Exame de vista

Conheça as 10 doenças oculares mais comuns e saiba como preveni-las

O ato de poder ver! Uma dádiva sem igual a chance de nascer e poder ver todas as belezas existentes neste vasto mundo azul.

Mas é muito importante se atentar, dado que existem diversas doenças que fazem do ato de ver uma impossibilidade temporária ou permanente em algumas pessoas.

No artigo de hoje, pensando nesse tema, falaremos sobre as 10 doenças oculares mais comuns existentes no mundo inteiro e como as pessoas podem fazer para preveni-las.

A importância da visão

A visão é um dos cinco sentidos do homem. Não é de se estranhar que a visão é um dos, se não o mais, importante de todos os sentidos.

O ato de ver o mundo, poder analisá-lo e entendê-lo pela visão é algo muito bom e prático de ser feito! Por meio da visão, as pessoas podem identificar os perigos que a cercam, podem criar artes e também podem mudar o mundo.

A visão é muito importante para todos os homens e para as mulheres, e por conta disso, vamos entender agora com mais detalhes as doenças oculares e a melhor forma de preveni-las para que elas não atrapalhem ou danifiquem a visão das pessoas.

10 doenças oculares mais comuns

Abaixo, relacionamos para você as dez doenças oculares mais comuns em todo o mundo e algumas dicas de como preveni-las. 

Miopia

A miopia é uma doença em que os olhos das pessoas podem ver claramente tudo de perto, mas são incapazes de ver de longe, ficando tudo mais embaçado.

Para ajudar a prevenir o surgimento ou piora do quadro de miopia, é recomendado que a pessoa evite ficar conectada muito tempo nos aparelhos eletrônicos, prefira ficar em locais mais abertos com luz natural, mantenha a postura do corpo adequada e veja com o médico a possibilidade de pingar baixas doses de colírio de atropina nos olhos.

Hipermetropia

A hipermetropia é um erro nos olhos que faz com que os objetos sejam focados atrás da retina do olho. Causa muita dificuldade para enxergar o que está mais perto dos olhos. Para conseguir esse foco, a pessoa precisa afastar um pouco o objeto.

A hipermetropia é uma condição genética que pode ser auxiliada com o uso de óculos, lentes de contato e com a realização da cirurgia a laser LASIK.

Astigmatismo

O astigmatismo é uma doença em que o olho não se encontra muito redondo e liso, a sua curvatura é imperfeita. A imagem que uma pessoa com astigmatismo vê é mais distorcida que as demais.

Não existe uma forma de prevenir o astigmatismo, mas o ato de evitar coçar o olho ajuda a prevenir complicações. Recomenda-se que a pessoa fique muito atenta aos sintomas e procure ajuda médica o quanto antes.

Catarata

A catarata é uma doença que vai se desenvolvendo lentamente ao decorrer dos anos e é uma das causadoras de cegueira mais famosas do mundo.

O que acontece na catarata é que o cristalino (lente natural dos olhos que proporciona o foco) perde a sua transparência. 

Para prevenir a catarata a pessoa deve proteger os olhos do sol e ter hábitos de vida mais saudáveis, como alimentação, o ato de não fumar e manter a diabetes e a pressão alta sob acirrado controle.

Conjuntivite

A conjuntivite é uma inflamação que acomete o branco dos olhos e o interior das pálpebras do mesmo, ela costuma atacar os dois olhos normalmente. Costuma durar até 15 dias e não deixa nenhuma sequela mais grave.

Para evitar a conjuntivite, é importante a pessoa nunca compartilhar objetos pessoais que tenha contato com os olhos com outras pessoas, como itens de maquiagem. É importante também evitar esfregar ou tocar os olhos com as mãos. 

Jamais compartilhe lentes de contato com outra pessoa para evitar a conjuntivite e interrompa o uso das lentes caso haja sintomas da doença.

Daltonismo

O daltonismo é uma doença em que as pessoas têm alterações na sua visão das cores. O daltonismo é uma doença que vem da genética, por isso não possui formas de prevenção. 

Em alguns casos, quando o daltonismo for adquirido pela pessoa, ele pode regredir ou encontrar estabilidade desde que a causa dele seja conhecida e já haja início de uma forma de combatê-lo. 

Descolamento da retina

O descolamento da retina ocorre quando a pessoa enfrenta o desprendimento da estrutura da retina no interior do seu globo de visão. Essa separação é muito prejudicial e pode causar a perda da visão. 

Para prevenir esse descolamento da retina é importante sempre proteger os olhos, evitar fazer movimentos muito bruscos com a cabeça e controlar a glicose do corpo, ainda mais em casos de diabetes.

Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)

A DMRI é uma doença que acomete as pessoas com mais de 50 anos em que uma parte da retina do olho (mácula) é danificada. Essa doença leva a perda da visão.

A melhor forma de prevenir essa doença é com um estilo de vida mais saudável e consciente, com dietas, exercícios e evitando consumir alimentos e substâncias nocivas para o organismo.

Estrabismo

O estrabismo é uma doença em que os olhos ficam tortos (desalinhados). Eles não olham na mesma direção ao mesmo tempo. Quando não tratado ele causa redução da visão ou mesmo a perda da mesma. 

O estrabismo pode ser prevenido e tratado com exercícios para coordenação dos músculos dos olhos.

Glaucoma

O glaucoma ocorre quando o nervo óptico do olho se degrada, ele é associado a uma pressão dentro do olho. O nervo óptico é responsável por transmitir as informações da visão para o cérebro.

O glaucoma não tem cura e a melhor forma de preveni-lo é indo ao médico oftalmologista uma vez ao ano. 

O glaucoma pode ser bem controlado com o uso de medicamentos apropriados, impedindo o avanço da doença e posterior perda da visão.

Considerações finais 

Diante deste artigo fica comprovado os cuidados que devem ser tomados diariamente com os olhos. Levar uma vida com hábitos mais saudáveis ajuda positivamente na saúde dos olhos.

O fato de cuidar do colesterol, evitar ingerir alimentos e substâncias nocivas para o organismo e de se cuidar, garante que os olhos das pessoas também fiquem saudáveis.

E não se esqueça, seja por rotina ou não, o médico oftalmologista deve ser consultado pelo menos uma vez por ano sem falta, esse médico auxilia a descobrir as doenças dos olhos mais rapidamente, o que pode trazer inúmeros benefícios para a sua prevenção, tratamento e até mesmo a cura precoce.  

Relacionados