Unhas pintadas

Faz mal manter as unhas sempre pintadas?

Manter as unhas pintadas é um hábito que a maioria das mulheres possuem. Mesmo quem não tem o hábito de fazer isso semanalmente, pinta as unhas para ocasiões especiais, como festas, reuniões e outros eventos importantes.

A verdade é que o costume de pintar as unhas já possui milhares de anos. No antigo Egito, por volta de 3500 a.C, as pessoas importantes, como reis, rainhas e os altos funcionários pintavam as unhas e as deixavam crescer como um sinal de poder.

O pigmento usado para realizar a pintura nas unhas era a henna preta a princípio, mas com o tempo, outros pigmentos com outras cores foram adotados pela realeza, como por exemplo, o vermelho e o rubi, que se tornaram as cores preferidas das rainhas Cleópatra e Nerfertari, respectivamente.

Nessa época, as “tintas” para as unhas eram feitas da forma mais natural possível, até porque esses eram os recursos disponíveis na época.

Mas com o passar do tempo, essas pigmentações começaram a ficar mais tecnológicas e aditivos químicos foram adicionados, até chegar nos esmaltes, como conhecemos hoje.

Por conta dos aditivos químicos presentes nos esmaltes, muitas pessoas se questionam a respeito da saúde das unhas ao usar esmaltes constantemente. Alguns afirmam que as unhas precisam “respirar” e não encorajam o uso de esmaltes regularmente.

Diante dessas afirmações, hoje vamos entender um pouco mais a respeito desse assunto. Será que as unhas precisam de fato “respirar”? Como você pode proporcionar saúde para as suas unhas e ainda assim deixá-las sempre adornadas? Fique com a gente e veja as respostas para essas perguntas.

As unhas precisam mesmo “respirar”?

Visto que as unhas são formadas por células mortas, elas não precisam literalmente respirar. No entanto, as unhas realmente precisam de um “descanso” da esmaltação, pois o esmalte causa ressecamento nas unhas e também pode deixá-las fracas.

Sendo assim, embora as unhas não respirem, elas precisam de um tempo para se recuperar das substâncias químicas presentes no esmalte, que as deixam ressecadas.

Faz mal manter as unhas sempre pintadas?

Como mencionamos, os esmaltes são compostos de muitos produtos químicos. A maioria dos esmaltes possuem tolueno, benzeno e formaldeído, substâncias que causam o desgaste das unhas, deixando-as fracas e ressecadas.

Dessa forma, não é saudável manter as unhas sempre pintadas. O ideal é manter um intervalo entre uma esmaltação e outra de 1 semana. No entanto, sabemos que muitas pessoas não conseguem passar esse tempo sem deixar as unhas pintadas.

Se esse for o seu caso, você pode deixar as unhas “descansarem” pelo menos por 24 horas e hidratá-las nesse período, para que a esmaltação cause menos danos à estrutura das unhas.

Manter as unhas pintadas as fortalece?

Algumas pessoas afirmam que deixar as unhas pintadas ajuda a fortalecê-las. Embora isso seja um mito, pois vimos que acontece o oposto na esmaltação sem pausa, manter as unhas pintadas pode protegê-las de outros fatores externos que também podem causar danos às unhas, como produtos de limpeza, por exemplo.

Então, o ideal é deixar as unhas pintadas, proporcionar um tempo de “descanso” e manter as unhas sempre bem hidratadas. 

Como fortalecer a sua unha e mantê-la sempre bem cuidada

Anteriormente você viu algumas coisas que podem te ajudar a manter as unhas cuidadas. Mas agora vamos nos aprofundar mais nesse assunto, para que de fato, você possa colocar essas informações em prática e manter as suas unhas saudáveis.

Hidrate as unhas regularmente

Vários fatores podem causar o ressecamento das unhas. A esmaltação regular, exposição a produtos de limpeza e até mesmo a baixa ingestão de líquidos podem deixar as suas unhas ressecadas, fracas e sem brilho.

Em vista disso, mantenha as suas unhas sempre hidratadas, usando hidratante para as mãos, também nas unhas, dando uma pausa breve na esmaltação e ingerindo bastante água.

Tenha uma alimentação saudável

Para manter as suas unhas saudáveis, o esforço deve começar de dentro para fora. Isso porque, quando não nos alimentamos bem, o organismo retira os nutrientes necessários de regiões “menos importantes” do corpo e redireciona esses nutrientes para regiões vitais.

As unhas e os cabelos podem sofrer muito com esse redirecionamento, pois em tempos de crise de nutrientes, o organismo desconsidera essas regiões do corpo.

Sendo assim, se esforce para ter uma alimentação saudável, ingerindo frutas e verduras. Além disso, alimentos que contêm vitaminas do complexo B, como brócolis, feijão e outros, ajudam ainda mais a manter as unhas saudáveis. 

Use produtos não agressivos

Se você não abre mão da esmaltação, a melhor coisa a ser feita é optar por produtos que contenham substâncias menos agressivas. Hoje em dia existem muitos esmaltes e outros produtos para as unhas que prometem e cumprem com esse objetivo.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a manter as suas unhas sempre fortes, saudáveis e sempre bonitas.

Relacionados