Conheça as 5 técnicas que farão a diferença na sua rotina de aprendizagem
Memorizar a matéria, o estudo e tudo que foi aprendido nem sempre é uma tarefa fácil. Mas se você está fazendo preparação para residência médica, vestibulares e até concursos militares ou públicos, ter um bom entendimento do conteúdo é fundamental.
Sabemos que decorar é complicado para muitas pessoas. Afinal, a famosa “memória fotográfica”, em que a pessoa consegue fixar o conteúdo somente olhando as páginas, é um caso raro.
De acordo com uma matéria feita pela Revista Exame, somente 1% da população passou no teste da memória visual. Ou seja, os outros 99% precisam encontrar maneiras diferentes para memorizar o assunto.
5 técnicas para melhorar a fixação do conteúdo estudado
Antes de começar a ler sobre as técnicas, vale lembrar que não é só guardar fórmulas, datas e conceitos. É preciso, sim, decorá-los, mas também saber como aplicar nas questões. É necessário entender e usar da melhor forma possível cada matéria, para que o resultado nas provas seja positivo.
Concentração: tenha um momento de estudo de qualidade
Quando você for assistir às aulas, ler os livros ou resolver as questões, faça o possível para ter o máximo de concentração. Se começarmos a estudar com a mente ou o corpo despreparados, corremos o risco de perder horas, já que não estamos totalmente focados.
Tire tudo que possa roubar sua atenção, como televisão ligada, livros, celular ou computador. Além disso, esteja bem alimentado e descansado. Isso é fundamental para que o estudo renda mais e o cérebro esteja totalmente aberto para receber o conteúdo e decorá-lo com mais facilidade.
Leitura em voz alta
Outra técnica muito comum e que ajuda na memorização é o ato de ler em voz alta. Fazer isso ajuda no aprendizado, pois, segundo especialistas da área da educação, quando ouvimos algo, o assunto permanece por mais tempo na nossa memória.
Por isso, quando for ler uma matéria, faça isso em voz alta. E, se achar interessante, grave o conteúdo, pois quando for estudar de novo, pode ler e acompanhar com a gravação. Além disso, você pode ouvir enquanto estiver no banho, no transporte público e até mesmo dirigindo, fazendo com que sua mente absorva o conteúdo diversas vezes.
Acrônimos e associações
Se você já tentou várias vezes decorar algo e ainda não conseguiu, que tal fazer uma associação com algo do seu dia a dia? Simplifique a fórmula ou a nomenclatura associando algo como siglas e até mesmo uma música.
Um exemplo clássico são os planetas do sistema solar. Você pode usar uma frase como “Minha Vó trouxe meu jantar: sopa, uva e nozes”. As iniciais de cada palavra são a ordem dos planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
Faça simulados
Uma dica clássica, mas, ainda assim, uma das mais eficazes para quem faz provas e concursos é fazer exercícios. A prática é uma etapa fundamental para decorar o que foi lido, ouvido ou assistido.
Por isso, quando acabar de estudar um conteúdo, busque exercícios ou simulados relacionados a ele e coloque os conhecimentos em prática. Dessa forma, seu cérebro irá fixar melhor a matéria e você ainda entenderá como são as abordagens daquela matéria em uma prova.
Lembre-se das pausas
Quando estamos em uma rotina de estudos para provas e exames importantes, é normal querermos passar o dia inteiro focados nos estudos. Mas lembre-se de fazer pequenos intervalos ao longo do dia.
Estudar é fundamental, mas, caso você não descanse, o seu cérebro em algum momento irá enfrentar dificuldades para se concentrar e, com isso, seu rendimento diminui. Então, faça pausas estratégicas ao longo do dia. Seja quando terminar um assunto e for começar um novo, depois de algumas horas de estudo ou até mesmo quando perceber que está com dificuldade de concentração.
Deixe seu corpo e sua mente saudáveis, coloque as dicas de memorização em prática e, o mais importante: lembre-se de ter paciência com você mesmo durante todo o processo.