Quando vale a pena terceirizar serviços tecnológicos?

Ter serviços de tecnologia em uma empresa deixou de ser uma inovação para se tornar um necessidade e um requisito de sobrevivência no mercado.

Na atualidade, não existem motivos que justifiquem que uma empresa ignore ferramentas tecnológicas que são grandes facilitadores de trabalho, como a computação em nuvem, por exemplo, que deixa os arquivos mais seguros e proporciona mais flexibilidade.

Se você não tem a intenção de contratar mais funcionários e mesmo assim quer adotar alguns recursos tecnológicos, a terceirização talvez seja o método ideal para você. Continue lendo para descobrir quais são os indicadores de que a terceirização de TI valerá a pena.

Como funciona a terceirização de serviços tecnológicos?

A terceirização de TI ocorre quando uma organização que não possui setor ou funcionários especializados em tecnologia contrata uma outra empresa para oferecer o serviço. Então, com base no tipo de atividade desejada pelos contratantes, a terceirizada monta uma equipe para ficar à disposição e desempenhar o serviço.

Pode ser que, de acordo com a necessidade da empresa, o pacote inclua além do trabalho dos funcionários, programas e aplicativos que vão melhorar e facilitar o uso da tecnologia.

Quais são os principais serviços de TI terceirizado?

Uma das maiores vantagens de terceirizar  serviços de tecnologia é a grande gama de serviços que essas empresas oferecem, que podem ser contratados em conjunto ou individualmente, apenas para suprir necessidades mais imediatas.

Os serviços que a terceirização de TI costuma ofertar são:

  • atendimento online ou presencial para realizar conserto nos equipamentos ou resolver mau funcionamento de programas;
  • monitoramento 24 horas contra roubo de dados;
  • integração de serviços na nuvem;
  • implementação de um sistema de restauração e backup;
  • desenvolvimento de programas e soluções baseadas em tecnologia.

Momentos em que se deve terceirizar serviços de TI

Optar pela terceirização dos serviços de tecnologia tem mais vantagens em determinadas situações em que uma empresa pode se encontrar. Continue lendo para saber quando é melhor terceirizar o setor de TI.

Urgência de especialistas

Um dos momentos em que se deve optar pela terceirização dos serviços de tecnologia em vez de contratar mais funcionários é quando a empresa precisa urgentemente desses profissionais. Pode ser porque os computadores estão sempre deixando de funcionar ou porque as equipes não estão sabendo organizar o trabalho no computador.

Nesses casos, em vez de perder tempo entrevistando e testando os técnicos de tecnologia, é muito mais fácil ir atrás da terceirização.

Muitas demandas para os funcionários

Outra situação que mostra a necessidade de trabalhar com técnicos de tecnologia terceirizados é quando a demanda na área de tecnologia da sua empresa é tão grande que você precisaria contratar uma enorme quantidade de especialistas para dar conta de tudo. 

Transição para o digital

Se a sua empresa ainda não se beneficia da maioria das tecnologias disponíveis para o seu setor, contratar uma empresa de TI terceirizada poderia ser um diferencial. Isso porque a equipe terceirizada pode fazer o upload dos arquivos na nuvem, apresentar novos programas e utilitários, entre outros, sem que o fluxo da empresa precise parar ou diminuir de ritmo.

Incapacidade de contratar o serviço

Pequenas e médias organizações nem sempre possuem recursos para manter uma folha de pagamento muito extensa, contratando e mantendo mais funcionários. A terceirização é uma forma mais prática de suprir as demandas de tecnologia sem precisar pagar auxílios e seguros caso não se possa mais manter o serviço.

Desejo de reduzir burocracia

Algumas organizações funcionam praticamente só com terceirizados e pessoas jurídicas. Isso faz com que tenham menos burocracia, já que não precisam gerar tantos contratos, nem oferecer benefícios trabalhistas e, no caso dos terceirizados, deixam a supervisão e o treinamento por conta da empresa que está fornecendo o serviço.

Mesmo que a sua empresa se encaixe em uma das categorias apresentadas, antes de decidir de vez pela terceirização, faça uma lista dos seus objetivos e tenha certeza que eles serão contemplados por esse modelo de serviço. Também compartilhe esse conteúdo para outras pessoas terem acesso a estes conhecimentos.