O que é hiperatividade? Principais sintomas

Você quer saber mais sobre o que é hiperatividade? Então você chegou ao local certo!

Seu filho tem desatenção, impulsividade e hiperatividade motora? Pode ser que ele tenha TDAH, ou seja, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade. 

Se você se encontra nessa situação, é importante saber o que é TDAH infantil e quais são os sintomas mais comuns.

Para ajudar você nisso, trouxemos um artigo exclusivo sobre o que é hiperatividade. Dessa forma, você poderá entender melhor esse transtorno e como pode ajudar seu filho nisso.

Artigos sobre saúde e bem estar

Então, o que é hiperatividade?

Bom, vamos ao ponto alto deste artigo: o que é hiperatividade?

Hiperatividade é o nome comum dado ao transtorno do déficit de atenção (TDAH). Na verdade, uma criança pode ter TDAH sem ser hiperativa. 

Este é um distúrbio bastante comum, pois afeta até 5% das crianças e cerca de 2.5% dos adultos. 

Na verdade, o TDAH se desenvolve antes dos 12 anos de idade e pode persistir na idade adulta, mas também desaparecer com o tempo. É um distúrbio de neurodesenvolvimento que combina 3 dimensões clínicas:

  • Déficit de atenção;
  • Impulsividade;
  • Hiperatividade motora.

Na maioria das vezes, os sintomas de TDAH aparecem junto com outros distúrbios psicopatológicos, como distúrbios do sono, dificuldades de aprendizagem ou ansiedade, por exemplo. 

Ao perturbar o funcionamento social, escolar e profissional, leva a uma clara alteração da qualidade de vida. 

Sua triagem e tratamento são importantes para limitar sua repercussão e suas consequências a longo prazo (risco de uso de drogas e outros vícios, comportamento antissocial, fracasso profissional…).

Agora que você já sabe o que é hiperatividade, vamos ver como reconhecer uma criança hiperativa.

Como reconhecer uma criança hiperativa? 

Para uma criança ser diagnosticada com hiperatividade, os sintomas devem parecer anormais para a idade da criança. 

Eles devem estar presentes há mais de 6 meses, se manifestar antes dos 12 anos e ser observados em pelo menos duas situações de vida (em família, no ambiente escolar ou durante atividades de lazer).

Tenha cuidado, os seguintes sintomas não são reservados exclusivamente para a hiperatividade da criança. Eles podem ser encontrados pontualmente em qualquer criança.

Sintomas de hiperatividade em crianças:

Nem sempre é fácil dissociar a parte da criança turbulenta dos sintomas da hiperatividade. 

No entanto, a “verdadeira hiperatividade” não diz respeito a crianças agitadas pontualmente, em momentos específicos do dia, mas a quem são permanentemente, independentemente da situação.

  • Desatenção: a criança se distrai facilmente, se cansa muito rapidamente das atividades em andamento, tem dificuldade em terminar uma tarefa, dá a impressão de não ouvir, obriga as pessoas no ambiente a repetir um grande número de vezes as instruções, possui dificuldades de organização, esquecimentos ou perda de objetos repetidas vezes, não tem noção das regras e disciplinas…
  • Hiperatividade motora: o indivíduo é inquieto, não se mantém no lugar, tende a perturbar os outros, se põe em risco, não tem controle sobre seus gestos e palavras, o que muitas vezes o torna agressivo.
  • Impulsividade: a criança age ou responde sem pensar, corta a fala, não controla seus gestos ou emoções, fica impaciente, com um humor instável, não gosta de regras, etc.

Esses sintomas podem variar de indivíduo para indivíduo. O TDAH pode se manifestar de muitas maneiras, especialmente quando se trata de hiperatividade. 

As crianças afetadas pelo TDAH podem ser muito calmas ou mesmo lentas. É mais difícil reconhecer um distúrbio de déficit de atenção sem hiperatividade, embora seja a forma mais comum desse transtorno.

Como diagnosticar uma criança hiperativa?

O diagnóstico da criança hiperativa é feito a partir de um balanço completo da vida da criança e de seus comportamentos. 

Fale com o médico que trata do seu filho (pediatra), que pode falar com um especialista ou profissional que tenha adquirido experiência no diagnóstico e tratamento deste distúrbio.

Pode ser um psiquiatra, psiquiatra infantil, pediatra especialista em TDAH ou neurologista. 

Este último poderá confirmar o diagnóstico por meio de uma avaliação profunda da criança e de seu ambiente de vida. Ele se baseia em critérios comportamentais precisos, testes psicológicos, testes neuropsicológicos e escalas comportamentais específicas.

Pronto, agora você já sabe o que é hiperatividade e assim, pode observar seu filho para saber se ele está passando por esse transtorno.