Natal, uma das datas mais aguardadas de todo o ano, um momento único em que amigos e familiares celebram a vida e a alegria. Mas é claro que não poderíamos esquecer da famosa ceia de Natal, um dos momentos mais esperados, afinal é um dos mais saborosos.
Mas você sabe o que deve ter uma ceia de Natal para ser considerada especial? É isso que veremos a seguir, com as melhores dicas e opções para tornar a sua ceia ainda melhor, confira!
Como surgiu a ceia de Natal?
Mesmo estando diretamente ligada à última ceia antes da Crucificação de Jesus segundo o cristianismo, acredita-se que a ceia de Natal surgiu muito antes da Bíblia e até mesmo do nascimento do cristianismo.
No hemisfério Norte, entre os dias 21 e 22 de dezembro acontece o solstício de inverno, em que ocorre o dia mais longo de todo o ano, uma data que era comemorada por povos pagãos com grandes banquetes.
Na Roma Antiga, também era muito comum celebrações desse gênero para comemorarem o aniversário de Mitra, uma deusa persa muito popular entre a localidade na época em questão.
O dia 25 de dezembro foi oficializado como Natal por volta do ano de 350 após estudos realizados pelo Papa Júlio I em relação ao nascimento de Jesus, mas que também serviu como uma estratégia para enfraquecer as comemorações dos povos pagãos realizados na mesma época e promover a fama do cristianismo para conquistar mais fiéis.
Ao longo dos anos, com a propagação do Cristianismo pelo mundo, cada região foi somando e incorporando seus costumes com a data, dentre elas a tradição Europeia de manter suas casas abertas para recepcionar viajantes e peregrinos durante a ceia.
Quais os costumes de Natal no Brasil?
No Brasil temos diversos costumes típicos da época natalina, e que podemos ver em praticamente todas as regiões do país, dentre elas as Luzes, o Papai Noel, a Ceia de Natal e principalmente os presentes.
Não se possui registro exato de uma tradição natalina que foi implantada por nós, mas podemos ver algumas que são mais comuns no Brasil do que em outros países que também comemoram o Natal, como esperar até a meia noite para comer a ceia.
O que não pode faltar em uma ceia de Natal?
A ceia de Natal é conhecida por uma grande fartura de comida para vários convidados, mas para preparar a ceia perfeita para o seu Natal, é preciso ter apenas os convidados certos e boas receitas para preparar o que você sabe de melhor.
Se você está na dúvida sobre o que preparar para a ceia de Natal desse ano trouxemos algumas opções que certamente vão te ajudar, confira:
- Carnes: as carnes são perfeitas para qualquer tipo de evento, mas ao invés de optar pelo comum da rotina para a ceia de Natal, é melhor utilizar outras opções como leitões, chesters, tenders ou peru, opções com excelentes valores utilizando um Cupom Sadia Kits.
- Bebidas: em plena temporada de verão, as bebidas não podem ficar de fora da sua ceia de Natal, seja um bom vinho ou até mesmo um suco gelado para matar a sede, mas não esqueça de mantê-las geladas.
- Frutas: para não quebrar a cara e esquecer de vez do projeto verão, as frutas podem ser uma boa opção na sua ceia de Natal para manter a dieta controlada e ainda dar um toque de sabor a mais.
- Tábua de frios: se você nunca fez uma tábua de frios para algum evento e pretende inovar nesse Natal, essa é a oportunidade perfeita para mostrar seus dotes decorativos e culinários para montar a sua.
- Panetone: depois da ceia, um docinho sempre cai bem, e nada melhor do que um panetone bem recheado para encerrar com chave de ouro, além de ser uma opção com um excelente custo-benefício para quem procura economizar nesse Natal.
Quais são seus planos para o Natal desse ano? Deixe aqui nos comentários as suas dicas e receitas e não se esqueça de aproveitar todas as dicas para garantir uma ceia cheia de alegria!