Como abrir uma empresa de guincho?

Como abrir uma empresa de guincho? Quais são os documentos e requisitos necessários para poder atuar como guincheiro? Os veículos precisam estar vinculados ao nome da empresa ou não? A placa precisa ser vermelha ou pode ser de cor comum? Como podemos saber o passo a passo correto para abrir uma empresa de guincho?

São muitas as dúvidas que surgem quando desejamos abrir uma empresa. Empreender no Brasil não é fácil, pelo contrário, é mais difícil do que você imagina. É necessário seguir uma série de regras que são impostas ao empreendedor, que na realidade mais dificultam todo o processo do que ajudam.

Isso ocorre pelo quão burocrático é nosso país: é papel para isso, autorização para aquilo, alvará para aquilo outro, entre vários outros exemplos. Assim, mantêm-se abertos os estabelecimentos e empresas que seguem todas essas regras e imposições, incluindo as empresas de guincho em geral.

Neste conteúdo, falaremos justamente sobre essas empresas: as de guincho. Então, se você busca aprender a como abrir uma empresa de guincho, recomendamos que nos acompanhe até o final do conteúdo para saber mais. Vamos lá, leia com a gente e fique por dentro do assunto!

Como abrir uma empresa de guincho?

1. Defina a natureza jurídica da sua empresa

O primeiro passo é definir a natureza jurídica da sua empresa. Existem muitas e cada uma é indicada para um tipo de negócio, principalmente relacionado ao teto de faturamento que sua empresa pode ter sem pagar ainda mais taxas ao governo. Um exemplo disso é que dificilmente um guincheiro pode ser MEI: o faturamento anual é de 81 mil reais.

Ao passar disso, é necessário pagar multas extraordinariamente altas. Por outro lado, existe a sociedade limitada, em que você pode ter mais um sócio com você no negócio, com um limite de faturamento de 300 mil reais anuais. 

Existem sim outros CNPJs que vão além disso, mas possuem taxas ainda maiores, tais como transportadora de veículos, onde você pode atuar com transporte interestaduais.

Além disso, tome bastante cuidado em relação à sociedade: alguns CNPJs incorporam totalmente os gastos e cobranças do CPF ao CNPJ. Assim, se sua empresa falir e estiver devendo, seus bens pessoais podem ser confiscados ou penhorados para pagamento de dívidas. O mais indicado é conversar com um advogado para lhe indicar sobre o que deve ser feito.

2. Ligue para sua prefeitura

O próximo passo é ligar para o setor da sua prefeitura responsável pela abertura de CNPJ. É este setor que irá lhe passar a lista de documentação necessária para você poder atuar. Após ter essa lista em mãos, você pode então prosseguir com os procedimentos cabíveis para abrir o seu CNPJ. Continue lendo conosco para saber como abrir uma empresa de guincho.

3. Compareça na prefeitura com a documentação completa

Agora, basta comparecer na prefeitura da sua cidade com a documentação completa em mãos. Lembre-se de retirar todos os documentos que possuem data de validade no dia em que abrir protocolo na prefeitura: assim, evita ter que voltar somente para entregar um documento que acabou vencendo o prazo de validade.

4. Procure um contador

Com a empresa aberta, você receberá um login e senha no portal que a prefeitura usa para emissão de notas. Dependendo do tipo de empresa que escolheu, a taxa para emissão de nota fiscal pode ser maior ou menor em relação a porcentagem sobre o serviço. O contador pode lhe ajudar com isso,

5. Passe os caminhões para o nome da empresa

Por fim, transfira os caminhões para o nome da empresa e coloque placa vermelha neles: para andar dentro da Lei, como são usados para trabalho, os caminhões precisam se regularizar dessa forma. Aprendeu a como abrir uma empresa de guincho? Esperamos que sim. Até a próxima!