Uma das partes mais importantes da boa logística de um negócio é a gestão de compras. Para ter uma empresa bem-sucedida, o controle do fluxo de caixa é essencial, e há muitos fatores envolvidos para gerenciar isso. Por isso, uma das principais preocupações de quem deseja manter o fluxo de caixa é garantir uma boa gestão de compras.
O profissional que cuida da gestão de compras precisa controlar o estoque de produtos da empresa e gerenciar as compras dos insumos básicos. Portanto sem essa pessoa a cargo dessas funções, sua empresa pode ficar sem estoque, sem insumos para trabalhar ou pode acabar comprando esses itens de modo errado.
Por isso vale a pena entender a função do gestor de compras e a importância da gestão de compras para o sucesso do seu negócio. Nesse artigo vamos abordar pontos que te ajudarão a valorizar esse processo na sua empresa, otimizando seus resultados.
O que é e o que faz o gestor?
Todos sabem, ou deveriam saber, que para funcionar uma empresa precisa comprar e vender produtos ou serviços. A saúde financeira do negócio, no fim das contas, depende, de modo resumido, de garantir que o dinheiro que entra seja maior que aquele que sai. Assim é possível conseguir lucro e manter a empresa viva.
Garantir que isso aconteça não é simples e envolve muitos cuidados. Além de todas as ações que devem ser tomadas pela equipe que cuida das vendas de produtos ou serviços, há também a parte das compras. Para existir a empresa tem diversos gastos, dessa forma muitos deles envolvem comprar produtos e/ou serviços.
A empresa pode precisar comprar para revender ou só para manter-se funcionando. Nesse sentido, a gestão de compras precisa ser eficiente para adquirir tudo da melhor forma. O gestor de compras deve saber o que a empresa precisa comprar, entender as quantidades e detalhes dos produtos.
Além disso, ele precisa fazer um bom controle do caixa disponível, procurando os melhores preços e condições de compras. A gestão de compras envolve também se relacionar e negociar com os fornecedores, além de escolher os melhores para fazer negócio.
Por muito tempo essa função não foi considerada muito importante, sendo vista até mesmo como apenas burocrática. Nos últimos anos, no entanto, a gestão de compras tem sido cada vez mais valorizada. À medida em que se percebe a importância de comprar as coisas certas no melhor momento e com bons fornecedores, cresce a importância dessa função.
O que é preciso para ter uma boa gestão de compras?
Antes de qualquer outra coisa, o gestor de compras precisa entender muito sobre o negócio com o qual ele irá trabalhar. Isso é muito importante pois só assim ele será capaz de atender bem as necessidades da empresa.
Além de conhecer bem os processos do negócio, a pessoa que faz a gestão de compras deve se relacionar bem com os diferentes setores da empresa. Fazendo isso, esse profissional será capaz de entender o que e quando cada setor precisa. Se relacionar bem ajudará a evitar problemas de comunicação que podem se tornar problemas financeiros para a sua empresa.
Algumas habilidades que um gestor de compras deve ter são: atenção aos detalhes, organização, método, se comunicar bem, saber lidar com prazos e prestar contas. Não só disposição e paciência para negociar com os fornecedores, como também curiosidade para pesquisar preços com diferentes empresas e saber fazer contas de modo organizado também são importantes.
Caso a pessoa a cargo da gestão de compras saiba trabalhar com planilhas, isso pode otimizar muito o trabalho. Para isso pode ser necessária formação básica de informática e alguma habilidade na área. Não é obrigatório ter uma formação superior para atuar na área, mas alguns cursos e capacitações podem agregar valor ao seu trabalho.
Como otimizar a gestão de compras?
Um dos maiores passos para otimizar a gestão de compras da sua empresa é ter atenção ao controle rigoroso de entrada e saída de produtos. De forma que esse controle é central para garantir o equilíbrio financeiro do negócio. Dessa forma é preciso atenção ao fluxo de caixa e aos gastos da empresa.
Uma estratégia interessante pode ser adotar medidas e fazer campanhas para evitar o desperdício de materiais nos diferentes setores. Fazendo isso gasta-se menos com compras.
Outro ponto a trabalhar é padronizar os insumos que irá adquirir. Todos os setores devem especificar em detalhes o que comprar. É preciso passar esses detalhes aos fornecedores e garantir que os produtos enviados estejam de acordo com o especificado.Cuidar dos padrões ajuda a manter os parâmetros de qualidade na prestação do serviço ou na venda de produtos do seu negócio.
Portanto, invista na otimização da gestão de compras se você deseja ter uma empresa saudável e que possua padrões de qualidade ótimos. Esse é um passo essencial para o sucesso e prosperidade da sua empresa, sem nenhuma dúvida.