construir ou reformar : O que vale mais a pena

Construir ou reformar: O que vale mais a pena

Um dos grandes questionamentos que surgem principalmente para aqueles que estão iniciando uma vida a dois ou quem conseguiu independência financeira e deseja ter seu próprio lugar é o que vale mais a pena: construir ou reformar? Pergunte ao arquiteto

Se por um lado, a construção traz milhares de opções e oportunidades de construir algo da maneira que desejar, por outro a reforma irá fazer com que se poupe bastante dinheiro, uma vez que os gastos empreendidos na construção podem ser muito maiores do que os de uma simples reforma, portanto, é necessário fazer esse sopesamento de qual opção é a melhor.

No presente artigo, ajudaremos você a optar por qual opção é a mais vantajosa através de um comparativo entre elas, portanto, continue a leitura e fique ligado nas nossas dicas que com certeza irão ajudá-lo a fazer essa escolha tão complicada, mas que, ao mesmo tempo irá proporcionar uma experiência magnífica na hora de realizar o sonho da sua casa própria.

Quais fatores levar em conta antes de construir ou reformar uma residência?

Para optar por construir ou reformar um local, é necessário fazer todos os cálculos envolvidos em ambos os procedimentos, pois podem variar bastante de acordo com os desejos do cliente, portanto, colocar tudo na ponta do lápis é o primeiro passo. Assim, caso opte por reformar o ambiente, é necessário entender e elencar todos os pontos que deseja realizar esse procedimento, pois quanto maior for a reforma, mais recursos serão necessários para sua conclusão.

Geralmente residências antigas irão necessitar de uma reforma mais profunda, haja vista não serem projetadas para as tecnologias atuais, o que irá demandar uma onerosidade maior por parte do dono da obra, principalmente em relação às fiações internas, que não possuem capacidade de suportar a grande quantidade de eletrodomésticos que as residências utilizam nos dias atuais, dessa forma, se torna necessário realizar toda a troca desse sistema por um novo.

Outro ponto a se verificar é o sistema de encanação do local, uma vez que antigamente eram usados materiais muita das vezes defasados e que não possuem utilidade nos dias atuais, portanto, como o material utilizado, em geral, era ferro e chumbo, provavelmente com o passar dos anos já ocorreu a oxidação e consequentemente defasagem desse sistema, o que irá demandar uma troca na hora de reformar a casa.

O telhado também é outro fator que se deve levar em conta na hora de reformar, uma vez que era utilizado apenas madeira e telhas para cobrir a casa, portanto, com o passar dos anos provavelmente cupins e pragas já fizeram com que esse material fosse danificado e desgastado, necessitando dessa forma sua troca.

Dessa forma temos que, ao reformar uma casa, levar em consideração gastos com telhado, fiação e encanamento, colocando assim os possíveis valores que irão ser gastos nesse procedimento em uma planilha para ter controle sobre eles. Já na hora de construir uma casa, devemos levar em consideração que quanto maior o tamanho e o formato da obra, mais custos ela irá gerar.

Portanto, a depender do gosto do cliente e dos materiais usados no acabamento, esse processo poderá demandar uma grande quantidade de dinheiro, além do fato de que muitas vezes será necessário morar em um local provisório, portanto, irá pagar aluguel, o que já aumenta as despesas.

Além disso, são cobrados valores relacionados às empreiteiras, material de construção, pedreiros, ajudantes de pedreiros e todos os profissionais envolvidos nessa obra. Outro fato importante é o tempo, ou seja, geralmente as construções demandam muito mais tempo para serem concluídas do que as reformas, assim temos que colocar na balança esse tempo gasto entre a construção e a reforma, ficando a cargo do dono optar por qual delas é mais confortável para sua vida, caso possua mais tempo para esperar ou caso deseje ocupar o local no menor tempo possível.

arquiteto rio de janeiro

 

Valorização e desvalorização do empreendimento

Grande parte das pessoas acredita que ao construir uma casa, ela consequentemente se tornará mais valiosa com o passar dos anos do que uma simples reforma. No entanto, essa afirmação não é totalmente real.

A valorização de um imóvel irá depender de vários fatores, muitos deles externos, que possam fazer com que seu valor aumente ou diminua. Podemos citar como exemplo uma reforma de uma casa em uma rua que está passando por um processo de construção de diversas lojas e ambientes comerciais.

Provavelmente essa reforma irá se valorizar bastante com o passar do tempo, visto que aquele local em que ela está situada aos poucos está se tornando um ambiente comercial e com um giro de dinheiro elevado, fazendo com que o imóvel se torne um alvo para compra e transformação em um futuro ponto comercial também.

Ao contrário disso, nada adianta gastar milhões de reais em uma construção de uma casa em local totalmente afastado ou em bairros tidos como perigosos, pois a valorização se torna bastante difícil, uma vez que grande parte das pessoas não irá sentir vontade de morar em um local perigoso e de difícil acesso. Portanto, deve-se levar em conta diversos fatores externos que podem valorizar ou desvalorizar sua obra.

Vantagens de construir um imóvel

 

Já mencionamos algumas vantagens de construir um imóvel ao longo do texto, porém aqui iremos elencar todas elas de forma pontual. A primeira e mais chamativa vantagem de construir um imóvel é a possibilidade de fazê-lo conforme a sua vontade, ou seja, você pode escolher a planta, o modelo, os materiais utilizados na construção e todos os detalhes referentes à obra, sem ficar preso a planta já preexistente na antiga construção.

Além disso, há milhares de opções de financiamento que irão ajudá-lo na hora de construir sua tão sonhada casa, graças às linhas de crédito fornecidas tanto por órgãos do governo quanto por instituições privadas de crédito.

Por fim, o cliente tem uma garantia de que o imóvel possui qualidade, pois ele teve acesso a todos os materiais e processo de construção do seu imóvel, além disso, sabe quem foram as pessoas responsáveis pela construção, enquanto na reforma muitas vezes não é possível ter acesso a essas informações, deixando o cliente a mercê de sua própria sorte.

arquiteto rio de janeiro

 

 

 

Vantagens de reformar um imóvel

Comprar um imóvel já pronto proporciona algumas vantagens ao seu dono na hora de reformá-lo, como, por exemplo o estado em que ele se encontra. Muitas das vezes esses imóveis estão em bom estado, precisando apenas de alguns reparos básicos e algumas manutenções em determinados locais dele, o que fará com que o seu comprador não precise gastar muito dinheiro com reformas.

Além disso, o valor desses imóveis podem ser outra vantagem aos seus compradores, uma vez que quanto mais antigo forem, mais baixo será seu preço. Mas para isso, deve-se levar em consideração alguns fatores como a localização, o estado da casa e o tamanho do local.

Ele dispõe também de excelentes oportunidades de valorização, a depender da reforma feita pelo dono ter sido bem elaborada, tornando-a um excelente investimento aos futuros compradores que possam se interessar pelo imóvel.

Qual gasta mais: construir ou reformar?

Embora as pessoas acreditem que construir uma casa seja mais dispendioso  do que reformar, a verdade é que existem reformas que se tornam um verdadeiro gasto de dinheiro, devido às condições em que elas se encontram e o tamanho do empreendimento. Geralmente, imóveis antigos irão exigir do dono um gasto muito maior, uma vez que sua estrutura se encontra defasada devido aos anos.

Portanto, a depender das circunstâncias que o imóvel se encontra, sai muito mais barato para o dono construir um novo ao invés de reformá-lo.

Afinal, o que vale mais a pena: construir ou reformar?

Superados todos esses pontos, a pergunta inicial vem à tona: construir ou reformar? A nossa resposta é: depende. Se o imóvel que o cliente encontrou está em boas condições, possui uma boa localização e não precisa de muito investimento para torná-lo ideal para sua moradia, vale mais a pena optar por realizar uma reforma nele ao invés de passar por todo o processo de construção.

No entanto, se o cliente deseja algo mais pessoal e que tenha a sua cara, vale a pena construir uma nova obra, pois através dela será possível implementar todos os seus desejos referentes ao imóvel, assim como fazê-la como bem entender, tornando o ambiente o mais aconchegante possível, o que para chegar a esse fim, irá demandar um pouco mais de paciência, uma vez que o tempo de construção pode ser um pouco maior que o de reforma.

E aí, restou alguma dúvida a respeito de construir ou reformar sua casa? Se sim, deixa aí nos comentários ou envie seu questionamento diretamente para o  Instagram de um arquiteto do rio de janeiro  que retornaremos o mais rápido possível.

 

 

 

Relacionados

estantes na decoração da sala

Dicas para usar estantes de decoração em seu apartamento

Dicas para usar estantes de decoração em seu apartamento As estantes na decoração e claro  usadas, para decorar apartamento podem ser usadas para diversos fins, como guardar peças compradas, ganhadas ou herdadas, expor objetos de forma adequada, ter um ambiente arrumado. Além disso, as estantes para decorar apartamento conseguem deixar o ambiente aconchegante, convidativo, organizado, […]

O que é o material Alumínio Composto (ACM)?

O que é ACM? O ACM (Material de Alumínio Composto) é um dos materiais mais conhecidos e requisitados do mercado. Ele está em alta especialmente no segmento de comunicação visual, dado que oferece diversos benefícios para os profissionais da área. O alumínio composto ou Aluminum Composite Material, como é conhecido por algumas pessoas, é um […]