Quais são as armadilhas mais comuns para proprietários de pequenas empresas e como evitar aproveitar ao máximo os erros que você comete para fazer seu negócio crescer e crescer!
1. A falta de um plano
O erro mais comum das pequenas empresas é a falta de um plano, especialmente se for uma pequena empresa familiar onde todos conhecem seus papéis e responsabilidades experiencialmente, a ideia de um plano adequado e organizado não passa.
Por mais desnecessário ou evidente que o plano possa parecer para você, é o que distingue as pequenas empresas que crescem daquelas que permanecem pequenas.
Como evitar: Abra um arquivo agora e escreva seu plano. Qual é a sua meta para a próxima semana, ano, ano e 5 anos depois. Quais são os seus pontos fortes e fracos? Quais são as oportunidades de seu negócio neste momento e o que está ameaçado.
Esboce o perfil do cliente ideal e anote os pontos (físicos e eletrônicos) que irá encontrar. Pense na visão do seu negócio, em quais mercados você gostaria de expandir. A visão “Cresce” para Pequenas Empresas e lhes dá asas.
2. Zero ou pouco investimento em marketing
Talvez seja um dos erros mais importantes das empresas de sapatos femininos. Muitas empresas não investem dinheiro, investem fundos esporádicos ou insignificantes no desenvolvimento e promoção de seus negócios.
O investimento é de fato o investimento sistemático de uma verba em marketing é o que o distingue da concorrência. Irá promover o seu produto ou serviço, aumentar a sua reputação e, claro, aumentar as suas vendas e quota de mercado.
Como evitá-lo: procure uma boa empresa de marketing e siga em frente trabalhando em seus objetivos. Não procure alguém que lida apenas com sua mídia social ou site, mas alguém que entenderá sua visão e trabalhará para chegar ao topo. Também esteja preparado para investir uma boa quantia de dinheiro, porque ninguém o levará a sério a menos que você o leve a sério.
3. Construir a equipe errada
A maneira mais segura de arruinar um negócio é com as pessoas erradas ou a equipe errada. Muitas pessoas chegam a um acordo com o seu pessoal sem ficarem contentes e acreditam que a escolha das pessoas não é tão importante, desde que “o trabalho acabe”.
Sua equipe, os funcionários, os associados e todas as pessoas que trabalham em sua empresa são o fator chave que determina o seu futuro. Sua equipe representa sua imagem, irradia seus objetivos e o leva ao sucesso ou ao fracasso.
Como evitá-lo: Crie uma cultura forte e clara em seu negócio. Use sistemas e mecanismos para que eles possam segui-los, esclarecer responsabilidades, distinguir funções e falar sobre os objetivos da empresa e os deles. Analise suas expectativas em relação a eles.
Ao contratar um novo membro, preste mais atenção em seu caráter do que em seus graus e experiência. Ele pode aprender muito no trabalho, mas nunca será capaz de mudar sua mentalidade. O critério mais importante ao contratar um novo membro é certificar-se de seu caráter.
4. Você não melhora ou faz crescer o seu negócio
Todo negócio precisa descobrir caminhos e melhorar a cada dia. E toda pequena empresa tem que crescer pouco a pouco a cada vez.
Ninguém gosta da estagnação e, claro, se você deixar de se interessar em como pode se tornar melhor e oferecer “algo” a mais, seus clientes irão encontrar a empresa que o faça. A melhoria contínua é a chave para o sucesso.
Como evitar: Certifique-se de que você e sua equipe sempre encontram algo pequeno que vai fascinar seus clientes. E não se esqueça de que a melhoria começa com você.
Um roteiro que você fará, um livro que você lerá ou uma nova maneira de fazer um ato diário lhe dará um novo fôlego. Certifique-se de manter sua equipe neste ritmo, dando-lhes motivação para melhorar a cada vez e claro… Dê um bom exemplo!
5. Você não entende o que seus clientes desejam
Quando você não consegue entender qual serviço ou produto seus clientes desejam, você não pode atendê-los. E se você não tem clientes, você não tem um negócio. Muitas vezes, as pequenas e médias empresas não fornecem o que seus clientes desejam.
E, na maioria das vezes, isso não se deve ao fator econômico, mas sim à incapacidade do empresário de ouvir e entender os desejos de seus clientes.
Como evitá-lo: pergunte a eles! Ouça com atenção as reclamações de seus clientes, porque é exatamente aí que estão os pontos fracos de seu negócio e os pontos que você precisa corrigir.
Cada cliente insatisfeito é uma ocasião para melhorar o seu negócio. O maior segredo para o sucesso comercial definitivo: Procurando produtos e serviços para seus clientes, não procurando clientes para seus produtos.
6. Ignore seus pensamentos.
Ignorar as ideias e os dados que sua empresa oferece é como dirigir de olhos fechados. Quantos clientes pararam de escolher você, quanto dinheiro você precisa investir para conseguir um novo cliente, exatamente quanto custa o seu produto, quantos novos clientes você precisa para atingir seu objetivo, são algumas das questões cujos resultados são especialmente importantes para o curso do seu negócio
A coleta e análise de dados ajudam você a melhorar sua empresa e a usar mecanismos mais eficientes.
Como evitar: Defina um horário na semana em que você passará 1 ou 2 horas coletando e editando seus números. Você não precisa manter arquivos difíceis ou complicados, desde que possa responder às perguntas acima para poder tornar seu negócio mais lucrativo.
Se você não sabe quanto dinheiro precisa investir para conseguir um novo cliente, não poderá calcular quanto dinheiro precisa para dobrar seu faturamento.