Informática básica

Entenda a importância da informática básica no mercado de trabalho

A informática é a área de informação digital que envolve processos de armazenamento, de processamento e de transferência de dados por vias digitais.

A própria palavra significa a reunião das duas palavras que fazem todo sentido para essa área que são: informação e automática.

Por isso é tão importante entender sobre a informática, já que suas inovações agregam muito ao mercado de trabalho como um todo.

O que é informática básica?

A informática básica ensina os principais conceitos dos computadores que são muito importantes no mercado de trabalho.

Atualmente, é um requisito em muitas vagas de emprego, pos esse curso básico ensina as pessoas a fazer os seguintes itens:

  • saber os comandos de um computador, como as teclas e para o que servem;
  • aprender a usar a internet;
  • conhecer os navegadores que acessam a internet e os sites de busca;
  • criar dados e salvar os arquivos;
  • organizar pastas e documentos;
  • criar tabelas, planilhas e gráficos;
  • aprender a conectar dispositivos móveis como USB, por exemplo;
  • conhecer o básico sobre sistemas operacionais, como windows, por exemplo

Entre os conceitos mais importantes estão o hardware que é a máquina em si, composta por peças eletroeletrônicas que fazem o funcionamento do computador e os softwares que são os programas criados por desenvolvedores que possibilitam o acesso a diversos tipos de operações na informática.

Por que capacitar-se em informática básica?

Hoje em dia, é obrigatório que a pessoa saiba, ao menos, os conceitos da informática básica, pois o mundo digital está presente em nosso cotidiano, por isso é imprescindível que o funcionário tenha o conhecimento mínimo de assuntos relacionados a computador, já que ele terá que lidar com isso em qualquer empresa que ele atuar.

Portanto, a pessoa que não possui esse curso no currículo, não entenderá os conceitos a seguir, tão usados no cotidiano das empresas.

  • Sistema operacional: é o software principal do computador que faz com que ele funcione e permite que vários programas sejam instalados pela internet;
  • CPU: parte mais importante do hardware que se responsabiliza por processar os dados que serão armazenados no computador;
  • Monitor: essa parte é a tela que reproduz as imagens;
  • Memória RAM: essa parte que todos os computadores possuem é a responsável pelo armazenamento e possui capacidades maiores ou menores de acordo com o computador.
  • Disco rígido(HD):  dispositivo responsável por armazenar os softwares do computador.
  • Placa mãe: responsável por fazer o conjunto todo trabalhar.
  • Processador: dispositivo que comanda a velocidade de processamento do computador.

No dia a dia, as pessoas que são formadas em um curso básico de informática lidam com programas de escrita, de edição de fotos, de edição de vídeos e o mais importante no mercado de trabalho que é a edição de tabelas.

Como obter treinamentos de informática básica

Hoje em dia, o conhecimento está disponível gratuitamente para todas as pessoas que têm acesso à internet e, quem alega não ter dinheiro para se formar em informática básica pode procurar canais no Youtube, por exemplo, que ensinam o básico a quem não sabe nada.

Além do acesso ao conhecimento ter ficado mais democrático hoje em dia, as pessoas também conseguem diplomas em cursos gratuitos na internet para anexar aos seus currículos também.

Mas, o mais recomendável seria que, se for possível, os estudantes busquem uma escola presencial de computação, já que pessoalmente é mais fácil entender os componentes de um computador e o auxílio presencial de um professor ensinando os softwares também ajuda muito no aprendizado.

Benefícios da informática nas empresas

É impossível não encontrar um computador em qualquer empresa, atualmente, pois o modelo de organização de softwares de planilhas e tabelas são muito mais práticos que os antigos papéis e canetas.

O mais conhecido dos editores de tabelas é o Microsoft Excel e é um dos mais usados nos escritórios empresariais, já que por meio desse programa os profissionais conseguem organizar toda a produção de uma indústria e até os rendimentos de todo o negócio.

Entre os mais conhecidos editores de documentos escritos estão o Google Documents e o Microsoft Word. Através desses programas, a empresa consegue digitar todo tipo de texto, com diversas fontes, tamanhos e variadas formas de digitação. Muito útil na vida dos profissionais que trabalham com textos, como redatores.

Outro benefício de quem estuda informática é o aprendizado de ferramentas como o PowerPoint, da Microsoft , que permite que o profissional crie slides para apresentação de fotos, vídeos e mensagens curtas.

Muito usado em palestras, esse software é bem conhecido por quem trabalha com a informática diariamente e até mesmo por quem não tem muita familiaridade com os computadores.

Ou seja, os benefícios da informática nas empresas não tem fim, pois a versatilidade que a imensa quantidade de softwares fornece, faz com que qualquer tipo de trabalho seja mais fácil de ser executado.

Relacionados

Técnica SEo

5 técnicas de SEO mais utilizadas

Search Engine Optimization, ou SEO, é um conjunto de técnicas de otimização usada em sites com o objetivo de melhorar o posicionamento do mesmo perante os motores de busca mais utilizados. A melhora na visibilidade do site em mecanismos de busca tem como objetivo principal torná-lo mais conhecido, aumentando também as conversões como o aumento […]