Aprendizagem infantil

Como começar o processo de aprendizagem infantil?

Essa é uma dúvida bastante comum e, também, um processo muito importante no desenvolvimento do infantil. Para ficar por dentro da influência que a aprendizagem traz para a vida das crianças, acompanhe o conteúdo a seguir.

Como funciona o processo de aprendizagem infantil?

O processo de aprendizagem infantil é essencial e refletirá nos costumes e hábitos da criança, podendo se prolongar para o resto de sua vida. Então, saber estimular o aprendizado do pequeno, de maneira correta, é essencial.

Dessa forma, auxiliar no desenvolvimento de habilidades para a criança se adaptar ao processo de alfabetização é o principal foco da educação infantil. Sendo assim, ferramentas que estimulem a imaginação, a escuta, a leitura, entre outras propriedades, precisam ser elaboradas com o intuito de potencializar a educação da criança.

Por exemplo, leituras em voz alta auxiliam no aumento do vocabulário e compreensão de cenários e histórias. Além disso, o desenvolvimento da fala através da pronúncia de nomes promove uma maior consciência fonológica.

Portanto, muitas atividades e brincadeiras devem ser feitas com o objetivo de estimular o processo de aprendizagem da criança. Para ter mais noção do assunto, leia os próximos tópicos.

 Quando começar a estimular a aprendizagem infantil?

 Por mais que a alfabetização se inicie por volta dos seis anos de idade. A aprendizagem infantil pode ocorrer desde a gestação. Durante essa fase, quando o bebe ainda está dentro da barriga, os sons produzidos pela voz da mãe são absorvidos e inseridos no processo de linguagem.

Então, a aprendizagem infantil acontece desde muito cedo, quando o recém-nascido ainda está só observando as pessoas e os objetos, ela já está aprendendo. Através da escuta, a criança é capaz de aprender a linguagem e dizer suas primeiras palavras.

Isso também se relaciona aos processos de aprendizagem de uma língua estrangeira. Entre as dicas mais usadas durante o aprendizado de uma segunda língua se encontra a absorção.

Ou seja, escutar os diálogos, mesmo sem entender, é a melhor forma de se adaptar a uma língua. E é justamente isso que os bebês fazem, eles aprendem a língua através da escuta. E, futuramente, desenvolvem a sua fala.

Além disso, o fato de eles não terem vergonha de errar a pronúncia e continuar tentando, influência em um aprendizado tão veloz quanto, ou até as vezes mais rápido, o de uma pessoa que está tentando aprender uma segunda língua depois de adulto.

Sendo assim, tenha em mente que as experiências do dia a dia de uma criança vão influenciar diretamente em seu aprendizado e em seus comportamentos. Atividades como brincadeiras desenvolvem as percepções sensórias e a coordenação motora.

O contato com outras crianças é bastante importante também, com ele a criança se desenvolverá socialmente, aprendendo a ceder e compartilhar objetos, criando afeto e carinho pelos outros.

 

6 Atividades educativas para fazer com as crianças

Há muita dúvida sobre quais tipos de atividade educativa são boas para realizar com as crianças. Por isso, veja abaixo algumas delas.

 Pinturas

As pinturas são ótimas atividades para desenvolverem a coordenação motora da criança. Com essa atividade, o pequeno aprenderá a utilizar seus pequenos músculos das mãos e dos dedos. Além de aprender a utilizar a mão para segurar objetos de forma firme.

 Exercícios dinâmicos

Esses tipos de exercícios podem ajudar em diversas funções corporais da criança, tanto cognitivas quanto físicas. Brincadeiras como pular amarelinha auxiliará o pequeno a ter mais equilíbrio.

 Desenhos

O desenho é uma atividade que estimula muitos pontos. A imaginação e a criatividade são um desses pontos, além disso a coordenação motora também é trabalhada nesse processo.

Dessa forma, com os desenhos a criança será capaz, também, de observar e se atentar aos detalhes de objetos. Sendo assim, uma atividade muito importante no processo de aprendizado.

 Esculturas

Para se produzir esculturas, a criatividade é bastante estimulada. Por isso, essa atividade é muito recomendada para crianças. Pois ela trabalha bastante a coordenação motora e o raciocínio.

 Letramento

O letramento é um processo que vai iniciar a inserção do infantil no mundo intelectual. Com ele, a criança vai se desenvolver nos processos de compreensão, escrita e, futuramente, leitura.

Dessa forma, essa atividade se torna muito importante no processo de educação infantil, possibilitando um melhor desenvolvimento cognitivo. 

Leitura

 A leitura é essencial no desenvolvimento do ser humano. O Brasil, infelizmente, não é um país composto por uma sociedade bastante leitora. Porém, o seu bebe pode ser um futuro leitor.

Essa atividade estimula diversos pontos, mas o mais importante é o poder da imaginação. Ter uma abstração de cenários é essencial para aprender futuros conteúdos e estimular a criatividade.

Além disso, o aumento do vocabulário é um dos fatores que tornam a leitura um grande processo para aprendizagem infantil. No entanto, para realizar essa tarefa, alguém precisará ler para a criança até ela estar pronta para começar a ler os seus primeiros livros sozinha.

Contudo, quando esse momento chegar. Continue acompanhando e incentivando a criança a ler. Peça para ela ler as histórias infantis para você. Isso afetará positivamente o processo de melhoria da comunicação.

Portanto, a prática da leitura é essencial no desenvolvimento da criança. Tal costume trará muitos benefícios rápidos e também a longo prazo.

Relacionados

Melhores sites

8 Melhores Sites para aprender Marketing Digital

Estamos na era digital: dependemos da internet para quase tudo. Hoje, quanto mais seguidores e visualizações uma personalidade possui, mais no topo da popularidade ela estará. Como consequência, mais conseguirá faturar ou com marcas ou com clientes. Entra aí a necessidade e importância do marketing digital na criação de conteúdo atrativo ao público, impulsionando celebridades […]