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5 técnicas de SEO mais utilizadas

Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de técnicas de otimização usada em sites com o objetivo de melhorar o posicionamento do mesmo perante os motores de busca mais utilizados.

A melhora na visibilidade do site em mecanismos de busca tem como objetivo principal torná-lo mais conhecido, aumentando também as conversões como o aumento das vendas, fidelização de novos clientes, número maior de visitantes, entre outros.

Neste texto vou te mostrar quais são as 5 técnicas de SEO mais utilizadas e, dessa forma, você poderá começar a entender qual caminho deve pegar para iniciar a otimização do seu site.

1- Palavras-chave

As palavras-chave são, sem dúvidas, a técnica de SEO mais comum a serem utilizadas nos sites. Por se tratar de uma técnica simples, é facilmente adicionada por qualquer um, claro, é necessário iniciar uma pesquisa antes de tudo.

A pesquisa tem como objetivo identificar quais as palavras são mais pesquisadas pelos usuários, dessa forma, saberá que, ao incluí-la ao texto, haverá mais chances de o site chegar ao topo dos mecanismos de busca.

Elas funcionam assim, vamos usar como exemplo um site que fale sobre filmes, focando nos lançamentos da temporada. Digamos que a palavra-chave escolhida seja “lançamentos 2021”. O que sabemos é que essa palavra chave tem um histórico extenso de procura e, nesse caso, seu site será puxado com os demais que abordam o mesmo assunto.

Para ter certeza sobre qual palavra-chave escolher e conseguir utilizar todo o potencial dessa técnica de SEO no site, pesquise por um instante as palavras que estão sendo mais pesquisadas, pode fazer isso utilizando este site: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/.

2- O conteúdo

Concordamos que a palavra-chave é de grande importância, mas não é a única técnica de SEO que requer um pouco mais de atenção na hora de ser implementada, isso porque ela é adicionada diretamente ao texto do site.

Essa segunda técnica tem como objetivo aumentar as chances do site conseguir fidelizar novos clientes vindos dos mecanismos de busca e, ao mesmo tempo, ajuda a levá-lo ao topo das pesquisas.

O conteúdo não é só um simples texto informativo presente em seu site para os clientes poderem ler, também deve representar a solução de dúvidas e problemas que os visitantes possam ter.

Isso conta como conteúdo relevante, sem isso, qualquer site não tem chances de competir no mercado virtual.

Cada vez mais as pessoas estão buscando por conteúdo específico e o dever dos sites que prometem isso é, ao menos, entregar a resposta.

Para essa segunda técnica de SEO é necessário ter conteúdo relevante, bem estruturado e que solucione as dúvidas e problemas do visitante, ocasionando em sua conversão como cliente, comprador ou usuário regular.

3- Formatação textual

Igualmente necessária nas técnicas de SEO para melhorar a otimização do site é a formatação dos textos visando sua responsividade do mesmo em variados dispositivos com a finalidade de promover ao visitante a melhor experiência de leitura possível.

Alguns dos problemas que levam usuários a interromper a leitura nos sites é a exaustão, muitos oferecem conteúdo relativo e interessando, mas, quando extensos, tendem a ser cansativos. A ideia é formatar o texto de maneira a espalhar o conteúdo em parágrafos de 3 ou 4 linhas no máximo.

Nessa técnica de SEO inclui-se também a forma como as palavras-chave, que comentamos no início dessa lista, são postas no texto. Deve-se levar em consideração que todo o texto deve constar a palavra-chave, isso inclui o título.

Para melhor especificar, existem pontos chaves recomendados para adição da palavra-chave, são eles o primeiro parágrafo, o meio do texto e o final do texto. Além do título e a url da página do conteúdo. É possível também adicioná-la ao menos uma vez em cada subtítulo.

A separação de título principal e subtítulos deve ser feita utilizando as tags H1, H2, H3, etc. Alguns otimizadores apostam na adição de meta-tag-description que embora não afete a otimização de nenhuma forma, tem como função ser atrativa aos usuários durante a busca.

4- Imagens

A otimização de imagens também influencia nas técnicas de SEO para sites, sendo usados principalmente por lojas virtuais, essa forma de otimização tem como finalidade fazer com que o mecanismo de busca como o Google, por exemplo, consiga interpretar a imagem e entregá-la aos usuários que pesquisarem por determinado assunto.

Mas, otimizar uma imagem não é simples, considerando que o algoritmo do motor de pesquisa do Google não consegue ler uma imagem. Quando usamos uma imagem em um site, ela se torna um aglomerado de códigos, estes são lidos e interpretados e formam as fotos.

Esses códigos das imagens podem ser editados e, com isso, fazemos a otimização adicionando a tag <alt>, que é como uma palavra-chave em um texto. Isso diz aos motores de busca que ali existe um conteúdo referente à pesquisa do usuário.

Após a tag é adicionada outra <src> que contém o nome da imagem em si. Sem essa técnica de SEO adicionada às imagens, o Google apenas a verá como um espaço em branco.

5- As URLs

Quando entramos em um site queremos saber onde estamos e de onde viemos, não é? Embora óbvio, facilmente nos perdemos quando focamos na pesquisa e acabamos por esquecer como e por onde viemos.

O url tem não só como finalidade carregar o código da página, mas serve como um caminho para os usuários navegarem. Muitos sites ainda não perceberam, mas uma urls amigáveis, limpa, tem uma grande influência na decisão dos usuários sobre voltar ou não.

Para concertar isso e evitar URLs com símbolos, números, letras parecendo uma equação matemática, adicionamos a técnica de SEO para torná-la mais amigável. Vamos usar como exemplo o site de filmes que citamos antes. Abaixo colocarei duas URLs fictícias como exemplo de uma otimização SEO para torná-la amigável.

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