A limpeza dentária, ou a profilaxia, é um procedimento realizado em um consultório odontológico por um dentista. Ela serve para fazer a remoção da placa bacteriana e o tártaro dos dentes.
Mesmo que você tenha uma higiene bucal impecável, periodicamente é recomendado realizar a limpeza dentária em um consultório, pois com ela será capaz de remover as sujeiras que a escova e o fio dental não conseguiram na higienização diária.
Por isso, é recomendado que esse tipo de limpeza seja feita uma ou duas vezes ao ano. Caso você tenha acúmulo de placa bacteriana, ou use aparelho de porcelana, converse com o dentista sobre a melhor frequência para o seu caso.
As técnicas utilizadas para realizar a limpeza irão depender da necessidade de cada paciente. Nos casos mais extensos, onde a raiz é atingida, pode ser necessário realizar uma raspagem periodontal.
Já o procedimento de limpeza mais simples, podem ser divididos em quatro categorias:
- Tartarectomia;
- Jato de bicarbonato de sódio;
- Escovação profissional;
- Aplicação de flúor.
A indicação do procedimento mais adequado irá depender da avaliação de um dentista, principalmente se você utiliza lente de contato nos dentes.
Como é realizada a limpeza dentária profissional?
O primeiro passo realizado na limpeza em um consultório é a remoção dos flocos de tártaro com a ajuda de ferramentas para raspagem.
Após todo o tártaro ser removido, o dentista utiliza um jatinho com bicarbonato de sódio para eliminar o restante da placa bacteriana, deixando a superfície dos dentes preparada para receber a escovação feita por uma escova profissional.
Por último, é realizada a aplicação do flúor, de acordo com a necessidade indicada para cada paciente. É recomendado não ingerir alimentos ou bebidas até meia hora depois da aplicação do flúor.
Mitos e verdades sobre a limpeza dentária profissional
Para muitas pessoas é comum procurar um dentista somente quando sente algum tipo de incômodo ou de dor. Entretanto, esse tipo de ação pode ser um grande erro, pois muitos problemas podem ser evitados ao realizar visitas periódicas.
Em uma visita de rotina ao dentista, ele pode identificar a sua necessidade de utilizar um aparelho dental invisível ou de realizar uma limpeza dentária. Esse tratamento pode evitar problemas como: cáries, tártaro, sangramento gengival e até mesmo a perda dos dentes.
Muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre esse tipo de tratamento, por isso, separamos a seguir alguns mitos e verdades sobre ele.
- A limpeza é dolorosa?
A limpeza dentária não é um procedimento doloroso, principalmente quando realizada regularmente.
Caso o paciente tenha histórico de sensibilidade ou inflamação gengival, pode ser que ele sinta um pequeno desconforto. Portanto, é um mito.
- A limpeza deve ser feita regularmente?
Não há uma regra rígida que dite a frequência da limpeza, pois isso irá depender da condição bucal de cada paciente.
Entretanto, os dentistas recomendam que ela seja feita de seis em seis meses. Assim, essa é uma verdade.
- É normal ocorrer sangramento durante a limpeza?
O sangramento durante a limpeza não é considerado normal, embora possa ocorrer em pacientes com problemas bucais, como a gengivite.
Em pacientes com boa saúde bucal, o sangramento não costuma acontecer. Sendo assim, é um mito.
- A limpeza pode ser feita por pessoas de qualquer idade?
As visitas regulares ao dentista devem ser feitas desde os primeiros meses de vida. O que muda são as técnicas realizadas em cada idade.
Desta forma, a limpeza dentária é recomendada para todas as idades, só mudam as técnicas. Portanto, é uma verdade..
- Pessoas que usam aparelho não podem fazer a limpeza?
O paciente que utiliza um aparelho alinhador ortodontico invisivel preço deve ter um cuidado ainda maior com a higiene oral. Isso porque o aparelho pode acumular tártaro e placa bacteriana.
Por isso, a limpeza dentária em um consultório é fundamental para a saúde bucal desses pacientes. Conclui-se então que é um mito.
Com qual frequência deve ser feita a limpeza dentária?
A limpeza dentária profissional é um procedimento preventivo capaz de evitar o aparecimento de cáries, inflamações, mau hálito e sangramentos gengivais. Dessa forma, é possível evitar que problemas como esse se agravam.
A frequência com que ela deve ser realizada irá depender da situação de cada paciente, onde o uso de lentes para dentes, por exemplo, pode influenciar o tempo entre uma limpeza e outra.
Somente um dentista profissional será capaz de avaliar cada caso e definir um período entre um tratamento e outro. Diante disso, não hesite em agendar uma consulta e tirar todas as suas dúvidas antes de realizar o procedimento.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.