Cachorro meigo

Como fazer seu cachorro dormir à noite?

Um dos muitos desafios que tutores de cães enfrentam é conseguir fazer seu cachorro dormir à noite. Muitas vezes precisam lidar com animais agitados e inquietos durante toda a madrugada. 

Assim, isso pode ser um transtorno para quem precisa acordar cedo no outro dia para trabalhar. No entanto, com alguns cuidados é possível fazer com que durante a noite esses animaizinhos estejam em um sono profundo.

Portanto, continue a leitura e confira as principais dicas de como fazer seu cãozinho dormir à noite.

Por que alguns cães não dormem à noite? 

Não é incomum que filhotes de cachorro passem noite acordados, agitados e até mesmo chorando. No entanto, mesmo adultos, é possível que eles ainda tenham alguma dificuldade para dormir.

Nesse sentido, alguns principais motivos que levam alguns cães a não dormirem a noite são:

  • Barulho: Ruídos altos não atrapalham apenas o sono dos humanos. Afinal, a audição dos cachorros é muito mais apurada que a nossa. Assim, barulhos altos como fogos de artifício ou trovões podem fazer com que fiquem acordados;
  • Temperatura: Frio ou calor excessivos podem atrapalhar o sono do seu pet;
  • Energia acumulada: Se seu cãozinho tem uma vida muito sedentária, é comum que à noite ele tenha muita energia sobrando. Isso vai fazer com que fique acordado e agitado;
  • Problemas de saúde: A insônia canina pode ser causada também por algum problema de saúde;
  • Barriga cheia demais: Assim como os humanos, se um cachorro come muito logo antes da hora de dormir, ele pode ter problemas de digestão. Isso pode fazer com que ele tenha um sono inquieto ou mesmo insônia.

Como fazer seu cão dormir à noite? 

Existem vários cuidados que você pode tomar para ajudar seu cachorro a dormir à noite. Pequenos cuidados como criar uma rotina, brincar com seu cãozinho e providenciar uma cama para ele, são bastante eficazes. Confira a seguir.

Crie uma rotina para o pet 

Criar uma rotina é uma forma eficiente de fazer seu cachorro dormir à noite. Isso porque os pets gostam de previsibilidade. Assim, se ele tem um horário certo para comer, brincar, passear e dormir, seu corpo vai se adaptar à rotina.

No entanto, você precisa ser firme ao estabelecê-la, fazendo as coisas junto com seu animalzinho nos horários certos. 

Garanta que o cão tenha tudo o que precisa 

Alguns dos motivos que podem levar seu cachorro a não dormir a noite são:

  • Fome; 
  • Frio;
  • Sede.

Assim, garanta que ele tem tudo o que precisa. Alimente seu cão pelo menos uma hora antes do horário de dormir. 

Além disso, deixe sempre a tigela de água dele cheio de água fresquinha. Assim, ele vai poder bebê-la se acordar no meio da noite com sede.

Outrossim, a depender do clima de onde você mora, é possível que faça bastante frio de madrugada. Portanto, providencie que ele tenha por perto sempre um cobertor quentinho.

Disponibilize uma caminha confortável 

Uma caminha aconchegante vai ajudar muito seu cãozinho a dormir à noite. Dessa forma, escolha um modelo de cama que seja adequado ao seu animalzinho. Ela precisa ter bastante espaço para que ele possa se esticar, se quiser.

Além disso, coloque nela cobertores e os brinquedos favoritos dele. Assim, você vai criar um ambiente perfeito em que seu cãozinho vai se sentir bem, seguro e confortável para dormir.

Brinque com o animal durante o dia 

Cachorros são animais cheios de energia. Se ela ficar acumulada durante o dia, com certeza seu cachorrinho vai ter dificuldades para dormir.

Dessa forma, brinque bastante com seu animal. Enriqueça o ambiente com brinquedos e jogos interativos. Participe dessas brincadeiras e faça-o aproveitar bastante.

Em suma, deixe seu cachorro bem cansado. Assim, quando chegar à noite, ele vai pegar no sono bem rápido.


Passeie com o cachorro

Atividades físicas, além de beneficiarem a saúde do seu animal, vão fazer seu cachorro dormir à noite. Afinal, é mais uma das formas de fazê-lo gastar energia e ficar cansado.

Sendo assim, leve seu animalzinho para passear, se possível, várias vezes ao dia. Faça brincadeiras com ele ao ar livre. Leve-o a parques, onde ele possa correr à vontade. 

Além disso, jogue bolas ou galhos de árvore para que ele possa ir buscar e aposte corrida com ele. Assim você vai fazer exercícios físicos junto com seu cãozinho e os dois vão se beneficiar.

No entanto, lembre-se de não fazer essas brincadeiras perto da hora de dormir. Afinal, isso só vai deixá-lo agitado, impedindo-o de dormir. Faça essas atividades durante o dia, no começo da manhã e durante a tarde, se possível.

Por fim, agora que você já conhece as melhores formas de fazer um cachorro dormir à noite, deixe seu comentário. Seu cãozinho fica muito agitado à noite? Você já seguiu alguma dessas dicas antes? 
Ademais, se nenhuma dessas dicas funcionar para fazer seu cachorro dormir, considere a possibilidade de ele estar com algum problema de saúde. Leve-o a um veterinário. Ele vai determinar a causa e os cuidados que seu animal vai precisar.

Relacionados

Clínica de estética: Como abrir seu próprio negócio de estética

Clínica de estética: Como abrir seu próprio negócio de estética

Você já pensou em abrir uma clínica de estética? Se sim, este artigo é vital para você.  Como você sabe, brasileiros em geral, se preocupam muito com sua aparência. No mercado atual, clínicas de estética representam um investimento generoso e crescente para seus proprietários. Vale mencionar que este tipo de negócio requer profissionais especializados e […]