Aluna de medicina

6 materiais médicos para aluno de medicina

A medicina é uma das carreiras mais promissoras, bem-sucedidas e requisitadas da área da saúde, e uma das que melhor remunera o profissional, sem contar que a demanda por médicos é sempre constante, e nunca falta trabalho.

Se você é estudante e optou seguir esta profissão, é importante saber que o percurso para a formação, além de longo, exige muita dedicação e investimentos importantes durante toda graduação.

Estes investimentos não se resumem apenas a livros e fotocópias, ele abrange materiais básicos que são indispensáveis para as aulas práticas e para um aprendizado mais consistente de qualquer médico em formação.

Se você deseja saber quais são e conhecer um pouco mais sobre os materiais que todo aluno de medicina deve ter, continue conosco, reunimos aqui alguns dos materiais básicos para você iniciar sua carreira com o pé direito.

Por que escolher essa carreira

O médico é o profissional responsável por promover e cuidar da saúde das pessoas, fornecendo avaliações, diagnósticos, suporte, acompanhamento na prevenção e orientação para auxiliar na cura ou controle de qualquer enfermidade. 

Além disso, seu papel é fundamental para, junto à pessoa que busca atendimento, proporcionar condições para a conquista de uma vida mais saudável e equilibrada.

Esta função, exige de todo médico responsabilidade social e comprometimento, motivo pelo qual é sempre necessário aperfeiçoamento e atualização de suas habilidades e competências, para que sejam evitados aos máximo erros e negligências que venham comprometer a vida de qualquer paciente.

O que são materiais médicos

Os materiais médicos são os equipamentos e aparelhos utilizados pelos médicos formados, estudantes de graduação, estagiários e residentes, que têm a importante função de auxiliar e facilitar a observação, identificação, diagnósticos e tratamento dos pacientes durante o atendimento e acompanhamento profissional.

Estes recursos materiais contribuem muito para a otimização do tempo e para a realização de exames e procedimentos médicos mais precisos e adequados.

Desta maneira, desde a graduação, é importante contar com materiais próprios, adequados e que sejam de qualidade, pois eles provavelmente te acompanharão por muito tempo, mesmo após a conclusão do ciclo universitário.

Os principais materiais médicos

Veja agora os principais materiais médicos essenciais para estudantes de medicina. É importante que você não saia para comprar esses materiais sem critério e de forma impulsiva. Avalie de forma criteriosa, converse com outros alunos veteranos e seus professores, para saber os materiais que eles recomendam e quais serão fundamentais no decorrer dos semestres.

1. Jaleco

O jaleco é um dos materiais mais representativos do médico. Quando as pessoas se deparam como alguém de jaleco, presumem num olhar que se trata deste profissional.  

Mas o jaleco não se trata apenas de uma formalidade, ele é um EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Ele é um equipamento básico de proteção contra os eventuais riscos da profissão, já que na prática, tanto médicos profissionais quanto estudantes, estão em contato constante com microrganismos, secreções e produtos químicos.

Durante as aulas práticas na graduação, o jaleco é um dos principais materiais e seu uso é obrigatório, então é importante estar com o seu sempre a posto.

2. Estetoscópio

Este é outro item básico e indispensável para as aulas práticas na faculdade de medicina. O estetoscópio nada mais é do que um amplificador dos sons emitidos pelo corpo. 

Com este equipamento é possível auscultar e examinar o tórax, abdômen, e aferir a pressão. Ele é utilizado em praticamente todos os atendimentos e, enquanto estudante, seu uso começa, principalmente, a partir das aulas de propedêutica.

O estetoscópio pode ser encontrado no mercado com os mais variados valores, e tenha em mente que é importante investir em um item de qualidade, pois este costuma ser bastante durável.

3. Esfigmomanômetro

Apesar desse nome quase impronunciável, o esfigmomanômetro nada mais é do que o aparelho medidor de pressão arterial.

Existem modelos mecânicos e digitais, além de braçadeiras em diversos tamanhos. Este aparelho é um dos métodos mais confiáveis para a aferição da pressão.

4. Oxímetro

O oxímetro serve para medir a quantidade de oxigênio transportada pelo sangue, indicando através do monitor, a porcentagem de hemoglobina na artéria. Na graduação ele é muito usado no 9º período, nos estágios e na residência do estudante. 

Ele é encaixado no dedo indicador do paciente e é um recurso indispensável para que sejam tomadas decisões sobre internação, intubação e os tratamentos mais adequados, é usado muito frequentemente em pacientes com doenças respiratórias.

5. Termômetro

O termômetro é um outro aparelho básico, cuja função é medir a temperatura corporal, possibilitando a verificação do estado de saúde do paciente.

Existem muitos modelos como o digital, o infravermelho e o de vidro, e vale a pena verificar qual melhor e mais adequado equipamento para ser utilizado. 

6. Luvas, máscaras e toucas

As luvas, máscaras e toucas também são EPIs fundamentais durante as aulas práticas, protegendo contra formol, microrganismos no ambiente e outros agentes contaminantes que podem colocar a saúde em risco.

Ter essas peças em quantidade razoável é muito importante, já que são descartáveis, comprar um estoque grande pode facilitar e te ajudar a economizar.

Investir em materiais de qualidade e durável é essencial, pensando que eles serão os intermediários para a realização de um atendimento preciso e de um diagnóstico correto para cada paciente. Por esse motivo, na hora de comprar, atente-se para lojas que ofereçam segurança e confiança.  

Relacionados