Preocupar-se com a segurança do e-commerce é um passo vital para qualquer vendedor online. Enfim, o e-commerce apresenta várias chances, mas, não vamos poder esquecer os riscos das transações digitais.
Então, medidas vão ter que ser tomadas para proteger seus consumidores e sua empresa contra golpes, fraudes e roubo de dados.
No entanto, esta preocupação ajuda a conquistar a confiança dos clientes, constrói uma boa reputação para sua marca e aumenta as conversões. Aliás, reduz estornos e evita perdas financeiras.
Por isso, para lhe ajudar a elevar a segurança do seu e-commerce, preparamos uma checklist com algumas dicas de Medidas de segurança e-commerce. Veja!
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Mantenha seus sistemas atualizados
A cada dia, novos tipos de ataques, vulnerabilidades e falhas são descobertos no ambiente digital. Assim, para proteger seu e-commerce de atividades e invasões fraudulentas, você deverá manter seus sistemas e protocolos de segurança atualizados sempre. Isso contém plataformas como sistemas antifraude para e-commerce, plugins e demais softwares usados em seu negócio.
No entanto, os desenvolvedores entregam estas atualizações com precisão para aperfeiçoar a ferramenta e corrigir bugs que os hackers podem usar para roubar dados.
Assim, elas ajudam a proteger sua loja online contra fraudes e golpes feitos por meio de agentes mal-intencionados no comércio eletrônico.
Possua uma política de segurança
Em geral, as companhias que operam na Internet (mesmo aquelas que ainda não operam na Internet) vão ter que tomar nota e desenvolver políticas de segurança. Que se apliquem a consumidores, parceiros, fornecedores, processos internos e departamentos.
O acesso a estas políticas deve ser sempre possibilitado e agregado a páginas, formulários. Com informações claras a respeito do uso e envio de dados, sejam eles da companhia ou de terceiros.
Para a LGPD, por exemplo, deve-se ter cuidado no uso e aquisição de dados de clientes e usuários. Seja navegação e tráfego, ou armazenamento e uso de dados e informações sensíveis. Então, entre em contato com um profissional e mapeie todos os fluxos e processos aplicáveis.
Identifique vulnerabilidades no seu site
As vulnerabilidades do seu site vão ter que ser identificadas e monitoradas com frequência para garantir que seu e-commerce esteja protegido. Isso permite o uso de ferramentas específicas para analisar sua loja e achar falhas de segurança.
Dessa forma, você poderá corrigir rapidamente os problemas reconhecidos antes que ocorra uma invasão. Você também pode avaliar a segurança que seu site comunica testando-o como um cliente.
Assim, entre na sua loja, escolha alguns produtos, registre se e comece o processo de checkout, olhando se todos os passos estão corretos e feitos da maneira mais segura possível.
Cuide da reputação da marca
Para construir uma presença sólida (na internet ou fora dela), você precisa avaliar a reputação online da sua companhia e tudo o que pode representar o seu negócio.
No entanto, a percepção da marca poderá se referir a muitos fatores e influenciar direto o comportamento e as decisões de compra do cliente.
Acompanhamento regular de resultados e processos, priorizando a experiência do cliente, elevando a transparência e a confiança para fomentar interações cada vez mais positivas e seguras com sua marca.
Requisite a geração de senhas fortes
Para proteger seus clientes, crie uma senha forte e segura para o registro no seu e-commerce, usando uma combinação de letras minúsculas e maiúsculas, caracteres especiais e números. No entanto, vários usuários contêm o hábito de usar a mesma senha em sites diferentes, visto que o vazamento e o roubo de dados ocorram, isso trará vários riscos.
Assim, ao exigir uma senha mais complexa, você incentiva os clientes a pensar em um código incomum que dificulta o acesso de fraudadores e hackers à sua conta. Esta requisito poderá tornar o processo de registro mais demorado. No entanto, é vital proteger os dados pessoais de seus consumidores e mostrar a eles que a loja leva a segurança deles a sério.
Utilize sistemas de rastreios para envios
Golpes de cancelamento e encomendas de pedidos podem ser efetivamente evitados usando um sistema de rastreamento, o que é comum no comércio eletrônico. Ao integrar a automação de administração de remessas em seus processos, você pode ter um parceiro de qualidade para fornecer recursos de segurança para lojas e clientes durante toda a jornada do produto.
Possua um certificado SSL
Um certificado digital Secure Sockets Layer (SSL) é uma tecnologia que garante a segurança dessa comunicação ao permitir que os dados fornecidos por meio dos usuários no seu site sejam mandados ao servidor de modo criptografado.
Assim, considerando que o cliente precisa preencher informações pessoais para finalizar uma compra por meio da Internet, o SSL é vital para proteger os consumidores de possíveis ataques e roubo de dados. Os usuários podem localizar se um site está autenticado verificando um ícone de cadeado na barra de navegação e a abreviação “https” na (URL).
O SSL ainda é considerado um critério de classificação por meio do Google. Assim, ao contar este certificado de segurança, a sua loja conta com mais probabilidades de conseguir um bom posicionamento orgânico nos motores de busca, contribuindo assim para o SEO do seu e-commerce.
Possua uma rotina de blindagem
A blindagem do e-commerce é vital para que, mesmo que você sofra um ataque, sua reputação não seja afetada. Conter uma rotina de blindagem fornece mais flexibilidade para monitorar e identificar vulnerabilidades e pontos fracos em seu e-commerce com site, servidores, hospedagem, código e muito mais.
Use e instale software de proteção para garantir o uso de certificados. Se você contratou um profissional para desenvolvimento, peça as melhores práticas para o seu negócio com base nos sistemas e plataformas que usa.
Conte com métodos de pagamento seguro
Por fim, mas não menos influente, deve haver um método de pagamento seguro para processar suas transações on-line de seu comércio eletrônico. Mas, para isso, busque tecnologias com certificações de segurança da informação.
Por exemplo, O PCI Compliance é um padrão reconhecido internacionalmente no mercado de pagamentos, que garante que os dados processados por meio do sistema sejam criptografados. Aliás, alguns métodos de pagamento também já têm sistemas antifraude integrados. Deste modo, você não necessita alugar soluções individualmente, tornando mais fácil e seguro vender online.