SEO Local para Empresas: Por que seu negócio precisa de SEO

Pegue seu telefone, abra o Google e procure o “melhor restaurante italiano”. O que você vê? Os melhores resultados geralmente não são os melhores locais italianos em Lisboa — e provavelmente não fazem parte de uma franquia massiva. Eles são frequentemente restaurantes locais em sua cidade que estão perto de onde você está agora. Esse é o poder do SEO local. Como sua pequena empresa pode usar o SEO local para se antecipar à concorrência online? Continue lendo para saber mais sobre como as agências de SEO em Portugal e no Brasil estão ajudando as empresas locais a dominar as pesquisas no Google!

O que é SEO local?

A otimização do mecanismo de busca local faz parte da otimização do mecanismo de busca (ou SEO) que se concentra em melhorar a visibilidade de uma empresa local nos resultados locais do mecanismo de busca. Os resultados que aparecem nos resultados de pesquisa locais normalmente respondem a uma pergunta “perto de mim”, o que significa que um pesquisador está procurando algo “em [CIDADE]”— ou o mecanismo de busca entendeu que havia restrições geográficas à pesquisa.

Usando estratégias locais de otimização de pesquisa, as empresas podem melhorar sua visibilidade nesses resultados locais de pesquisa para termos relacionados ao seu negócio e seus produtos ou serviços.

Por que o SEO local é importante para pequenas empresas?

Quase metade de todas as consultas do Google hoje são pesquisas locais. Mesmo quando alguém realiza uma pesquisa diária típica, as chances de que o Google mostre às empresas locais próximas permanecem altas.

Por que isso é importante para as pequenas empresas? Bem, de 2017 a 2019, o Google relatou um aumento de 900% nas pesquisas que envolveram a frase “perto de mim hoje/hoje à noite”. Na tentativa de melhor atender às necessidades de seus pesquisadores, o Google começou a fornecer mais resultados para pesquisas relacionadas geográficas com base em:

  • Proximidade
  • Relevância
  • Proeminência

Isso significa que, se sua empresa está perto de onde alguém está realizando sua pesquisa, oferece serviços ou produtos que pode estar procurando e tem listas de negócios locais otimizadas, então é mais provável que você seja encontrado por potenciais clientes on-line. Ter a ajuda de um consultor especializado em SEO é provavelmente a melhor maneira de fazer seu negócio crescer em pouco tempo.

Quais são os benefícios do SEO local?

Além de ter melhor visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de busca do Google (SERPS), investir em SEO local tem outras vantagens para pequenas empresas.

Uma solução de marketing econômica

Embora exija tempo e esforço para gerenciar suas informações de negócios em diretórios online, você normalmente pode configurar listagens de negócios locais em toda a web gratuitamente com ferramentas como Google My Business e Facebook, o que torna o SEO local uma opção mais econômica para publicidade on-line.

Ajuda os clientes locais a encontrá-lo

72% dos consumidores que procuram por um negócio local visitam uma loja dentro de cinco milhas.  Então, se você está sendo encontrado em resultados de pesquisa locais ou no Google Maps, há uma chance aumentada de capturar novos clientes para o seu pequeno negócio.

Chega aos clientes que estão prontos para comprar

80% das pesquisas locais que são realizadas em dispositivos móveis se convertem em vendas. Isso pode ser atribuído ao fato de que o SEO local coloca você na frente do cliente no exato momento em que eles estão procurando por um produto ou serviço, tornando-os muito mais propensos a comprar ou pelo menos perguntar por mais informações.

Entrega tráfego de pesquisa mais qualificado

A pesquisa local pode ajudar a eliminar os pesquisadores que provavelmente não irão entrar em contato com seus negócios. Isso não é porque os mecanismos de busca estão fazendo um esforço conjunto para esconder as empresas dos clientes, mas porque eles querem fornecer resultados locais relevantes com base na proximidade e na intenção. Então alguém que está a 80 km de distância provavelmente não verá sua empresa de óleos essenciais aparecer na busca, mas um que está a apenas 8 km de distância o veria.

Como as pequenas empresas podem usar o SEO local?

As ações que sua pequena empresa pode tomar para aumentar a visibilidade nos SERPs locais são mais simples do que você imagina. Aqui estão algumas das maneiras mais fáceis de melhorar seus esforços de SEO locais.

Criar citações locais precisas e consistentes

Citações locais são casos em que o nome, endereço e número de telefone da sua empresa são mencionados on-line — por exemplo, uma listagem de negócios local. Não importa onde você adicione citações locais na web, certifique-se de que suas informações estão corretas e usadas em um formato consistente todas as vezes. Isso ajuda os mecanismos de busca a confiar em seus dados.

Liste seu negócio em diretórios locais online

A criação de listagens de negócios locais nos principais mecanismos de busca e diretórios de negócios online como Google My Business, Yelp, Yext, Bing Places e Facebook torna mais fácil para os mecanismos de busca verificarem se sua empresa é legítima e que seus dados estão corretos. (Novamente, certifique-se de que seus dados são precisos e consistentes!)

Configurar e manter um perfil do Google My Business

Ao criar um perfil do Google My Business para sua pequena empresa, você pode enviar suas informações de negócios diretamente ao Google Search e ao Google Maps. Sem mencionar que estar no Google My Business permite monitorar avaliações de negócios no Google, fazer atualizações rápidas em suas horas e até mesmo acompanhar os clientes através de recursos como o Google Posts.

Responda regularmente às avaliações (Boas e Ruins)

Tirar um tempo para responder às avaliações on-line mostra aos clientes que você se importa e pode ser um sinal positivo para o ranking de pesquisa local. Embora obter mais avaliações de negócios possa exigir algum esforço, uma vez que você começar a recebê-las, você deve estar pronto para responder – independentemente de as avaliações serem positivas ou negativas.

Adicione conteúdo hiper local ao seu site

Incluir palavras-chave locais na cópia do seu site pode ter um grande impacto. Especificamente, ter identificadores de negócios como “dentista em [CIDADE, RUA]” incorporados no conteúdo do seu site pode ajudar os mecanismos de busca a entenderem melhor não apenas o que você faz, mas também quais áreas locais você atende. Isso significa que é mais provável que você apareça se alguém na sua área procurar por “dentista perto de mim”.

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