4 coisas que a energia solar não faz

Investir em energia solar hoje em dia tem sido uma grande novidade. Em dias de grande calor, nós estamos fazendo um bom uso dos raios solares de maneira sustentável.

Sendo usada em casas, indústrias, comércios e até mesmo em áreas rurais, as placas solares estão ganhando muito espaço. Quem não gostaria de um desconto na conta de energia, hein?

Pois é! A proposta da energia fotovoltaica é de ser uma energia alternativa, renovável e limpa, e acima de tudo, ser econômica.

Assim, vamos então tentar entender como este modo sustentável de aproveitar o sol funciona.

O que é energia solar?

De fato, a energia solar vem sendo muito utilizada nos últimos dias. Como a luz solar é a fonte de energia, não há fim! 

Podemos usar essa energia como uma geração de eletricidade e também para aquecimento de água. Dessa forma, vamos tentar entender de maneira mais prática como a luz solar é usada a nosso favor.

De fato, a luz do sol é captada por painéis solares, as famosas “placas solares”. Nelas acontece uma transformação dos raios solares em corrente elétrica.

Nada muito complicado, não é mesmo? Em resumo, as placas recebem os raios solares e os transformam em energia elétrica.

4 coisas que a energia solar não faz

Assim sendo, devemos levar em conta algumas coisas que a energia solar não faz. Nesse artigo, vamos abordar 4 situações em que este modo de energia pode não ter utilidade.

Coisas como não poupar do pagamento da energia, bem como não produzir energia elétrica a noite, durar para sempre. Entre essas coisas, vamos entender também como pode acontecer de os eletrodomésticos sofrerem danos através dessa energia.

Exime da conta de luz

Primeiramente, fazer o uso desse tipo de energia não vai te livrar de pagar contas de energia! Assim, quando não há o contato das luzes solares com as placas a noite, a casa continuará usando energia comum.

Mas é certo que existe um desconto para aqueles que possuem placas solares. Assim, eles recebem um crédito pela energia que enviaram à rede elétrica durante todo o dia.

Assim, não pense que usando energia solar não chegará boletos em sua casa! Então, aproveite os descontos oferecidos por essa fonte de energia, mas com consciência!

Produz energia solar à noite

Como diz o nome, essa energia precisa de raios solares. É impossível gerar energia se a luz solar não atingir as placas.

Desse modo, os painéis que estão debaixo de sombras não produzem energia elétrica. Os painéis funcionam bem em tempos nublados e nebulosos, mas jamais sem luz.

Nesse sentido, como foi dito no tópico passado, à noite as placas não produzem energia elétrica. Deste modo, fazendo com que pela noite se utilize energia comum.

Dura para sempre

Os painéis solares têm uma garantia de vida útil. Certamente, ele não durará para sempre, pois sua garantia é de 25 anos. É possível ainda que chegue a durar até 50 anos!

Após os 25 anos de garantia, há uma perda de 20% de eficiência na produção da energia.

Sobretudo, 25 a 50 anos é muita coisa. Aliás, muitos distribuidores oferecem ofertas baratas para que possa ser feita a manutenção das placas.

Inclusive, atualmente é possível fazer a limpeza das placas, e muitos se especializam nessa área para poder te atender com maior acessibilidade.

Protege os eletrodomésticos de danos

Os picos de energia causados pela energia comum podem trazer danos aos eletrodomésticos. No entanto, a energia solar não te protege desta possibilidade.

Contudo, é necessário ter um equipamento de proteção, chamado string box, que é capaz de detectar algumas falhas e irregularidades. Nesse sentido, os aparelhos eletrônicos são desligados automaticamente com esse equipamento.

O string box funciona como um painel elétrico. De fato, tem fusíveis, base porta fusível, os DPS’s, chaves e disjuntores.

Em resumo, este painel elétrico funciona de algumas maneiras. A corrente elétrica que vem das placas solares passa por meio de cabos elétricos, primeiro passando pela chave seccionadora, depois pelos fusíveis e pelo DPS.

Então, não caia no papo de que a energia solar em si pode proteger os eletrodomésticos de danos. É preciso um investimento um pouco maior para que isso aconteça.

Conclusão

Por fim, incentivamos você a investir neste modo alternativo de energia. O investimento é alto, mas o retorno é maior ainda!

Além disso, o mais importante de tudo é a preservação do meio ambiente. É possível eliminar os resíduos das placas de modo simples e com baixo custo.

Sobretudo, evitamos a poluição ambiental, assim como a emissão de gases que causam o efeito estufa e o desmatamento.

Desse modo, não deixe de investir naquilo que vale a pena: você, o meio ambiente e o seu bolso. Economize de 50 a 95% e se livre das preocupações com as contas, utilizando a energia solar! Não deixe de acompanhar nossos artigos e até a próxima!