Qual é a rotina de cuidados com a pele ideal para quem possui pele seca?

Saiba quais cuidados devem ser tomados com sua pele diariamente.

Cada tipo de pele possui necessidades e características distintas. Por esse motivo, é necessário criar uma rotina de cuidados adequada para peles secas ou ressecadas.

Embora os produtos com esqualano sejam indicados para todos os tipos de pele, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais outros produtos usar e como criar uma rotina de cuidados.

Pensando nisso, neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto. Quais são as causas da pele seca? Como hidratar a pele ressecada? Pele seca, ressecada e desidratada são a mesma coisa? 

Acompanhe a leitura e confira as respostas!

O que é e quais são as causas da pele seca?

A pele seca possui uma disparidade no nível das glândulas sebáceas, que não conseguem produzir uma quantidade satisfatória de oleosidade para manter a região bem lubrificada.

Isso pode ser causado por várias questões, como alterações hormonais, clima, fatores genéticos, etc.

Características desse tipo de pele

Também conhecida como xerose, esse tipo de pele tem características bem específicas, como:

  • aspecto esbranquiçado;
  • aparência sem brilho;
  • textura escamosa;
  • descamação;
  • manchas avermelhadas;
  • feridas e rachaduras (em casos mais graves);
  • coceira;
  • sensação de repuxamento;
  • maior sensibilidade;
  • ardência.

Rotina de cuidados com a pele seca

É fundamental manter uma rotina de cuidados para manter a pele saudável e repor a hidratação que ela necessita. Veja abaixo uma sugestão para seguir no dia a dia.

Lave o rosto com um tipo de sabonete que não resseque a pele

Produtos com sulfato devem ser evitados nessa primeira etapa da rotina de cuidados, uma vez que eles agem como um tipo de “detergente”, removendo toda a hidratação e proteção natural da pele.

Dessa forma, o ideal é usar um dermocosmético hipoalergênico, sem álcool, sem parabenos e com ativos hidratantes em sua composição, como a manteiga de karité, a vitamina E e o ácido hialurônico.

Finalize a limpeza com uma solução micelar

Os tônicos adstringentes também devem ser evitados, pois costumam conter ácidos em sua composição que podem causar hipersensibilidade na pele seca, além de formação de manchas vermelhas e piora do nível de ressecamento.

Por esse motivo, prefira usar uma solução micelar, que ajuda a hidratar a superfície da pele e a remover os resíduos mais suavemente.

Hidrate a pele com um creme que possua uma textura mais pesada

As particularidades da pele seca são causadas devido à deficiência na produção de água e sebo. Dessa forma, a hidratação é considerada uma das etapas mais importantes da rotina de cuidados.

Hoje em dia, já existem produtos que possuem a capacidade de manter a pele hidratada por mais tempo. Sendo assim, o indicado é utilizar um creme que tenha uma textura mais pesada, à base de glicerina, manteiga de karité e pantenol.

Use protetor solar com ativos hidratantes em sua composição

A pele seca tende a ser mais sensível, por esse motivo, é preciso reforçar a proteção solar. Utilizar um filtro com FPS acima de 50 e ativos hidratantes é fundamental. O produto deve ser aplicado na parte da manhã e reaplicado à tarde.

Diferença entre pele seca e desidratada

Uma dúvida bem comum entre as pessoas é se existe alguma diferença entre pele seca e desidratada, e a resposta é sim. Apesar de muitas das vezes apresentarem as mesmas características, a pele seca é um tipo de pele, enquanto a pele desidratada é uma condição.

Em algum momento, todos os tipos de pele podem apresentar indícios de desidratação, devido ao comprometimento da barreira de proteção da pele. Já a pele ressecada é uma condição temporária, que acontece quando uma região fica extremamente seca, causando rachaduras e até mesmo feridas.