreas corporativas precisam estar em constante atualização para se manterem produtivas.

Uma delas é o setor de vendas, pois ocupa uma posição de destaque dentro das corporações. É por meio dele que se estabelece uma comunicação direta com o mercado consumidor, o que traz resultados e lucros para a empresa.

Basicamente, a venda de produtos ou serviços constitui a base das operações de qualquer negócio e por meio destas vendas as empresas têm lucro. Os treinamentos de vendas têm como objetivo promover a capacitação desses profissionais.

Com isso eles vendem mais, trazem mais resultados para as empresas e caminham mais rapidamente rumo à riqueza. Além de permitir que os vendedores fiquem alinhados com a missão, visão e valores da empresa, desenvolvendo novas habilidades que atendam às expectativas da organização.

Como promover treinamentos tão vantajosos para os profissionais e, consequentemente, a empresa? Basta procurar por organizações prestadoras de serviços especializadas em vendas ou criar por conta própria.

Um bom treinamento de vendas tem 3 pilares. Então, se for contratar uma empresa para isso, consulte se ela segue esses três fatores. Caso faça por conta própria, siga esses passos e fará um conteúdo incrível para seus colaboradores. 

Confira, a seguir, quais os 3 pilares de vendas fundamentais para um bom treinamento. Coloque em prática para capacitar vendedores e lucrar ainda mais – em menos tempo. Acompanhe!

Pilares de um treinamento de vendas de sucesso

Treinamento de vendas é um meio de desenvolver os colaboradores deste setor, a fim de que eles produzam mais, batam as metas com tranquilidade e tragam cada vez mais clientes para a empresa. 

São nestes momentos que a corporação pode ajudar seus profissionais, fornecendo conhecimento prático e teórico sobre metodologias, técnicas de vendas e ferramentas de negociação que vão potencializar seus resultados.

Os treinamentos de qualidade visam todo o processo de vendas, em cada etapa. Então, desde a abordagem, primeiro atendimento, até o fechamento da compra e pós-venda.

Estes treinamentos podem ser feitos por workshops, palestras, cursos, aulas e muito mais. É possível pedir para que um gestor de vendas da empresa, por exemplo, prepare um material com seus conhecimentos adquiridos na carreira ou contratar uma prestadora de serviço especializada. 

A segunda opção é mais vantajosa por ser mais prática, focada e especializada no serviço. Então, a empresa saberá por onde começar, qual a necessidade da equipe para focar seus conteúdos e muito mais.

Para identificar uma boa prestadora de serviço neste segmento, é preciso identificar alguns pontos. Há diversas empresas oferecendo treinamentos, então, para certificar-se que está contratando algo realmente positivo, preste atenção nos 3 pilares que este serviço deve ter.

São 3 abordagens fundamentais para um treinamento de vendas que realmente faça a diferença e impacte os resultados da empresa. Confira!

Abordagem técnica sobre vendas

Vender não é um dom e sim, um conhecimento. Todos podem se tornar excelentes vendedores se dedicarem tempo e atenção às boas técnicas de vendas. Então, um bom treinamento deve ensinar essa teoria de como avançar no processo de vendas.

Ele também deve focar nas competências que o indivíduo precisa desenvolver para executar com eficácia a atividade no dia a dia. Ou seja, quais habilidades o vendedor precisa aprimorar para ser mais assertivo.

Neste momento, o treinamento deve fornecer instruções claras e práticas sobre o que fazer, como lidar com objeções dos clientes, técnicas de negociação, como fazer de acordo com os processos de vendas existentes na empresa e muito mais.

O segundo pilar é tão importante quanto este, mas muitos treinamentos o deixam de lado, prejudicando o real desenvolvimento dos colaboradores.

Desenvolvimento comportamental dos vendedores

O aspecto comportamental é fundamental para que um vendedor tenha sucesso nesta área. Por isso, os treinamentos devem dar bastante foco para conteúdos relacionados ao desenvolvimento pessoal.

Isso porque o treinamento de vendas deve desenvolver as competências atitudinais, tais como otimismo, foco, paciência, persistência, disciplina, resiliência, entre outras. Dessa forma, o vendedor entenderá quais competências comportamentais farão a diferença no processo de vendas.

Um vendedor não pode deixar o entusiasmo, gentileza e bom comportamento de lado. Caso contrário, espantará o cliente sem mesmo ter a chance de explicar o produto ou serviço que está oferecendo.
De nada adianta ter conhecimento técnico de todas as etapas de vendas, sem ter resiliência, otimismo e entusiasmo durante uma negociação. 

O treinamento de vendas precisa ter materiais de apoio

As pessoas têm métodos de aprendizagem diferentes, por isso, contar com diversos tipos de materiais de apoio é importante para que todos consigam extrair o que há de melhor do treinamento.

Então opte pelos treinamentos que tenham exercícios práticos, discussões em grupo, simulações, avaliações, dinâmicas, entre outras formas de evidenciar as dores do mercado, a necessidade de um processo de vendas e aplicações das técnicas necessárias.