Cursos para horas completares faculdade

4 Melhores cursos para usar como horas complementares na faculdade

Está procurando por um curso que, além de ensinar muitas coisas, vai ajudar a cumprir a carga horária obrigatória das atividades complementares? Para isso, leia atentamente as informações a seguir.

O que são as horas complementares?

Criada pelo Ministério da Educação (MEC), as atividades complementares são atividades extras realizadas pelo aluno fora do período de aulas.  Sendo assim, se você está em uma graduação, normalmente, o seu curso exigirá essas atividades para serem integradas no processo de formação.

Com isso, o MEC afirma que as atividades complementares têm como objetivo o enriquecimento da aprendizagem, complementando a formação profissional do estudante. Então, foram estabelecidas algumas regras. Nela é informado que o tempo obrigatório não pode ultrapassar 20% da carga horária total da graduação.

Dessa forma, as horas exigidas vão variar e depender do curso e da instituição de ensino. Para saber algumas formas de concluir essa etapa da graduação, leia os próximos tópicos.

Como conseguir horas complementares?

Esta é uma dúvida recorrente na cabeça de muitos estudantes que estão no começo de suas graduações. No entanto, existem muitas maneiras de conseguir horas complementares. Portanto, veja algumas:

Congressos

Esse evento reúne muitos profissionais de determinadas áreas com objetivo de debater e trocar conhecimentos acerca de um tema. No entanto, participar de um congresso não é algo simples. Nele, há um encontro de diversas opiniões, a discussão é um ponto chave desse processo.

Então, para preparar matérias de estudos a serem apresentados, esse evento acontece periodicamente. E, no período em que não há essa reunião, os estudantes, juntamente com um orientador, planejam e elaboram o trabalho que será exposto e apresentado.

Portanto, pode-se concluir que o congresso é um evento de alta complexidade. O estudante que deseja participar dessa reunião, precisará de bastante dedicação no desenvolvimento das atividades.

Seminários

Os seminários são apresentações acerca de um tema estabelecido, feitos, normalmente, para um grande público. Eles podem ter o foco de expor, apresentar e, ainda, ensinar o conteúdo transmitido.

Apesar de ser uma apresentação oral, a utilização de termos da norma-culta é essencial nesse tipo de gênero. No entanto, isso vai variar de acordo com a linguagem do público.

Por exemplo, se os ouvintes tiverem uma linguagem mais popular, a linguagem usada na sua apresentação vai ter que se adaptar às pessoas que estão vendo o seminário. Assim, as informações serão compreendidas de forma simples.

Além disso, pode-se usar outros recursos para potencializar a apresentação, como slides, gráficos e imagens.

Iniciação científica

Neste processo, o aluno desenvolverá e aprofundará conhecimentos a respeito de uma determinada área do seu curso. Para isso, o estudante é orientado pelo professor a respeito dos temas, da metodologia e das técnicas, o que dará muita bagagem para o aluno.

Por tal motivo, muitos estudantes quando ingressam em universidades, buscam uma oportunidade para realizar uma iniciação científica. Normalmente, essas iniciações são remuneradas e, além disso, trarão muitas experiências e conhecimentos que o aluno levará para a vida toda.

Monitorias

Se você gosta de ensinar, as monitorias serão uma ótima atividade para completar o seu desenvolvimento. Os monitores tem o objetivo de estimular os estudantes com estudos acerca da área acadêmica.

Ao tirar dúvidas e ter contato com outros alunos, o monitor enriquece ainda mais a sua formação.

A troca de conhecimento pode agregar muito no desenvolvimento profissional do estudante-monitor. Além disso, em alguns casos, existem monitores que recebem uma bolsa-auxílio para realizar essas tarefas.

Cursos

É possível fazer outros cursos para cumprir horários obrigatórios das atividades complementares? Sim, é possível. Porém, não é qualquer tipo de curso que é aceito na formação do estudante. 

Portanto, é importante procurar e analisar bem se a sua graduação permite a realização de determinados cursos complementares. Mas para não ficar tão perdido nesse assunto, a seguir será apresentado alguns cursos complementares. Para saber mais, continue acompanhando o conteúdo.

4  Melhores cursos aceitos como horas extracurriculares 

Os cursos são uma ótima maneira de obter conhecimento e, ainda, cumprir horários obrigatórios das atividades complementares. Portanto, veja as opções:

1. Informática básica

O curso de informática básica pode ser muito útil para realizar as atividades complementares. Nele, você vai aprender a utilizar ferramentas muito importantes do Pacote Office, como o Word e o Excel.  

Além disso, a utilização de comandos e possibilidades de ações a partir do uso do prompt de comando serão ensinadas.

2. Excel Básico

Como mencionado anteriormente, o Excel é uma ferramenta muito importante que é disponibilizada pelo Pacote Office. Com ela, ações como, criar tabelas, formulários para se organizar ou armazenar informações, são feitas com excelência.

Além disso, atualmente, existem muitas vagas para trabalhar em empresas que exigem o domínio do Excel. Portanto, esse curso pode ser muito importante para concluir a graduação e, ainda,  abrir mais oportunidades de emprego.

3. Finanças

Tendo relação com a ciência da gestão do dinheiro, finanças trata-se de uma ramificação da economia.  Neste curso, serão ensinados conceitos de microeconomia e de macroeconomia. 

Além disso, o conteúdo dentro da grade do curso de finanças auxilia na melhor organização dos bens e da vida de quem estuda na área.

Sendo assim, esse curso é fundamental para ter uma melhor gestão financeira e pessoal.

4. Empreendedorismo

O empreendedorismo trabalha com a administração focada em negócios. Neste tipo de curso, o estudante aprenderá a potencializar vendas, lucros, produtividade entre outras coisas.

Por isso, esse curso de empreendedorismo é uma ótima opção para trabalhadores autônomos. Além disso, é um ótimo ramo para se seguir em empresas de qualquer segmento.

Relacionados

Como parcelar compras no AliExpress

Como parcelar compras no AliExpress

Deseja saber como parcelar compras no AliExpress? Confira em quantas vezes sem juros é possível parcelar no cartão de crédito, qual o valor mínimo para realizar o parcelamento, e demais informações importantes sobre este tipo de pagamento.  Considerado um dos maiores e-commerces varejista do mundo, o AliExpress realiza um número alto de vendas no Brasil, […]