O marketing digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas. Por conta disso, ele possui enorme relevância para criar e fortalecer as identidades visuais. O crescimento e a expansão do marketing ocorrem junto com os avanços da tecnologia.
Os meios onde as pessoas obtêm produtos e serviços mudaram nas últimas décadas. Em vez de buscar suas coisas presencialmente, muitas pessoas optaram pelas prateleiras digitais na hora de comprar algo.
Isso ficou muito claro em 2020, quando começou a pandemia do covid-19. Uma pesquisa da EBIT/Nielsen, em parceria com a Elo, mostrou um crescimento de 47% no faturamento de produtos vendidos na web. Qualquer pessoa que não se adaptou a essa realidade certamente teve um déficit ou, pelo menos, parou de faturar.
Vários setores observaram essa alta tendência, incluindo hotelaria, viagens e turismo. Por conta disso, eles passaram a investir pesado em estratégias de marketing de conteúdo. Ao longo deste texto, você entenderá como o marketing digital fortaleceu o setor hoteleiro durante a pandemia.
Obediência a OMS
Como o planeta está sofrendo com uma pandemia, é preciso que todos os locais sigam as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), inclusive o setor hoteleiro.
Portanto, para que houvesse um crescimento durante esse período pandêmico, os hotéis tiveram que adotar distanciamento social, exigência de máscaras, medição de temperatura, álcool em gel, entre outras coisas.
Qualidade dos hotéis
Mesmo com os melhores métodos de marketing digital, se o hotel não tiver qualidade, os resultados não serão os melhores.
Por conta disso, antes de iniciar qualquer divulgação, certifique-se de oferecer ao seu possível cliente a melhor experiência que alguém pode ter. É necessário garantir conforto, segurança, limpeza, bom atendimento, lazer e outros serviços de qualidade. Isso vai agregar muito à experiência de seu hóspede.
Além disso, é muito importante conhecer a sua persona. Dessa forma, você saberá o perfil de seu público-alvo e conseguirá satisfazer as expectativas dos clientes. Quanto mais o hotel conhecer a persona, maior a chance dele fidelizar o seu cliente ideal. Esse conhecimento foi crucial para o crescimento do setor hoteleiro em 2020.
Apresente um diferencial
Outro ponto que contribuiu para o sucesso do setor hoteleiro foi a famosa “experiência única”. A razão para isso é simples: proporcionar um momento singular é o que mais atrai os hóspedes.
Normalmente, os clientes dão preferência a lugares que ofereçam algo único, tipo uma visão mais bonita, uma refeição exclusiva do hotel, área de lazer com atração exclusiva ou até mesmo uma piscina.
Seja qual for o seu diferencial, tenha certeza que sua persona o conhece e poderá experimentá-lo. No fim das contas, o melhor marketing será feito pelos seus próprios clientes, pois eles indicarão o seu hotel para outras pessoas. Com isso, o seu negócio ganhará credibilidade e um crescimento orgânico.
Monte um bom site
Ter um bom site colaborou muito para o sucesso dos hotéis em 2020. Antes de fazer uma reserva, as pessoas geralmente acessam o site do hotel. O tempo médio de acesso é de seis minutos, portanto, esse é o tempo disponível para conquistar um possível cliente na web.
Por conta disso, as ofertas do site devem ser atrativas, as imagens do site devem ser usadas e as descrições do site devem ser de fácil leitura. O cliente deve receber essas informações de forma ágil e com muita qualidade.
Para criar um bom site, talvez contratar uma agência de marketing digital seja a melhor opção. Como ela tem os recursos necessários, essa agência pode aplicar boas estratégias de marketing e alavancar o seu hotel.
Investir em SEO é muito importante
Outra estratégia crucial para qualquer negócio é o investimento em SEO. De acordo com um relatório do Google, 31% das pesquisas por hotéis vêm pelas buscas desse site. Desse total, metade tem a ver com buscas locais.
Basicamente, se um possível cliente faz uma busca por um hotel no bairro ou cidade que você trabalha, o seu hotel deve estar nas primeiras buscas do Google. Essa posição de destaque é crucial para o crescimento do seu negócio.
Aliado a uma boa estratégia de marketing de conteúdo, um bom trabalho de SEO elevará o seu hotel nas páginas do Google. Com isso, mais pessoas entrarão em seu site e ficarão curiosas em conhecer o seu hotel. Dessa forma, você ganhará mais clientes com o passar do tempo.