Limpeza de ventiladores

Como limpar ventiladores de maneira fácil?

Para limpar ventiladores se precisa de cuidado e paciência no processo, além de ser necessário seguir algumas etapas importantes.

Isso acontece devido o ventilador estar diretamente ligado a eletricidade e por possuir grande função na vida do cotidiano, principalmente em cidades quentes.

Desse modo ainda, é um meio de refrescar o ambiente a um custo financeiro relativamente baixo se comparados com aparelhos como o ar condicionado.

Portanto, assim como os demais móveis da casa, de tempos em tempos deve-se realizar a limpeza do ventilador.

Por essa razão se faz necessário entender o porquê e como se deve fazer essa limpeza e quais os itens que se vai usar.

Vantagens de se limpar ventiladores

São muitas as razões que podem ser citadas para se limpar ventiladores, tendo em vista que este funciona como qualquer outro móvel da casa.

No entanto, vai além de ser um mero móvel já que se utiliza praticamente todos os dias, principalmente em cidades com altas temperaturas.

Ainda, é um bem financeiramente acessível e que de fato realiza a função determinada de maneira simples e segura.

Portanto, deve-se manter uma higiene do ventilador para que se evite maiores problemas em decorrência da sujeira acumulada.

Ou seja, um aparelho com acúmulo de pó, por exemplo, pode vir a agravar doenças que já eram existentes.

Da mesma forma, pode também fazer com que novas doenças surjam naquele ambiente com a presença de sujeira.

Isto é, para quem já sofre de problemas respiratórios como rinite ou falta de ar, deve saber que todo o ambiente frequentado deve estar limpo.

Desse modo, limpar o ambiente, inclusive o ventilador, evita que sintomas ou agravamentos da doença se tornem presentes.

Por fim, não adianta limpar o lugar e deixar alguns objetos para trás, pois a sensação de limpeza nunca estará completa dessa forma.

Portanto, deve-se seguir as dicas para se limpar corretamente o ventilador, tendo em vista que tomará muito pouco tempo do seu dia e trará só vantagens.

Itens necessários para limpar ventiladores

Para limpar ventiladores é necessário alguns itens de limpeza tradicionais, tendo em vista que este é um móvel comum, sem cuidados especiais.

No entanto, por se ligar a eletricidade é interessante que antes de toda a limpeza se desligue a energia, para evitar maiores riscos.

Isto é, como o objeto será limpo em contato com a umidade, deve-se evitar a todo custo ocasiões que resultam em choques e descargas elétricas.

Em suma, há alguns meios diferentes de se limpar o ventilador, mas de modo geral os itens necessários para a limpeza são os mesmos.

Portanto, para realizar a limpeza vai precisar de:

  • Pano seco
  • Pano úmido ou esponja úmida
  • Sabão neutro
  • Outro pano seco

Desse modo, cada item é essencial para o processo, como por exemplo não se pode usar o mesmo pano seco que retirou as sujeiras para enxugar após a limpeza.

Isso ocorre pois de fato a limpeza terá sido em vão e ao enxugar com o pano sujo irá retomar todo o pó de antes.

Como limpar ventiladores

Os itens que se precisa para limpar ventiladores são: dois panos secos, um pano ou esponja úmida e um sabão neutro.

De maneira geral, em toda limpeza de aparelhos que são ligados a eletricidade se recomenda que a energia seja desligada e, portanto, essa é a primeira dica.

Desta forma, após ter todos os objetos necessários para realizar a limpeza do ventilador e ter desligado a energia, deve-se seguir o seguinte passo:

  • Primeiramente com um pano seco deve-se passar nas hélices do ventilador para retirar a sujeira mais pesada, ou seja, o pó acumulado ali por cima
  • Em segundo lugar, com a energia desligada, deve-se passar um pano úmido ou uma esponja com o sabão neutro, para retirar de fato a sujeira mais antiga presente
  • Por fim, retire o excesso do sabão de forma a se enxugar a umidade com um pano seco e limpo

Isto é, não se deve usar o mesmo pano usado inicialmente para retirar o pó no lugar de enxugar o ventilador após a limpeza.

É importante saber que não se pode em hipótese alguma lavar o ventilador diretamente com água, pois pode danificar o motor.

Além disso, a base também não pode ser molhada por causar problemas elétricos no interruptor ou no cordão com plugue.

Desligue a energia para limpar 

A maneira mais fácil de se limpar ventiladores é com ele ainda preso no teto, com auxílio de um banco ou escada.

Ou seja, há a possibilidade de retirar as peças e fazer a higiene, mas além de ser mais trabalhoso é necessário entender o seu funcionamento.

Por essa razão, se desejar limpar o ventilador internamente é aconselhável que se busque um profissional.

Nos casos de ventiladores de chão basta tão somente retirar da tomada e realizar o procedimento de limpeza.

Independentemente de como se deseja limpar, se vai desmontar as peças ou tão somente limpar no teto, deve-se desligar a energia antes de tudo.

Isso ocorre para evitar que maiores problemas à saúde ou até mesmo com o objeto se gerem.

Conclusão

Em suma, limpar o ventilador ainda preso ao teto ou o de chão é simples e necessita apenas de itens práticos e acessíveis.

Ainda, evita que doenças respiratórias surjam ou sejam agravadas e por essa razão deve-se sempre limpar ventiladores.

Relacionados