instalação de ar condicionado

Deseja Instalar um Aparelho de Ar Condicionado? Saiba o que é necessário!

Todo mundo deseja ter uma casa com um aparelho de ar condicionado, para ter uma ambiente com  ar agradável e poder ajustar o ar da forma mais deseja, mas, saiba que essa é uma comodidade que pode estar ao alcance de todos.

Mas, antes da instalação de um ar condicionado, é importante analisar a sua necessidade, como por exemplo as funções do ar condicionado que mais se adequam ao ambiente, além de tomar algumas precauções, e lembre-se se não tiver conhecimento é melhor optar por uma empresa que faça a instalação e claro ofereça assistência técnica especializa para seu aparelho.

Uma delas é analisar bem se o ambiente em que se deseja instalar o aparelho de ar condicionado, ou seja, se recebe muito calor do sol e se tem a fiação elétrica adequada por exemplo. 

Esses e outros fatores são fundamentais para garantir maior eficiência do equipamento. Confira, neste artigo, alguns fatores importantes que você deve saber quando for fazer a instalação de um aparelho de ar condicionado

1. Certifique-se dos tubos adequados para essa instalação

Não são quaisquer tubos que podem ser usados para instalação dos equipamentos. 

Eles precisam ser de cobre ou alumínio e conter bitolas e espessuras suficientes para suportar a carga térmica do equipamento.

É indicado usar tubos de PVC para a drenagem da água, os tubos de PVC devem ser acoplados à rede do ambiente, mas, pode ser usado outros tipos de tubos

2. Utilize a fiação elétrica certa para cada modelo

Para instalar um aparelho de ar condicionado, é importante montar uma infraestrutura indicada para isso. Dessa maneira, você precisa analisar, por exemplo, se a sua residência possui uma tubulação com a fiação elétrica adequada para a instalação de ar condicionado.

3. Escolha o melhor local para instalar o aparelho de ar condicionado

Geralmente, o lugar mais indicado para fixar o aparelho é onde a tubulação não danifique as instalações elétricas ou tubulação de água e esgoto, ou seja, o aparelho de ar condicionado deve ficar em um local apropriado.

Também é necessário evitar instalar a parte de saída de ar em paredes onde o sol é muito forte.

Também é bom observar para que a saída de ar não fique sobre aparelhos eletrônicos, pois eles serão danificados com o tempo se entrarem em contato com a água que é evaporada.

4. Quero instalar meu ar condicionado. Análise a capacidade elétrica da sua casa

A voltagem da sua casa também precisa ser considerada para instalar o ar condicionado. Geralmente, esse equipamento é de 220 v. Dessa forma, se a fiação elétrica da sua residência for monofásica, será preciso uma mudança em sua rede.  Isso poderá ser executado pela concessionária de rede elétrica.

No entanto, se sua residência já é adaptada para o sistema de rede bifásico, o ideal é contratar um eletricista.  Ele terá todas as condições de adaptar os pontos por onde o aparelho será instalado.

5. Aprenda a calcular a capacidade térmica do equipamento

A capacidade térmica do aparelho de ar significa a medida indicada para executar a refrigeração para o local, ou seja, a capacidade térmica varia de acordo com o ambiente.

Ela é medida pelo BTU (Unidade Térmica Britânica), para esse cálculo, a frequência de incidência solar e o tamanho do cômodo são considerados. Para você entender: em um cômodo de até 9 metros quadrados e bate o sol em suas paredes todos os dias, o valor de BTU será de cerca de 7500. 

Mas, se esse cômodo fica em local com luz solar, a quantidade adequada é 9000 BTU.

Veja Também: 

Como o Envidraçamento de Sacadas pode tornar sua Casa ou Apartamento um Local mais Seguro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados

estantes na decoração da sala

Dicas para usar estantes de decoração em seu apartamento

Dicas para usar estantes de decoração em seu apartamento As estantes na decoração e claro  usadas, para decorar apartamento podem ser usadas para diversos fins, como guardar peças compradas, ganhadas ou herdadas, expor objetos de forma adequada, ter um ambiente arrumado. Além disso, as estantes para decorar apartamento conseguem deixar o ambiente aconchegante, convidativo, organizado, […]