O que é o material Alumínio Composto (ACM)?

O que é ACM?

O ACM (Material de Alumínio Composto) é um dos materiais mais conhecidos e requisitados do mercado. Ele está em alta especialmente no segmento de comunicação visual, dado que oferece diversos benefícios para os profissionais da área.

O alumínio composto ou Aluminum Composite Material, como é conhecido por algumas pessoas, é um material composto por duas chapas externas de alumínio tratadas com um núcleo de polietileno. 

É por isso que ele é uma chapa leve, resistente, forte, durável e com ótima qualidade estética. Além disso, o ACM é da família dos termoplásticos, ou seja, quando expostos ao calor, eles amolecem e podem ser moldados.

Com isso, o ACM se torna um dos materiais mais versáteis do mercado, dado que pode ser utilizado de diversas maneiras diferentes (dobrado ou curvado, por exemplo, permitindo aplicações em elementos cilíndricos, de outras formas geométricas ou planas).

Por ser tão conhecido, muitos escutam a abreviação ACM com frequência, mas não entendem exatamente o que é este material e como ele pode ser usado. No entanto, para realizar projetos de qualidade e bonitos, é preciso compreender exatamente o que é cada tipo de produto.

Somente assim, o usará da maneira mais adequada. Tendo isso em vista, a seguir, abordamos tudo que as pessoas precisam saber sobre o alumínio composto em detalhes. Acompanhe!

ACM: tudo sobre o revestimento mais conhecido do mercado

O ACM é um tipo de revestimento da família dos plásticos que tem alta resistência, pois é fabricado com a colagem de finas películas de alumínio nos dois lados do núcleo termoplástico – este que, geralmente, é feito de polietileno expandido. 

Este material se destaca pela sua composição e outras várias características que fazem toda a diferença a longo prazo, como  a facilidade de fabricação, instalação e manutenção do ACM nas suas mais diversas aplicações.

Isso porque para instalar este material não é preciso de ferramentas especiais para a instalação – o que impacta no valor do serviço de instalação. Além desses pontos importantes, o ACM conta com um alto desempenho a longo prazo.

Por ser um produto de alta qualidade e resistência, ele pode durar por anos com a mesma beleza de quando foi fabricado. Tem excelente condutibilidade térmica, alta estabilidade de cor, é resistente à oxidação e um preço acessível. 

É possível encontrar o alumínio composto em espessuras que variam de 3 mm a 4 mm, o que ajuda a proporcionar maior conforto acústico aos ambientes e redução  de temperatura proporcionada pelo núcleo de polietileno. 

Também há chapas de ACM com tecnologias FR (Fire Retardant ou Fire Resistant), que contam com o núcleo de polímeros com a composição modificada. Neste caso, ele é feito com cargas minerais que ajudam a retardar as chamas em casos de incêndio.

Evitando a propagação do fogo por meio deste material caso algum acidente aconteça. O ACM ainda age como uma proteção física contra a poluição para a parede em que for instalado. 

A manutenção em relação à limpeza  do ACM também é um diferencial. Isso porque, as pessoas que vão limpar o material só precisarão de água, um sabão neutro (que pode ser detergente) e um pano de algodão.

Para sujeira mais pesada,  deve-se utilizar apenas álcool isopropílico. Ou seja, é um material extremamente fácil de manter – o que proporciona praticidade no dia a dia das pessoas que utilizam o ACM em seus projetos.

Essas são algumas das qualidades do ACM – agora dá para entender o motivo de ser um material tão famoso, não é mesmo?

Como dissemos, outro ponto positivo é que o ACM tem diversos tipos de aplicações, principalmente, no segmento de comunicação visual, arquitetura e design de ambientes. A seguir, entenda onde este material pode ser usado com segurança.

Aplicações do ACM

O ACM é amplamente utilizado em diversos segmentos. Temos certeza de que todos já viram este material pelas ruas, mas não se deram conta. Isso porque o alumínio composto é usado em revestimentos de fachadas, edifícios, baú de caminhão, paredes, em displays, luminosos, testeiras, divisórias, letra caixa, sinalização externa e itens de PDV.

Ou seja, em diversos produtos que temos contato diariamente. Em comunicação visual, por exemplo, o ACM é um dos materiais mais famosos e bem aproveitados. Ele proporciona revestimentos únicos, com qualidades incomparáveis. 

Este material não apenas reflete o desenho da estrutura, mas com eles, também é possível usar as placas de ACM em fachadas em formas esculturais, com peças cortadas, pintadas e muito mais. 

E assim, construir uma linguagem única para cada tipo de projeto. Preste atenção ao sair na rua, as fachadas de lojas, farmácias, hospitais, comércios, indústrias, empresas, shoppings, edifícios comerciais e outros, utilizam este material.

O ACM revolucionou este mercado, possibilitando projetos diferenciados, com alto nível de qualidade, variedade e modernidade. Além de todas essas opções, o material adere muito bem a tintas, aumentando o leque de possibilidades das suas aplicações.

Relacionados

Espaço de lazer

O que é mais resistente: policarbonato ou acrílico?

Ao procurar por materiais para compor projetos, as pessoas se deparam com duas principais opções: o policarbonato e o acrílico. Ambas alternativas podem ser usadas em coberturas, itens de comunicação visual, visores náuticos, equipamentos de proteção, telhados e muito mais.  São materiais resistentes, bonitos, fortes e rígidos – muitas vezes são até confundidos pela similaridade […]