Plano odontológico ou consulta particular? Entenda quais as vantagens e diferenças entre os dois

Cuidar da saúde bucal é uma tarefa primordialmente individual, e deve ser realizada diariamente, para prevenir doenças. Entretanto, contar com um plano odontológico, se mostra extremamente fundamental para que você tenha uma melhor manutenção.

 

É importante você ver se sua empresa tem algum tipo de plano odontologico empresarial, pois com certeza ficará mais em conta para você. 

 

Ainda assim, caso não haja, realizar uma reunião para que percebam a importância de um plano é favorável para todos, visto que podem ser beneficiados.

 

Porém, ainda existem muitas pessoas em dúvida do que fazer em relação às consultas, não conseguindo decidir se optam por uma consulta pelo plano, ou realizam uma particular. 

 

Por isso será discutido as diferenças entre o particular e um plano, como o plano dental coletivo empresarial, por exemplo.

O que é um plano odontológico e seus benefícios.

Antes de tudo, é importante entender do que se trata o plano, sua importância e seus benefícios.

 

O plano odontológico é uma forma de tornar as consultas mais viáveis, principalmente para aqueles que não tem uma boa condição financeira. 

 

É uma forma alternativa às consultas particulares, que não são muito comentadas ainda, porém podem se mostrar muito eficazes, tendo diversos tipos como, por exemplo, plano odontologico para cnpj.

 

Além disso, o plano odontológico apresenta diversos benefícios para aqueles que estão preocupados com sua saúde bucal, sendo algum deles:

  • Tratamentos mais acessíveis

Como já falado antes, algumas consultas particulares podem acabar se mostrando inacessíveis para aqueles que estão com alguma dificuldade financeira.

 

Já que normalmente o custo deles acabam sendo muito reduzidos, justamente para alcançar uma parte das pessoas que apresentam maior dificuldade.

 

Os planos vem tentando se tornar cada vez mais acessíveis, por isso o odonto empresarial está cada vez mais presente na vida das pessoas.

  • Consultas com maior frequência

Com o plano, você pode realizar consultas com uma maior frequência, em um menor espaço de tempo. Além disso, muitas pessoas ainda têm medo de ir em consultas, o que é entendível. 

 

Porém, com a maior frequência, você cada vez mais seu dentista, criando uma relação de maior confiança, se sentindo mais confortável ao ir às consultas.

  • Dá maior confiança aos pacientes

Como falado antes, os pacientes se sentem mais confortáveis conforme a regularidade das consultas aumenta, o que faz com que eles se preocupem mais com os dentes e não sintam medo de ir ao dentista quando estiverem sofrendo algum tipo de problema. 

 

Isso é muito discutido em plano dental para mei, que é um plano voltado para os microempreendedores, visando a melhoria de sua saúde bucal mesmo não contando com um plano pago por uma empresa. 

  • Atendimentos diversos e emergencial

Com o plano, você consegue diversos serviços, podendo escolher de acordo com sua preferência do momento. 

 

Além disso, caso você esteja passando por algum problema emergencial, você pode recorrer à uma consulta de urgência, com um profissional que você confia.

 

Entretanto, nem tudo são apenas benefícios, podendo conter algumas desvantagens como, por exemplo:

 

  • Não é todo lugar que possui plano odontológico;
  • Alguns não dão suporte para o que você necessita;
  • Falta cobertura;
  • Alguns podem não finalizar o tratamento.

 

Consultas particulares e seus benefícios

É bom sempre ver os dois lados da coisa, então, nada melhor do que falar alguns benefícios que as consultas particulares trazem, por mais que os planos odontológicos costumam se mostrar muito mais favoráveis.

  •  Maior proximidade com o profissional

Por mais que o plano odontológico comumente vai apresentar o mesmo dentista, quando você marca em uma consulta particular você sempre verá o mesmo profissional, o que acabará também te trazendo um maior conforto e uma maior proximidade com o dentista.

  • Pode agendar consultas com maior rapidez

Por mais que o plano se mostre recorrente, você acaba tendo uma dificuldade às vezes por passar por diversos processos burocráticos. Por outro lado, as consultas particulares, por terem mais proximidade, acabam sendo mais rápidas na hora do agendamento.

  • Sem pagamento mensal

Alguns planos odontológicos, se não forem vinculados com sua empresa ou algo do tipo, acabam sendo às vezes complicados por apresentarem um pagamento mensal. 

 

Por mais que sejam menos acessíveis, às consultas particulares só são cobradas quando você vai ao dentista definitivamente, o que às vezes pode ajudar caso alguém não consiga pagar mensalmente.

 

Na mesma moeda, as consultas particulares também apresentam algumas desvantagens, sendo a principal delas o alto custo, o que pode acabar gerando maus cuidados bucais por parte daqueles que não conseguem realizar consultas recorrentes por falta de dinheiro.

 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

Relacionados