Pesquisa aponta que Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial de consumo de produtos antiacne. Conheça alguns cuidados para não sofrer com espinhas e marcas no rosto.
Dificilmente será possível encontrar quem nunca teve que lidar com a acne em algum momento da vida. Seja na mudança hormonal na adolescência ou mesmo na fase adulta, espinhas são comuns, mas exigem cuidados adequados.
O ideal é procurar um tratamento eficaz já no início do problema, quando os primeiros pontos aparecem. Mas o primeiro impulso é tentar resolver sozinho, espremendo as espinhas. O grande problema é que, além de causar lesões no tecido, elas podem manchar e se tornar um problema muito maior, exigindo tratamentos mais delicados e caros.
Para não passar por isso, tome os devidos cuidados e siga as dicas que daremos aqui.
Como a acne aparece?
A acne surge quando as glândulas sebáceas do nosso corpo ficam inflamadas ou infectadas. Além das espinhas, a doença também provoca cravos, espinhas, cistos, caroços e cicatrizes.
Elas são mais comuns na puberdade, quando ocorre o início da produção de hormônios estrógenos e andrógenos. Apesar disso, as espinhas podem surgir a qualquer momento da vida.
As causas do aparecimento de acne são variadas, passando de ingestão excessiva de alimentos doces e gordurosos até efeitos de medicamentos, falta de higiene correta da pele, dormir de maquiagem e estresse.
Mas o mais importante é saber que a acne é um problema comum e que tem tratamento. O ideal é procurar um profissional para entender a razão do problema e buscar a solução adequada a cada caso.
Como deve ser o tratamento para acne?
O tratamento para acne depende de diagnóstico médico. Apenas a partir dele é possível saber como agir. A solução depende do caso, do estágio de vida e do grau das lesões.
É possível que antibióticos, ácido retinóico e anticoncepcionais orais (no caso das mulheres) sejam indicados. Nesses casos, as infecções estão mais graves e, geralmente, os pacientes até já passaram por tratamentos mais leves, que não foram efetivos.
Outro tipo de tratamento são com remédios de uso tópico. Normalmente, eles vêm em forma de gel, soluções ou cremes, como os ácidos azeláico, salicílico, clindamicina e retinóides. Esses, por sua vez, são para casos leves e moderados de acne. Durante o tratamento, o paciente não deve se expor ao sol sem proteção.
Como evitar cicatrizes e manchas de espinhas
O que os especialistas indicam, para começar, é não espremer as espinhas. Esse é um mau hábito que você deve abandonar de vez para evitar inflamações ou até mesmo contaminação da região com outras bactérias.
Para a acne, o ideal é seguir a prescrição médica de remédios para casos graves. Já os casos leves pedem um gel secante de espinhas sempre à disposição para passar sempre que uma surgir.
Os cravos, por sua vez, podem ser retirados por profissionais de confiança e que façam limpeza de pele. O procedimento é recomendado a cada 3 ou 4 meses, a depender do estado da pele.
No mais, a rotina de skincare também ajuda muito a manter a pele sempre bonita e livre de cravos e espinhas. Faça o tratamento de limpeza, esfoliação, hidratação e, claro, sempre use protetor solar antes da maquiagem ao sair de casa, independentemente de o tempo estar nublado ou ensolarado.
Melhores produtos para evitar acne
Em casa, faça diariamente a rotina de limpeza da pele. Ela ajuda não apenas a devolver o brilho e o viço, mas, usando os produtos certos, é possível combater a oleosidade, espinhas e linhas de expressão.
Os itens que não podem faltar na sua casa para esse cuidado diário são:
- para limpeza leve: demaquilante, sabonete facial, espuma de limpeza ou gel;
- para limpeza profunda: água micelar, tônico facial e esfoliantes;
- para melhorar a aparência: sérum, loção especializada e máscara facial;
- para hidratação: creme facial, gel e óleo mineral;
- para proteção: cremes, BB Cream ou base com fator de proteção solar.
Lembrando que a limpeza profunda pode ser feita 3 vezes por semana, variando entre esfoliantes, máscara e loções específicas. Os demais cuidados são diários, sempre respeitando o seu tipo de pele e comprando produtos que te atendam bem.
Com essa rotina, você cria um hábito de cuidar da pele do seu rosto desde cedo e previne as indesejadas espinhas e cravos, já que a sua pele vai sempre estar limpa, livre de bactérias e com produtos que a protegem de dentro para fora.