projeto arquiteto RJ

Dicas na hora de escolher um arquiteto para a sua construção

Dicas na hora de escolher um arquiteto para a sua construção

Para não se tornar caótica, a reforma ou construção do imóvel exige muito planejamento. Não estamos falando apenas de organizações financeiras, certo? Você também precisa planejar gastar um pouco de tempo escolhendo os profissionais que irá contratar. Nesse momento, saber escolher um arquiteto para construção é muito importante.

 

O arquiteto considerará detalhes que você não consideraria de forma alguma e fornecerá sugestões bem pensadas para enriquecer o projeto e fazer melhor uso do espaço, tempo e recursos disponíveis. Se não houver profissionais para desenvolver o projeto, pode ter certeza: o mais barato pode acabar ficando muito mais caro, e você pensa na quantidade de dinheiro economizada por não contratar um arquiteto para considerar o custo final da obra. Pensando nisso, decidimos preparar este artigo com precisão para discutir a importância da escolha de um bom profissional da construção civil no processo.

projeto arquiteto RJ
projeto arquiteto RJ

Porque é importante a contratação de um arquiteto para construção?

Os projetos de construção e reformas reúnem especialistas de diferentes áreas. Entre os profissionais, o arquiteto para construção é um dos únicos que possui participação em todas as etapas e acompanha a obra do início ao fim. Com o engenheiro e o mestre de obras, têm a responsabilidade de garantir que o processo decorra da maneira que o projeto exige.

 

O conhecimento adquirido na graduação possibilita ao arquiteto realizar diversas atividades. Por exemplo, em uma obra feita do zero, o papel do profissional pode partir da avaliação do terreno, passar por toda a fase de implantação e, por fim, a especificação dos detalhes arquitetônicos, iluminação, piso, pintura.

projeto arquiteto RJ
projeto arquiteto RJ

Quais são a razões para contratar um arquiteto para construção?

  • Além de coordenar o projeto, o profissional também pode se responsabilizar pela organização jurídica da obra e pela contratação dos trabalhadores;
  • Construir com um arquiteto para construção pode trazer mais segurança e, em simultâneo, agregar valor ao imóvel;
  • Ele é formado com ensinos como combinar estética, tecnologia, criatividade e função no mesmo ambiente;
  • Ele é um profissional autorizado a colocar em prática projetos de construção;
  • O acompanhamento do arquiteto para construção permite ao cliente tirar todas as dúvidas e obter um feedback em tempo real do projeto;
  • O arquiteto está preparado para dar assistência estética e técnica na compra de materiais e gerenciamento dos fornecedores das obras, além de recomendar a compra dos móveis do projeto para tornar o resultado mais harmonioso;
  • O arquiteto para construção equilibra as necessidades do cliente e o orçamento disponível;
  • O profissional consegue calcular a quantidade de materiais necessários e fazer um orçamento para o projeto;
  • Os arquitetos transformam necessidades e desejos em soluções espaciais para reformas ou construção de imóveis.

Dicas para escolher bem o arquiteto para construção em sua obra

Na prática, se você teve algumas experiências ruins ou nunca precisou contratar um profissional assim, encontrar o arquiteto para construção certo para lidar com todos esses processos parece um pouco complicado. Mas não é exatamente assim! Abaixo, listaremos algumas dicas relevantes para ajudá-lo a fazer uma escolha sem estresse. Busque no Instagram arquiteto Rio de  Janeiro.

Defina os objetivos relacionados a obra

Os arquitetos são qualificados para se dedicar à análise de terrenos, projeto arquitetônico, design de detalhes de interiores, design de iluminação, paisagismo, aprovação da prefeitura, gerenciamento de construção e consultoria. Com isso em mente, é importante determinar quais serviços você precisa antes de procurar por um profissional desta área.

 

projeto arquiteto RJ
projeto arquiteto RJ

1- Prioridades

Considere suas reais necessidades para o projeto. Reflita sobre o que você deseja mudar ou se precisa construir um novo espaço. Essa investigação baseada em perguntas ajuda a determinar em primeiro lugar quais são as prioridades e o que é redundante.

 

Não se esqueça de compartilhar suas ideias com outras pessoas que estarão envolvidas no projeto de alguma forma. Se o objetivo do trabalho é beneficiar toda a família, nada mais sábio do que ouvir os conselhos de cada membro.

2- Orçamento

Uma vez que as prioridades são determinadas, é mais fácil estabelecer um orçamento de linha de base para o projeto. Esse valor permitirá ao arquiteto de construção entender quanto ele pode gastar em cada etapa e os limites de quanta economia doméstica pode ser usada.

O orçamento inicial deve conseguir cobrir serviços prioritários. Se ainda não tiver os fundos de que precisa, reserve um tempo para desenvolver um plano financeiro que o incentive a economizar e cortar despesas.

3- Desejos

Não há necessidade de excluir serviços menos importantes ou menos urgentes da lista de alteração. Você decidirá expandir seu orçamento no futuro ou perceberá que ainda tem muito dinheiro para investir em outros elementos? Se isso acontecer, é válido lembrar o projeto que deseja colocar em prática. Pense em todas as possibilidades, como mudar os detalhes do teto ou substituir o revestimento de um determinado cômodo por novos azulejos.

projeto arquiteto RJ
projeto arquiteto RJ

Faça pesquisas

Na era das redes sociais, pesquisar perfis de arquitetos e construtoras está mais fácil do que nunca. Use ferramentas digitais para encontrar profissionais que podem se adaptar melhor ao seu estilo, mas não se limite apenas a eles. Após fazer uma lista com os possíveis nomes, verifique através da plataforma Ache um Arquiteto se ele está ativo e regularmente registrado no Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Considere o custo-benefício na hora de escolher um arquiteto

Antes de fazer a assinatura do contrato, avalie cada detalhe da relação custo-benefício do orçamento entre os profissionais. Para entender o que é um orçamento suficiente, faça previsões sobre as áreas que serão construídas ou reformadas, pois muitos valores são calculados com base na área total de obra. No momento, consultar a tabela de preços oficial do CAU pode fornecer um bom guia de preços. Lembre-se de que você pode pagar por honorários no final de cada fase do seu projeto, quanto mais complexo o trabalho, maior será o número de fases.

Veja em nosso site, mais reportagens como essa, e decoração de interiores.

projeto arquiteto RJ
projeto arquiteto RJ

Relacionados