Como limpar ventilador: 6 Maneiras práticas e truques eficazes

No verão, sofremos com o calor. Para combatê-lo, uma alternativa interessante é o ventilador. Você pensou, porém, como limpar o ventilador?

Seja um calor mais úmido ou mais seco. Nessas horas, uma ótima opção para amenizar isso é o bom ventilador. 

Você pega o ventilador em casa para usar. Está bem fechado, na caixa ou num canto da  casa ou armário. Muitas vezes, se depara com uma sujeira grande, na estrutura e nas hélices. Ao ligá-lo, podemos nos irritar facilmente com o cheiro e o pó que inalamos.

Aqui, neste artigo, mostraremos como resolver de uma vez esse problema. Fique conosco, pois traremos diversas alternativas logo mais.

Retire a grade protetora

Sempre ao realizar a limpeza de seu ventilador, não se esqueça desse detalhe. Devemos retirá-lo, com cuidado, para não danificar as suas partes de encaixe. Ao desencaixar, deve-se proceder com a limpeza desta parte separadamente das hélices.

Certifique-se, também, que o aparelho não esteja ligado à força, para evitar choques e curtos-circuitos!

Use uma esponja como aliada

Uma ferramenta extremamente versátil no momento da limpeza de seu ventilador. A esponja é extremamente eficaz e, com o uso dela, você saberá como limpar ventilador.

Dê preferência para trabalhar com uma esponja mais lisa, ou com a parte lisa (caso possua duas superfícies diferentes). Devemos umedecer a esponja, com água e detergente neutro, mas sem deixá-la pesada, apenas úmida. Não podemos molhar demais as partes e peças. Isso pode comprometer o bom funcionamento do ventilador.

Esfregue a esponja cuidadosamente por todo o aro protetor que foi removido. Dessa forma, o deixará levemente úmido e ensaboado. Limpe, em seguida, com um pano liso, tirando toda a umidade e a sujeira com ele. Devemos, igualmente, repetir o processo para as hélices do aparelho.

Eficiência na limpeza dos aros

Uma dica importante aqui de como limpar ventilador vai para a limpeza dos aros. Muitas vezes, nos deparamos com aros muito estreitos. Isso, portanto, propicia a proliferação de sujeira e dificulta nossa limpeza.

Para resolver isso, realize cortes horizontais e verticais em um dos lados da esponja, sem ir até o final. Após o processo, devemos segurar a esponja pela parte que não foi cortada. Assim, passando com o lado cortado nos aros, conseguiremos atingir todos os espaços.  Limpeza garantida!

Utilize do auxílio de um aspirador

Essa dica é incrível, especialmente quando o ventilador está a muito tempo sem uso e, portanto, sujo. Utilizamos, aqui, o processo de desmontagem já citado anteriormente. Após isso, a fim de conseguirmos limpá-lo completamente, direcionamos o aspirador para os aros. Da mesma forma que a anterior, isso permitirá a limpeza de todas as frestas.

Repita o processo, assim como nos aros, para as hélices. Para o acabamento, contudo, finalize com um pano levemente úmido. Com isso, tiramos toda a sujeira e deixamos o ventilador brilhando como novo!

Atuação de desengordurante

Aqui, um ventilador sujo, com manchas de gorduras e outras coisas que possam ter entrado em contato com ele. Aqui, a solução mais fácil e simples é o uso de um desengordurante.

Podemos aproveitar as dicas anteriores de como limpar ventilador para desmonte e limpeza. Para essa situação, utilize um desengordurante. Espirre ele nos aros e nas hélices, e seque após com um pano seco. Uma alternativa caso não possua no momento o desengordurante, é o vinagre.

Limpeza com saco plástico

Deixamos por último essa dica! Trata-se de uma maneira que podemos realizar a limpeza sem desmontá-lo.

Primeiramente, devemos preparar uma solução caseira, que consiste em:

  • 200ml de água morna
  • uma colher de sopa de pasta de dente;
  • três colheres de sopa de detergente;
  • três colheres de sopa de vinagre de álcool.

Após a preparação, colocamos o líquido em um borrifador. O saco que podemos utilizar pode ser o de lixo, já que deve cobrir todo o ventilador. Borrife, portanto, a mistura por todo o ventilador, sem tanto excesso, e evitando molhar o motor traseiro.

Feche o ventilador, deixando o motor livre, prendendo bem as bordas do saco junto ao ventilador, de modo que fique firme e não saia.

Devemos, agora, ligar e deixar por cerca de 5 minutos, em uma potência média/alta, a fim de retirar toda a poeira e sujeira. Após esse período, retiramos o saco que o cobre com cuidado. Depois que o fizer, perceberá um ventilador novinho e pronto para uso!

Conclusão

Nada melhor do que refrescar-se em dias de temperaturas mais altas. Ainda mais quando temos a opção do uso de um ventilador, recebendo ventos mais puros e frescos.

Com todas essas dicas em mãos, esperamos que possamos colocá-las em prática. Com esse conhecimento em mãos, você impedirá a expansão de fungos, ácaros e outros, que nos fazem mal. 

Utilize, portanto, uma dessas maneiras de como limpar ventilador. Dessa forma, a ideia é vencer o calor da maneira mais saudável possível. Ou, ao menos, amenizá-lo, né?