Como Tratar Naturalmente Queimaduras do Sol

Como Tratar Naturalmente Queimaduras do Sol

Como Tratar Naturalmente Queimaduras do Sol| O verão está aqui e com isso vem uma das doenças mais comuns da pele – queimaduras do sol! Descubra o que fazer e o que não fazer para tratar as queimaduras do sol rapidamente.

O verão é bom para aproveitar aqueles dias quentes e ensolarados, porem, é preciso tomar alguns cuidados para preservar a saúde e bem estar da pele. No entanto, às vezes a sua diversão se transforma em dor quando o sol deixa a pele chamuscada e irritada; que é frequentemente acompanhada por sintomas de queimaduras solares, como bolhas, vermelhidão e pele dolorida.

A maioria das pessoas está ciente do fato de que deve limitar seu tempo de exposição ao sol para evitar o risco de câncer de pele e usar protetor solar fator FPS 30 ou maior em todas as partes do corpo expostas.

No entanto, o Instituto Nacional do Câncer relata que 35,3% dos adultos com 18 anos ou mais foram queimados pelo sol no ano passado. Por que essa revelação chocante?

Pode levar muito tempo para perceber que você está sendo injusto com a sua pele antes que os sintomas apareçam. Essas estatísticas são preocupantes, e é por isso que você deve sempre proteger sua pele.

Como Tratar Naturalmente Queimaduras do Sol

Ao sair de casa e entrar em contato com o sol, é fácil esquecer de usar protetor solar; carregar um chapéu ou usar roupas de proteção. Há momentos em que você não se lembrar ou está totalmente preparado para o calor do sol quando se aventura ao ar livre.

Seja qual for o caso, você pode precisar lidar com as eventualidades. Se sua pele se queimar no processo, siga este guia sobre como tratar a queimadura solar para ajudar a curar a pele mais rapidamente.

Reduzir a Exposição ao Sol

Faz sentido sair do sol. Estar fora fará mais mal à sua pele. A área danificada pode se expandir e piorar. O contato com areia, água salgada e cloro poderia infectar e agravar a pele, causando ainda mais dor. Use roupas de proteção e chapéus para proteger sua pele do sol.

Refresque Sua Pele

Muitas queimaduras solares são caracterizadas por uma sensação de inchaço e queimação. Encharcar a área afetada com água fria faz a pele se sentir mais confortável. Você também pode usar compressas frias, mas não aplicar gelo diretamente na queimadura solar. Use produtos de limpeza suaves para evitar irritação e hidratar após o banho para bloquear a umidade.

Diminuir a Inflamação 

Produtos contendo aloe vera (babosa), que tem efeito anti-inflamatório, podem ser calmantes. Coloque um pouco de gel de aloe vera na geladeira antes de aplicar na pele para obter melhor efeito. 

Você também pode considerar a aplicação de um creme de hidrocortisona para ajudar com inchaço vermelhidão e desconforto. Lembre-se de que, para alívio contínuo da coceira, pode ser necessário reaplicar o creme de vez em quando, pois o efeito diminui à medida que é removido da pele.

Certifique-se de Hidratar

As queimaduras solares podem levar à desidratação, por isso é importante beber água extra enquanto você está em tratamento. Adicione um pouco de limão, hortelã ou pepino para um deleite refrescante.

Leite é Bom?

O leite é embalado com proteínas que são ingredientes poderosos para a recuperação da pele; acalmando assim a pele inflamada e acelerando a cicatrização. Mergulhe um pano em uma tigela com leite e cubos de gelo e aplique o pano à queimadura por alguns minutos.

Tome Uma Pílula

Uma vez que você percebe que tomou muito sol, procure medicamentos anti-inflamatórios, como aspirina ou ibuprofeno, para reduzir a vermelhidão e o inchaço. Siga a dosagem correta conforme orientação médica ou do fabricante.

Mantenha Sua Pele Úmida

Imersão da pele pode aliviar temporariamente a queimadura, no entanto, pode ressecar a seca. Para combater isso, beba muita água para garantir que você fique bem hidratado(a). 

Rachaduras na pele devido à secura também podem abrir caminho para infecções. Por isso, é recomendável  usar um hidratante para proteger a camada danificada, selando-a. Usando um hidratante contendo ceramidas, como Cereve, pode ajudar a reparar a pele.

Leia Mais: Benefícios do Açúcar para Curar Feridas

Visite Um Médico de Dermatologia

Queimaduras graves podem atingir os tecidos subjacentes e danificar os vasos sanguíneos, levando à perda de sangue. Consulte o médico imediatamente quando sentir arrepios, descoloração roxa ou febre.

Antes que a queimadura se espalhe, procure atendimento médico para evitar que o problema seja agravado por uma infecção.

O Que Não Fazer Com Tratamentos Para Queimaduras Solares

Enquanto estiver em casa, você pode querer desesperadamente tratar as queimaduras solares ou tentar aliviar a dor e a coceira. Tenha cuidado! Nem tudo é bom para você. Aqui estão algumas coisas que você precisa evitar.

Evite Estourar as Bolhas

Se a sua pele possui bolhas ou cascas, resistir coçar ou estourar as bolhas diminui as chances de infecções. Descascar a pele queimada também pode levar a cicatrizes permanentes.

Evite Manteiga e Óleos

Embora a ingestão de nutrientes ajude a pele danificada; isso não significa que a aplicação de alimentos e óleos ricos em nutrientes na queimadura cause um alívio da queimadura solar.

Manteiga e óleos, como azeite e óleo de cozinha, farão com que a área continue a manter mais calor e continue queimando, como mostram alguns estudos.

Evite Roupas Apertadas

A roupa apertada irrita as bolhas e danifica ainda mais a pele. A pele queimada precisa de espaço para respirar e aumentar o fluxo sanguíneo para curar. 

Afrouxe os encaixes apertados para evitar a inibição do fluxo sanguíneo que pode agravar a inflamação e causar inchaço.

Toda vez que você está ao ar livre, você está exposto ao sol. Quanto mais você aproveita o sol, maior a chance de se queimar. Isso não significa que você ainda não pode se divertir. 

Apenas certifique-se de promulgar práticas seguras de sol, como procurar sombra, usar roupas de proteção e aplicar protetores. Além disso, certifique-se de visitar seu dermatologista regularmente.

Você pode eventualmente desenvolver manchas na pele de origem solar devido ao tempo prolongado ao sol. Felizmente, existem tratamentos para queimaduras do sol e várias formas de se proteger.

Alguns Benefícios do Sol

O sol não possui somente malefícios para nosso corpo, quando a exposição ao sol for feita de forma controlada; ele produz vitamina D através da exposição da radiação ultravioleta e é responsável por 90% da absorção desta vitamina. Isto ajuda absorver melhor o cálcio, e consequentemente fortalece os ossos.

Para uma melhor absorção do sol para a produção da vitamina, e ideal é expor o rosto, pescoço, braços e pernas. O horário indicado pra tomar sol é antes das 10 da manhã e na parte da tarde depois das 16 horas; durante um período de 10 até 20 minutos no verão e durante o inverno 1 hora e meia.

Este tipo de radiação não ultrapassa vidros, então sua pele não irá gerar a vitamina D se você estiver dentro de um carro ou de um escritório com vidros nas janelas. Gostou do nosso artigo sobre como tratar naturalmente queimaduras do Sol? Deixe seu comentário!

Leia Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Relacionados