Saiba como investir na chamada decoração vertical. Quando pensamos em decoração, há uma diversidade enorme de opções, cores, texturas, objetos e funcionalidades. A escolha de cada um desses itens, porém, deve considerar tanto o ambiente quanto os moradores.
Afinal de contas, de nada adianta investir em modelos que não ornam com o estilo da casa. Em se tratando de decoração vertical, isto é, aquela que pode ser aplicada às paredes, isso não poderia ser diferente.
Para facilitar, separamos algumas sugestões de diversos itens que fazem toda a diferença quando se trata desse tipo de decoração. Seja qual for o cômodo escolhido, essas peças trarão mais personalidade à sua casa.
Decoração vertical: itens para adornar as paredes
Adesivos
Muito usados nos quartos de crianças e adolescentes, os adesivos são objetos autocolantes que ajudam a personalizar as paredes. Para além dos modelos de bichinhos e super-heróis, há também quem use adesivos com formatos geométricos ou com frases de impacto para fazer uma decoração vertical.
Cabideiro decorativo
O cabideiro também pode ser transformado em item decorativo de parede. São modelos de penduradores que trazem um charme especial ao ambiente e, de quebra, ainda ajudam na organização.
Espelhos
Para além de ajudar na nossa arrumação pessoal, os espelhos também podem integrar a decoração da nossa casa quando dispostos nas paredes. Peças maiores, por sua vez, ajudam a aumentar a luminosidade e a dimensão espacial — o que é excelente para ambientes com tamanhos reduzidos, como salas de estar.
Fotografias
Recordar é viver! Pensando nisso, nada melhor que trazer para fora dos álbuns as recordações em forma de imagens, isto é, as fotografias. Você pode criar um grande quadro com retratos ou mesmo criar uma composição com fotos em molduras penduradas na parede.
Luzes de LED
Se você deseja alterar a iluminação de um cômodo, uma alternativa é a implantação de luzes de LED. Elas dão um efeito todo diferenciado e podem ser aplicadas diretamente na parede através dos pontos de luz.
Nichos
Para organizar e decorar, os nichos pendentes são um excelente investimento. No quarto das crianças, eles podem abrigar bichos de pelúcia e brinquedos, ao passo que, na sala, podem armazenar livros e pequenos objetos decorativos.
Papel de parede
Quer inovar as paredes sem ter que pintar? A aplicação de um papel de parede pode ser uma ótima solução! Há uma diversidade de modelos que, com certeza, vão trazer uma nova cara à sua casa.
Pinturas
Não é apenas nas mansões de novela e nos museus em que é possível encontrar pinturas. As paredes da sua casa também podem abrigar obras de arte, desde que mantenham a harmonia do ambiente. Na hora de escolher, lembre-se de valorizar os artistas regionais e nacionais.
Prateleiras
Assim como os nichos, as prateleiras também são ótimos itens para decorar as paredes, sem abrir mão da organização. Livros, CDs, porta-retratos, relógio e coleções de objetos pessoais são exemplos de itens dispostos em prateleiras.
Quadros
Os quadros são acessórios de decoração amplamente usados em paredes e dão um charme especial a diferentes ambientes. O bacana é optar por modelos que tenham a ver com os moradores, de modo a revelar a personalidade de cada um.
Jardim vertical
Se você tem em casa uma varanda com uma parede vazia pode investir em um jardim vertical. A estrutura com plantas que fica disposta na parede pode tanto ser natural quanto artificial — nesse caso, pode ser colocada até dentro de casa, em um lugar menor.
Revestimento tipo lousa
Já imaginou poder escrever na parede e apagar depois, sem os riscos de ficar manchado? Esse é um dos objetivos do revestimento tipo lousa, uma opção para quem é supercriativo, gosta de desenhar ou simplesmente quer inovar na decoração da parede.