7 itens indispensáveis para lanchonetes e restaurantes

Descubra opções que podem ser conferidas durante o período noturno

Abrir um restaurante ou lanchonete não é nada fácil. Além de sempre pensar em uma boa experiência do cliente, é necessário ter equipamentos que farão com que a cozinha não pare — e, consequentemente, mais clientes apareçam.

Nesta lista, descubra 7 itens indispensáveis para esse tipo de negócio. Além de fazer com que tudo fique ao alcance das mãos, servirá também para trazer praticidade a você e a todos os demais colegas de trabalho. Confira!

1. Fornos

O forno é um equipamento central no seu arsenal de cozinha. O tipo de forno que você vai precisar vai depender muito do tipo de restaurante e da comida que você vai servir. Se você possui uma padaria, pode não precisar do mesmo tipo de forno de um restaurante requintado.

Escolher um forno pode ser um processo longo, por isso é importante saber o que procurar. Tenha estes fatores em mente ao escolher o forno certo para o seu restaurante: tamanho, qualidade e funções.

2. Processadores de alimentos

Um processador de alimentos é um aparelho de cozinha que pode ser usado para cortar, fatiar, triturar, moer e fazer purê de diferentes tipos de alimentos. Embora existam muitos tipos diferentes de processadores de alimentos, existem três tipos principais que você deve considerar para o seu restaurante: 

  • Processador de tigela em lote;
  • Processador de alimentos de alimentação contínua;
  • Processadores combinados.

3. Misturadores

Se você planeja fazer algum pão ou sobremesa, precisa investir em uma batedeira comercial. Selecione sua batedeira de acordo com o volume de comida que você planeja fazer e com que frequência você a usará.

4. Fatiadores

Assim como o nome sugere, os cortadores são uma ótima ferramenta para cortar coisas, como carnes e queijos. Embora isso possa não ser necessário para a cozinha de todos os restaurantes, definitivamente será útil se você planeja servir qualquer coisa, desde sanduíches a frios ou travessas de charcutaria.  

Ao comprar seu fatiador, considere o seguinte, dependendo das necessidades do seu restaurante: 

  • Automático ou manual;
  • Tamanho da lâmina;
  • Potência;
  • Corte leve, médio ou pesado.

5. Balcões de preparação de alimentos e tábuas de corte 

Mesas de preparação, balcões e superfícies de corte são essenciais para a cozinha do seu restaurante. Sua equipe o usará constantemente para diferentes tipos de trabalho de preparação, então você precisará de algo que seja versátil e possa durar muito tempo. 

Para seus balcões de preparação, o aço inoxidável é o caminho a percorrer. Esses contadores são resistentes, não absorvem nenhuma bactéria e resistem a todos os produtos de limpeza que você joga neles repetidamente. Certifique-se de ter pequenas geladeiras instaladas sob seus balcões de preparação para manter as coisas em movimento rapidamente. 

Quanto às suas tábuas de corte, o plástico será sua melhor aposta. O plástico não é tão poroso quanto a madeira, tornando mais difícil para as bactérias se esconderem nas rachaduras. As tábuas de corte de plástico são mais fáceis de limpar e podem ser lavadas na máquina de lavar louça, o que ajuda a evitar a contaminação cruzada.

6. Freezers e geladeiras

Para manter seus alimentos frescos pelo maior tempo possível (e evitar qualquer risco de violação do código de segurança e saúde alimentar), você precisa investir em freezers e geladeiras de qualidade. 

Primeiro, você deve considerar o tamanho e a capacidade do seu restaurante e, em seguida, os recursos. Idealmente, você sempre quer optar por refrigeradores de alcance — estes são os mais convenientes para sua equipe. Um refrigerador walk-in também é fácil de usar, seguro e uma ótima opção se você tiver espaço e se o seu restaurante exigir tanto armazenamento de alimentos. 

Em seguida, você precisará considerar o condensador. Um condensador basicamente ajuda a regular a temperatura do seu freezer ou geladeira. Para um condensador, você pode escolher um refrigerador montado na parte superior ou inferior. 

Um condensador montado na parte superior é ótimo para evitar entupimentos e não sopra ar quente na geladeira quando aberto. Um condensador montado na parte inferior é ótimo em situações em que a limpeza e a manutenção são as principais prioridades.

7. Equipamento de segurança

Você já fez o trabalho braçal de todas as licenças e autorizações de restaurante que você precisa, então você sabe que a saúde e a segurança são a prioridade número um nesse negócio.

Para garantir a segurança de sua equipe e clientes, certifique-se de estocar os seguintes itens essenciais de segurança:

  • Extintores de incêndio;
  • Kit de primeiros socorros;
  • Tapetes de borracha;
  • Sinais de piso molhado;
  • Aventais;
  • Luvas de forno;
  • Óculos;
  • Redes de cabelo; e
  • Câmeras de segurança.

Relacionados

Como fazer a decoração de restaurante

Como fazer a decoração de restaurante: Como fazer do seu negócio um sucesso

A decoração do restaurante é um dos pontos mais importantes para tornar seu empreendimento aconchegante. Para que um restaurante se destaque, vários fatores podem influenciar, como uma excelente fachada comercial, de modo que o restaurante seja bem comentado positivamente e atraia mais clientes. Muitas pessoas valorizam a decoração do restaurante porque procuram lugares bonitos para […]