A escola pode até ser a principal responsável pela alfabetização das crianças, mas é em casa que ela vai treinar o que aprendeu e desenvolver o gosto pela leitura e pela escrita.
Por isso, é muito importante a participação dos pais neste primeiro momento de aprendizado para que as crianças cresçam usufruindo de todos os benefícios da leitura, tenham uma melhor interpretação de texto e se tornem letradas.
Continue lendo para conferir as nossas dicas de como ensinar a leitura para crianças que estão em idade de alfabetização.
Ler ou escrever: o que vem primeiro?
Como a escrita requer ter o conhecimento das letras, a criança deve aprender a ler antes de escrever. Quando o assunto é aprendizado infantil, é importante não pular etapas, pois elas podem representar um déficit no futuro, empacando o domínio de atividades que precisam de conhecimentos prévios.
Qual a idade ideal para que a criança aprenda a ler?
Os neuropediatras indicam que a partir dos quatro anos de idade a criança já pode começar a ler. Mas não se engane, o processo de alfabetização é lento e, mesmo as crianças que começam a ter contato com as letrinhas cedo, podem demorar até os 7 ou 9 anos para dominar completamente a leitura e a escrita.
O importante é acompanhar pessoalmente o processo de aprendizado, reconhecendo as dificuldades das crianças e tendo atenção para qualquer característica que fuja do normal, como transtornos de aprendizagem.
Além disso, a partir do momento em que a criança começar a aprender o alfabeto, mantenha-a em contato com as palavras regularmente para não haver regressões.
Como ensinar a criança a ler
Mesmo quem não tem formação em pedagogia consegue incentivar e acelerar o aprendizado da leitura em crianças. Abaixo estão quatro modos de ajudar o seu filho a aprender a ler.
Comece pelas vogais
Como explicamos acima, a criança não pode pular etapas ou isso a prejudicará no aprendizado de outras habilidades no futuro. Por isso, para não confundir a mente do seu filho, comece pelo básico e vá dificultando os ensinamentos aos poucos.
A ordem ideal para alfabetizar as crianças é esta:
- Apresentação das vogais;
- Apresentação das consoantes;
- Ensino do alfabeto;
- Ensino da associação de sílabas (ex: b + a = ba);
- Apresentação de palavras curtas (ex: bola, rosa, casa).
Ligue as letras a objetos
Símbolos que representam sons e que, em conjunto, caracterizam coisas é uma ideia muito abstrata para uma criança. Por isso, sempre que apresentar uma letra, dê exemplos de palavras que começam com ela. Como, por exemplo, “a de abelha”, “b de bola”, “c de casa”, etc. Também use imagens desses objetos para auxiliar na memorização.
Mostre letras em todo lugar
A criança compreenderá melhor que todas as palavras que possuem determinado som são escritas com uma letra específica se visualizar isso na prática. Por isso, esteja sempre reforçando o aprendizado do alfabeto, mostrando-o em placas, livros, na televisão, etc.
Use jogos didáticos
Por último, que tal transformar a alfabetização do seu filho em uma brincadeira e fazer boas memórias? Você pode fazer um joguinho de esconder papéis com vogais pela casa e dar dicas, como em uma caça ao tesouro, ou criar um jogo de memória em que as vogais precisam ser ligadas a objetos que começam com ela. Enfim, abuse da imaginação para ajudar a criança a aprender.
Além de seguir essas dicas, tenha muita paciência. Cada criança aprende no seu tempo e deve-se tomar cuidado para não pressionar demais e fazer com que ela desista de querer ler. Não se esqueça de compartilhar este artigo para que mais pessoas saibam como ensinar os seus filhos a ler.