Como economizar dinheiro para viagens nacionais

Como economizar dinheiro para viagens nacionais

Saber como economizar dinheiro para viagens nacionais é essencial para viagens especiais sem comprometer seu orçamento. Para isso, você poderá começar a economizar imediatamente. 

Mesmo que pareça impossível ou bastante difícil, se você planejar adequadamente, poderá atingir seus objetivos sem problemas. Às vezes, algumas pessoas pensam que economizar dinheiro para viagens nacionais é excessivo, porque depende do destino e o valor final não será tão alto. 

No entanto, durante a viagem, há uma série de despesas que vão além do planejado, como guias turísticos, transporte e alimentação. Por tanto, hoje, você aprenderá a viajar de forma prática para economizar dinheiro, em algumas dicas, todas realizadas de forma equilibrada e sem grande impacto no seu salário.

Veja a seguir nosso artigo.

 

Acompanhe o seu progresso de perto

Se você não conhece seu progresso, economizar dinheiro será muito mais difícil. Monitore seus resultados de perto. Isso ajuda a mantê-lo motivado e também permite que você determine como melhorar.

 

Se livre das dívidas

Se você está muito endividado e tem bastante contas vencidas, é melhor organizar e saldar suas dívidas antes de começar a planejar sua viagem. Além disso, se você não tem dívidas, mas comprou a maior parte de seu orçamento parcelado usando cartão de crédito, crediários ou lojas, pode ser uma boa ideia pagar essas dívidas. 

Dessa forma, irá economizar mais dinheiro e dar-lhe mais paz de espírito durante as viagens.

Se você é lojista, considere adquirir uma melhor máquina de cartão com taxas menores.

 

Crie metas e prazos possíveis de cumprir

Você precisa saber quanto custará sua viagem, incluindo passeios, passagens, hospedagem, alimentação, entre outros. Coloque tudo isso na ponta do lápis e obtenha a quantidade necessária. 

Com essas informações, você poderá definir prazos e metas a serem alcançadas.

Uma ótima dica é definir uma meta macro, por exemplo, o valor total que você precisa para viajar, e dividir esse total em metas menores, que podem ser mensais, diárias ou semanais. 

Segmentar conquistas poderá ajudá-lo a atingir seus objetivos e evitar que desista por sentir que ainda está longe de atingir a quantia exigida. Ao definir metas, lembre-se de respeitar seus limites. Escolha valores que possam ser facilmente salvos e evite frustrações. 

Seja realista quanto aos prazos. Se você só tem entradas mensais, não defina metas diárias ou semanais. Isso também ajudará a evitar que você “pule” seus objetivos ou deixe de economizar dentro do período estipulado.

 

Compre as passagens em um momento oportuno

Os preços das passagens aéreas tendem a oscilar bastante. Dependendo da data do itinerário, do site que você reservou e da hora da compra, a diferença poderá ser óbvia. Por isso, por favor, cuide disso. Normalmente, as passagens compradas com antecedência são muito mais baratos. Além disso, certifique-se de acompanhar os preços de diversos aplicativos e sites profissionais.

 

Conheça e organize as suas finanças

Organizar seu orçamento é sempre o primeiro passo para lançar qualquer meta que envolva dinheiro. Existem várias maneiras de fazer isso: caderno, planilhas em computadores e até mesmo em aplicativos em telefones.

 É importante que você registre todas as despesas fixas ou variáveis ​​e todas as entradas de caixa. Sem conhecer a sua situação financeira, você não pode saber quanto dinheiro pode economizar a cada mês, portanto, você não poderá definir metas realistas, o que poderá causar dificuldades e fazer com que você desista.

 

Considere viajar em baixa temporada

Dependendo da temporada que você escolher para determinados destinos, o preço de tudo pode triplicar! Além disso, geralmente, a experiência não mudará muito fora dos horários de pico. Portanto, planeje sua viagem com bastante cuidado para não gastar dinheiro desnecessário.

 

Diminua os gastos

A outra etapa para economizar dinheiro para viagens é cortar custos de orçamento. Você poderá optar por atividades alternativas mais baratas, como ir ao parque e fazer piqueniques, ou assistir a mais filmes no sofá da sala de casa. 

Se a viagem não for longa, você também pode estacionar o carro na garagem e escolher o transporte público ou andar de bicicleta e a pé. Não se prive de tudo, mas reduza os itens desnecessários do orçamento. Então, pouco a pouco, você economiza.

 

Defina metas e prazos

Metas financeiras são essenciais para quem está pensando em economizar dinheiro em viagens. Determinar o custo estimado da viagem dos seus sonhos é apenas o primeiro passo. Comece com uma meta fácil, como economizar 5% do que você gasta ao mês. 

Também defina metas de médio prazo, como ter fundos suficientes para contribuir com fundos de investimento em cinco meses. Claro, seu objetivo de longo prazo é arrecadar fundos para sua viagem. Depois de definir suas metas, você pode acompanhar seu progresso com mais facilidade e permanecer motivado.

Faça um planejamento da viagem

O primeiro passo para economizar dinheiro para viagens é listar todos os detalhes da viagem. Onde você está indo? Você vai com alguém? Quanto tempo você vai ficar? O que você vai gostar lá? Quanto vai custar? Visto que tudo isso esteja configurado, a implementação de um plano de economia será muito mais fácil. Desse modo, você pode planejar quais são suas despesas e quanto você precisa economizar para atingir seus objetivos.

 

Mantenha o foco no seu objetivo

Lembre-se sempre de que você está economizando dinheiro para realizar seus sonhos. Dessa forma, é mais simples pensar se você realmente precisa daquela camisa nova. Isso não é apenas para fazer compras caras ou passear. 

É muito comum deixar pequenas despesas, como lanche em uma padaria – afinal, apenas 15 reais, não é? Bom, se você costuma tomar café lá todos os dias da semana, no final do mês é 300 reais a mais que a conta.

 

Utilize aplicativos de descontos ou pontos

Há bastante programas de benefícios e apps que oferecem recompensas relacionadas a viagens. 

Ou seja, na maioria dos programas de pontuação de cartão de crédito, você pode resgatar benefícios de milhas. Esses aplicativos também são uma boa forma de economizar nos custos diários de compra. Isso deixa mais dinheiro para sua viagem.

 

Venda o que você não usa mais

Outra forma de economizar dinheiro para viagens é vender itens que não são mais utilizados deixados em casa. Podem ser equipamentos eletrônicos, roupas ou até mesmo móveis – o importante é deixar ir para garantir um passeio especial. 

Então, faça uma pesquisa em casa para ver se algum membro da família pode doar algo, você pode vender e comprar renda. Portanto, você pode liberar espaço e, em simultâneo, garantir despesas adicionais de viagem.

Relacionados

Controle de custo empresa

Reduza os gastos da sua empresa com certificados digitais

 Como os certificados digitais podem reduzir custos na sua empresa Com o avanço da pandemia em decorrência do COVID-19, muitas empresas tiveram que adotar o modelo home office. Com isso, as transações feitas pela internet entre organizações e o governo foram para o ambiente digital.  Uma tendência que já estava crescendo no país, mas foi […]