Saiba como identificar a qualidade de suas joias

Conheça alguns métodos simples para verificar a autenticidade e qualidade das joias que tem em casa

Desde os primórdios de nossa história, as joias são acessórios desejados e cheios de representatividade. São uma tendência atemporal, pois sua relevância é citada até nos registros mais antigos da humanidade.

As joias, além de exuberantes, são peças duráveis, mesmo as mais delicadas, devido à qualidade do material que são feitas. Por isso, até hoje são muito procuradas e o desejo de muitas pessoas. 

Devido a essa demanda que não para de crescer, o aumento de joias falsificadas atingiu um ponto crítico. Quando nos deparamos com um anel dourado, prateado ou uma pedra preciosa, por exemplo, é difícil de certificar se a peça é realmente verdadeira e tem a qualidade característica das joias.

Ter essa certeza é fundamental, visto que é muito comum encontrar pessoas que compraram algum acessório dito como ouro, prata ou platina e depois descobriram que se tratava de uma peça falsa. Para os que não são entendidos do assunto, é difícil diferenciar uma peça verdadeira de uma falsa.

Mas isso não quer dizer que seja impossível. Existem métodos simples que podem nos ajudar a verificar a qualidade dos acessórios que compramos como joias e se são ou não verdadeiras.

Continue a leitura e aprenda como fazer isso.

Identificando a qualidade dos metais

Verifique o selo

O método mais simples de identificar a autenticidade de uma joia é verificar o selo e a marca do acessório. Nele, está descrita a quantidade de metal nobre contida na peça. 

Confira a lista de classificação dos selos:

  • Ouro: 375, 500, 583, 585, 750, 916, 958, 999;
  • Prata: 800, 830, 875, 925, 960, 999;
  • Platina: 850, 900, 950, 999;

Estes números, indicam a porcentagem de metal precioso na joia. Exemplo: Ouro 958 – 95,8% de todo metal contido na peça é ouro.

Esses selos, geralmente ficam na parte de dentro dos anéis e na parte de trás dos brincos, pingentes e outras peças. Basta procurar que você acha. Se não encontrar, existem outros métodos para certificar a qualidade da joia.

Use um imã

Metais nobres não são atraídos pelo magnetismo e cobrir aço ou outros metais ferrosos com uma leve camada de metal precioso é muito comum. Por isso, um ímã pode te ajudar na hora de identificar a qualidade da joia. 

Se a peça for atraída, já sabe, é metal ferroso. Esse teste também pode ser feito no momento da compra caso você não conheça a loja/marca, pois um pequeno ímã dá conta do recado. 

E as pedras, como identificar a qualidade?

Também é muito comum encontrar peças com pedras que não são preciosas, mas foram vendidas como joias, infelizmente. Quem não é um joalheiro dificilmente consegue identificar uma pedra falsa só observando, é preciso de algumas medidas para se certificar.

Veja como fazer isso nas principais pedras preciosas.

Diamante

O diamante é o melhor condutor térmico conhecido, isso quer dizer que sua temperatura se altera com muita facilidade. Por isso, as pedras verdadeiras não embaçam. O teste é simples, basta aquecer seu polegar e colocá-lo sobre a pedra ou apenas baforar nela. Se for verdadeira, o “embaçado” vai desaparecer muito rápido, se for falsa continuará embaçada por um tempo.

Esmeraldas

A esmeralda possui condutibilidade contrária à do diamante, ou seja, dificilmente se aquece ou troca de temperatura. Por isso, para identificar se uma pedra é realmente esmeralda, basta tocá-la por um tempo. Depois disso, ela deve continuar fria, se esquentar muito provavelmente não será uma esmeralda verdadeira.

Pérolas

Essas “bolinhas” brancas são sempre muito caras. Portanto, o primeiro teste é o preço, se for muito abaixo dos valores praticados em outros lugares provavelmente será uma falsificação.

Além disso, as pérolas não possuem uma superfície completamente lisa, elas têm uma certa rugosidade. Por isso, você também pode avaliar a qualidade delas usando os dentes. 

Quando você morde uma pérola verdadeira, sente os dentes rangerem e a sensação de como se estivesse mordendo um grão de areia. As pérolas falsas são lisas, se você morder não sentirá nada.  

Pronto! Agora você sabe como identificar a qualidade de suas joias. Se você não encontrar o selo dos metais, o teste do imã não der certo ou tiver algumas pedras que não citamos, o correto é procurar ajuda de um especialista. Assim, você saberá se o que tem em casa é realmente valioso e de qualidade.