Qual é o fator correto de protetor solar?

Faça chuva ou sol, o filtro solar é um produto que não pode ficar de fora da nossa rotina de beleza. Acompanhe o post e descubra como escolher o FPS ideal 

Quando falamos sobre cuidados com a pele, muitas pessoas acreditam que basta utilizar um hidratante facial para garantir bons resultados com o tempo. Grande engano! Ao longo do dia a dia, será preciso investir em uma série de práticas próprias para manter a cútis sempre jovem e saudável, e a utilização do protetor solar é uma das principais delas. 

Imprescindível, esse componente deve ser utilizado diariamente, tanto em períodos ensolarados quanto nos dias nublados. No entanto, ainda existem pessoas que ficam em dúvida na hora de escolher o fator de proteção do filtro solar. Afinal, é possível investir em uma versão com 15 FPS? Ou o ideal é sempre recorrer às fórmulas com, no mínimo, 30 FPS? 

Se você também se fez essas perguntas, não se preocupe. Hoje, vamos esclarecer essas questões e te ajudar a conquistar muito mais beleza e bem-estar daqui para frente. Para saber mais, acompanhe a leitura e anote as nossas recomendações!

O que é o Fator de Proteção Solar?

Para começar, é preciso entender, de fato, o que é o Fator de Proteção Solar (FPS). Resumidamente, o termo diz respeito ao índice que irá determinar o tempo de exposição de um indivíduo sob os raios solares. 

Para ilustrar, vamos exemplificar. De modo geral, a iluminação solar é capaz de causar o efeito avermelhado na pele desprotegida logo após cinco minutos de exposição. 

Já com o uso de um protetor solar de FPS 30, você conseguirá ficar até 30 vezes mais em exposição sem sofrer esses sinais — o que equivale a 150 minutos. E o mesmo cálculo vale para quando o usuário utilizar os demais índices de FPS, como o de 15, 50, 70 e por aí em diante. 

Em outras palavras, esse número indica quanto tempo você poderá ficar sob o sol com a devida proteção, sem a necessidade de reaplicar o produto. Ou seja, o FPS não quer dizer que o componente será mais ou menos potente, e sim, que ele terá uma ação mais duradoura na pele. Interessante!

Qual o FPS ideal ao escolher um protetor solar?

Na maioria das vezes, o FPS recomendado para todas as pessoas é de 30. Ainda assim, para definir o número certo para você, será preciso conhecer o seu tipo de pele. A dica é sempre observar o rótulo do produto e ler atentamente as informações sobre a fórmula. 

Verifique se o item apresenta ação de combate contra os raios UVB e UVA e, se for de seu interesse, também há a possibilidade de investir em versões que protegem a pele da poluição e da luz azul (aquela emitida por smartphones e computadores).

Como aplicar o filtro solar corretamente?

Além de escolher o FPS ideal para a sua pele, é preciso analisar outras questões importantes e que farão toda a diferença na ação do produto. Uma delas diz respeito à quantidade do componente que deverá ser aplicada. 

Segundo os profissionais da área, o ideal é passar, em média, uma colher de chá de protetor solar em cada parte do corpo — como uma medida para o rosto, outra para cada perna e outra para cada braço. Assim, o corpo inteiro pode exigir até 100 gramas do produto. 

Aqui, também é importante não esquecer das reaplicações. O ideal é que a fórmula seja aplicada a cada duas horas, ou então sempre que o seu corpo suar demais ou você entrar no mar ou na piscina.

Viu só? Após essa leitura, você já sabe como escolher — e usar — o protetor solar corretamente. Daqui em diante, não se esqueça: fique sempre protegido e garanta muito mais saúde e bem-estar. A sua pele agradece!

Relacionados