Segundo dados de pesquisas realizadas no mundo inteiro, apenas 2% da população mundial é ruiva naturalmente. A maioria dessas pessoas vive no norte da Europa e na América do Norte.
Por causa da sua beleza natural, a tonalidade vermelha ou acobreada chama muito a atenção principalmente de muitas mulheres, que querem se tornar ruivas por meio da pigmentação dos fios.
Entretanto, especialistas em cabelos afirmam, e as ruivas comprovam, que manter o ruivo “artificial” é uma missão muito complicada, uma vez que existem vários agentes externos que podem danificar a tonalidade aplicada nos fios, fazendo-a desbotar.
Por isso, se você já tem os cabelos ruivos ou está pensando em pintá-los, o ideal é que se previna, praticando desde já alguns hábitos que vão proteger a cor dos seus cabelos.
Indo nesse sentido, preparamos uma lista especial contendo nada menos que 7 dicas de ouro para quem quer manter o tom ruivo nas madeixas. Confira abaixo!
Tenha cuidado com a porosidade dos fios
Ter cuidado com a porosidade dos fios é uma atitude essencial para quem quer manter o ruivo por mais tempo. A porosidade natural dos cabelos é a inimiga número um dos pigmentos.
Quando está muito poroso, o fio tem mais dificuldade em aceitar a pigmentação, o que causa a queda da tintura a cada vez que os cabelos são lavados.
Então, o ideal é utilizar produtos que uniformizam os fios, deixando a sua superfície lisa e coesa. Uma boa opção para esse fim é a queratina líquida.
Use shampoos sem sulfato
Os shampoos que contém sulfatos em sua composição devem ser evitados por quem quer manter o ruivo vibrante dos cabelos por mais tempo.
Esse tipo de shampoo é indicado para limpeza profunda dos fios e do couro cabeludo. Porém, nesse processo de limpeza os shampoos podem acabar afetando também os próprios fios, desbotando a tinta vermelha.
Dessa forma, os ruivos e ruivas devem escolher sempre shampoos feitos à base de produtos naturais. Inclusive, no mercado existe uma grande variedade de shampoos indicados especificamente para cabelos ruivos, por não conter sulfatos e ter um pH equilibrado.
Use protetores térmicos e solares
Você tem cabelos ruivos e tem o hábito de secá-los logo após a lavagem? Então precisa incluir um protetor térmico na sua rotina de lavagem.
O protetor térmico cria uma camada de proteção, impedindo que os fios sofram com o superaquecimento de chapinhas, secadores e outros equipamentos utilizados na finalização.
A título de informação, as altas temperaturas emitidas por essas ferramentas podem agredir os fios de cabelo a ponto de abrir as suas cutículas, causando um ressecamento extremo e levando ao frizz, por exemplo. E claro, esses efeitos são nocivos para o tom ruivo.
Além disso, você deve proteger os seus cabelos também dos raios UV e das altas temperaturas climáticas. Para tanto, ao sair durante o dia passe um creme que contenha protetor solar nos cabelos. Esses produtos possuem as mesmas propriedades que os filtros solares para a pele.
Para manter o ruivo, use tonalizante
Como você já deve saber, o ideal para manter o ruivo sempre ativo é tomar alguns cuidados especiais, em vez de colocar mais tinta nos cabelos. Isso porque sobrepor a tintura pode danificar a estrutura dos fios.
Nesse sentido, a melhor recomendação é usar os chamados tonalizantes, que são um tipo de creme que hidrata os cabelos e realça a cor da tintura aplicada, seja ela qual for. Inclua os tonalizantes na sua rotina capilar!
Evite lavar os cabelos com água quente
Assim como secadores, chapinhas e o próprio sol, a água quente também tem um potencial destrutivo para cabelos ruivos.
Apesar de não parecer, utilizar água quente no banho pode remover toda camada de proteção natural dos fios de cabelo, levando consigo a tintura do ruivo. Portanto, prefira sempre lavar os cabelos com água fria ou morna, no máximo.
Não lave os cabelos excessivamente
Lavar cabelos ruivos de forma excessiva também é uma péssima ideia. Afinal, quanto mais lavagens forem realizadas, maiores serão as chances dos poros e cutículas dos fios se abrirem e “expulsarem” a tintura vermelha.
Por isso, recomendamos que você, que tem os cabelos ruivos, busque o acompanhamento de um cabeleireiro de confiança para montar um cronograma capilar seguro.
Nesse cronograma, o profissional vai descrever quando e como você deve lavar os cabelos, sempre mantendo uma rotina completa de limpeza, hidratação e manutenção dos fios e do tom ruivo.
Hidrate, hidrate e hidrate
Para finalizar a nossa lista de dicas para manter o ruivo, queremos ressaltar a importância da hidratação capilar não apenas para quem tem cabelos nesse tom, mas para qualquer pessoa.
Sem uma boa hidratação, qualquer tipo de cabelo pode ficar quebradiço, opaco e ressecado. Portanto, hidrate o seu cabelo ruivo na frequência correta e utilizando todos os tipos de produtos necessários.
Dentre esses produtos, podemos citar shampoos indicados para cabelos ruivos, condicionadores, protetores térmicos, máscaras com filtro solar e finalizadores, que são essenciais para evitar o ressecamento, pois servem como seladores dos fios de cabelo.